Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Resenha de notícias XVIV

 "A Reforma da Previdência" do Ministro Guedes e o "Projeto de Mudança das Leis Penais" do Ministro Moro, passada a posse nas casas legislativas do Senado e Câmara, são os assuntos internos em destaque e externo a situação na Venezuela. 
Segue um breve resumo de notícias que em parte, por um aspecto ou outro foram pinçadas a nos mostrar que as dificuldades que envolvem a política quanto a incomensurável gama de assuntos que envole a administração pública, num gigantesco país como o nosso se depara! 

Em 17/02 - Presidente Bolsonaro assina demissão de Bebiano! 

O Presidente Bolsonaro assinou a demissão do Presidente do PSL pelo qual se candidatou. Bebiano entrou em rota de colisão ao se indispor com Flávio Bolsonaro pelas redes sociais e estava fragilizado pelas denúncias de candidatos “laranjas” na recente eleição, havendo denúncias do emprego de verba excessiva, circunstâncias que macularam a imagem do partido, respingando negatividade sobre o próprio mandatário maior. Foi demitido, ficando uma indagação quanto ao desdobramento desta decisão relativa às atitudes do demitido e dos parlamentares a ele ligados em relação ao apoio ao governo.


Em 18/02 -  A USP recua e anuncia que  vai matricular aluno de escola militar!


A Universidade se São Paulo que anunciou a rejeição dos alunos aprovados, oriundos dos Colégios Militares por considerá-los particulares, haja vista o pagamento pelos pais para os filhos estudarem, reconsiderou a decisão após a intervenção das autoridades militares ao Ministério da Educação. Houve em 2018 manifestação no STF em apreciação singular do caso dos colégios militares que foram considerados públicos. A medida da USP deixou a impressão de ato em retaliação ao atual governo, mas com o recuo tudo se desfez.         


Em 23/02 - Nabhan diz: "o maior latifundiário do País é o índio"      

Chamou atenção a manchete do Estadão de 03/02/2019, em que o autor          Secretário Especial para Assuntos Fundiários que criticou  a                  desapropriação de área de 500 mil hectares no Mato Grosso porque                  estudos antropológicos mostraram ter havido ali moradia de 5 a 10                  indígenas. O viés ideológico predominou na gestões passadas gerando              distorções que geram atitudes descabidas em prejuízo a justa                          administração de terras.         

Em 24/2 - Seguro obrigatório de carro tem ao menos 12 mil                             fraudes  anuais no Brasil.
       
Foi noticiado neste domingo em publicação do Jornal a Folha de São Paulo,  que o seguro DPVT está eivado de fraudes de toda sorte: os segurados criam situações falsas e requerem o benefício. Na média o estado que mais apresentou falsários foi o Ceará, o qual está há anos no topo do ranking de irregularidades no setor (seguido em 2018 por SP e RS).  Da publicação consta minuciosa análise de como o uma proteção aos acidentados se transformou sistematicamente, em muitas regiões do país numa fonte de “fraudes por várias condutas falsas nos comunicados dos acidentados”. Mais uma triste constatação da falta de lisura na conduta dos seguimentos envolvidos: clínicas médicas; despachantes, agentes públicos e os beneficiários condutores, um conluio criminoso que desarticula o sistema, apesar das várias condenações ao longo dos anos. “No Ceará, campeão de fraudes a cada cinco segurados ocorre uma fraude”, mas a prática em menor escala se dá em todos eles, lamentavelmente.

Excepcionalmente nesta edição a resenha foi publicada de domingo, mas voltará aos sábados na próxima semana. Um bom domingo a todos na paz de Cristo, com votos de uma pátria e nosso entorno sempre melhores! 

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Tempo que passa!


Domingo um dia especial próprio a títulos amenos. Hoje aniversariando agradeço aos meus pais pelos primeiros ensinamentos e a todos que contribuíram com a minha formação pessoal.  Os singelos versos uma saudação em resumo do que norteou meu viver.

Título:Tempo que passa!

Vida vivida
Vida comprida...
Às vezes contente
Outras sofridas!

De início inocência
O belo a contemplar...
À volta a natureza
Envolvente beleza!

Passa o tempo
Sente o vento
À volta cuidado...
Surge o temperamento!

Caminhos, anseios
Escolha dos meios
Dilemas, qual rumo...
A verdade, por prumo!

Curvas, encruzilhadas
O destino qual terás...
Com boa fé, dedicação
Da culpa te livrarás!

Um viver harmonioso
Valores positivos a cultuar
Diversas as frentes...
Ódio, sempre a desprezar!

Amor infindo no coração
Agradecimentos pra que razão...
Mais um dia, sem peso
Alívio, do mal invariável, ileso!

Tempo que passa
A lembrança não...
Do bem praticado, amor
Do mal o perdão!

Imperfeitos seremos
Insana luta travaremos...
Entre o bem e o mal
Indubitável, navegaremos!

Aos momentos nos renderemos
Alternando, o viés temperamento
Fonte niveladora, os valores...
Salvam conceitos, o discernimento!

Sou feliz pelo tempo vivido. Pela família que constitui e funções públicas em atividades profissionais próprias às formações militar, em direito e educação física. Às ações comunitárias desportivas e sociais complementares às profissionais!
Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja! Viva a vida com amor, esperança e dedicação às boas causas!

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Resenha da Semana XVII!



Rendeu manchetes na área política  as notícias sobre irregularidades.

A Reforma da Previdência está em ebulição, com tratativas da equipe do Ministro Paulo Guedes e Congresso e vasta divulgação a sociedade e enquanto isso o Ministro Moro apresentou substancial proposta de alterações da lei penal, 



A constante recuperação do Presidente proporcionou-lhe alta, após uns dias uns dias, em razão de peneumunia portanto a rotina no exercício do poder foi restaurada.
Enquanto isso chamou a atenção, trágicos acontecimentos como o incêndio no centro de treinamento  do Clube Regatas Flamengo, quando dez jovens ali hospedados morreram carbonizados, outros sofreram ferimentos, restando um hospitalizado, porém sem risco de vida. No Rio de Janeiro a rodada do final de semana foi suspensa e no meio futebolístico a consternação foi geral, alcançando o mundo, cujos clubes e declarações promoveram as mais diversas manifestações de solidariedade. Por aqui ganhou destaque a do Vasco da Gama que disputou o seu jogo com a bandeira do arquirrival entrelaçada a sua bem no centro da camisa. Repercutiu bem esta homenagem. Também na imprensa a repercussão foi enorme. Os reflexos foram vistos em visitas das autoridades por todo Brasil aos clubes, em vistorias às dependência destinadas às categorias de base, sendo algumas interditadas, inclusive a do Flamengo.
Rendeu manchetes na área política as notícias sobre irregularidades no Partido Social Liberal (PSL) pelo qual se elegeu o Presidente Bolsonaro, quanto a candidatos “laranjas”, cuja verba destinada eles repercutiu mal, pois indevida. O fato gerou tensão no núcleo do governo visto que o Presidente do (PSL)  e Ministro Bebiano, entrou em rota de colisão com o Senador Flávio Bolsonaro, sendo que se aguarda a solução para este final de semana, com presunção de deposição das funções ministeriais.
Houve a prisão de oito funcionários da  Vale por responsabilidades no rompimento da Barragem de Brumadinho, acusadosque foram de conhecer os riscos do rompimento em documento da empresa que avaliou as condições da barragem, os quais tergiversaram sobre as condições registradas e ainda opuseram dificuldades para continuação do contrato de avaliação, entendendo a justiça na ocorrência de crime penal daqueles que tiveram acesso aos levantamentos e ao invés das medidas preventivas previstas, omitiram-se delas dando curso normal aos trabalhos.
A Reforma da Previdência está em ebulição, com tratativas da equipe do Ministro Paulo Guedes e Congresso e vasta divulgação a sociedade e enquanto isso o Ministro Moro apresentou substancial proposta de alterações da lei penal, no sentido de alcançar um maior rigor e adequação com vista aos crimes graves e corrupção. Visa a ação as facções criminosas, a corrupção e crimes violentos, em resumo.
Notícias de um novo tempo, cujas  esperanças se renovam, pois ao otimista resta sempre a esperança do melhor. A Democracia é o avanço dos tempos atuais e conduzi-la bem, uma dificuldade que não é comum só a nós - com certeza depende de cada cidadão, pois o chamamento é de máxima participação, razão impinge todos  que vá às urnas! Ao amanhã sempre a esperança de dias melhores!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O regozijo pelas mudanças!


Ontem assistimos, após a rejeição de Renan Calheiros!


A apresentação pelo Ministro da Justiça Sérgio Moro da proposta de mudanças da legislação na área penal. A questão da prisão incontinenti à condenação em segunda instância e tantas outras que foram enumeradas em quinze.




Em Revolução do Amor por uma Espiritualidade Laica, Luch Frank filósofo francês dos tempos atuais, expressa que o "o otimista pode até ser visto como idiota, mas o será feliz, enquanto o pessimista da mesma forma o será, porém infeliz".
Acreditar começa por si mesmo, ânimo às  vezes injustificado, mas energia positiva sempre!
O introito se faz para registrar o resumo dos acontecimentos desde 2013 quando uma onda de civilidade tomou conta do país e no entremeio das bandeiras verdes e amarelas, não desfilou um só político, um só sindicato e os manifestantes foram de forma pacífica até às abóbodas do prédio do Congresso Nacional, num espontâneo gesto interpretativo de fato que: "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido".
Em 2015 repete o procedimento de não aceitar políticos nas passeatas que respaldaram o bota fora de Dilma Roussef que foi convalidado pela rejeição nas urnas mineiras em 2018, ao rejeitá-la para o Senado, corrigindo a pérfida manobra que lhe assegurou os direitos políticos arquitetada por um conluio abjeto de Renan e Levandowisk ao contrariar dispositivo constitucional específico e uno do Impeachment ao decompô-lo em benefício da julgada!
Ontem assistimos, após a rejeição de Renan Calheiros para a presidência do Senado, a apresentação pelo Ministro da Justiça Sérgio Moro da proposta de mudanças da legislação na área penal, tanto adjetiva quanto substantiva na busca da efetividade de suas consequências práticas positivas no combate da criminalidade.
A questão da prisão incontinenti à condenação em segunda instância e tantas outras que foram enumeradas em quinze.
Em sua entrevista já registrada, anunciou que faria isso e no primeiro expediente congressual o fez. Veio para trabalhar, para mudar!!!
O Presidente convalesce e enquanto isso, o proposto em campanha acontece. A posse dos congressistas dá a largada congressual. A expectativa é enorme com a Reforma da Previdência, primeiro embate significante, entretanto nas duas casas: Câmara e Senado a expectativa é boa.
Otimismo sempre..."não há mal que sempre dure". O Brasil vai mudar pelas mãos dos governantes empossados e com o apoio do povo nas ruas deste nosso amado Brasil!

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Tumultuada eleição no Senado!


Senadora Katia Abreu de subtrair da posse do Presidente a pasta

Davi  Alcolumbre não deixou a cadeira de presidente e suportou discussões que se aproximaram das vias de fato, como aconteceu entre Tasso Jereissati e Renan Calheiros. 


A posse no Senado foi tumultuada, destoando da presidencial e da Câmara, enquanto na primeira em 01/01/2019 de janeiro do Presidente Bolsonaro e a em 01 de fevereiro do Deputado  Rodrigo Maia se deu regularmente, transcorrendo a eleição sem maiores atritos, a do Senado não faltou confusão.

Ela se iniciou pelas mãos do Senador Davi Alcolumbre que pretenso candidato, destituiu aqueles que não lhe interessavam no desenrolar dos trabalhos, iniciados com a proposição de votação da mudança da eleição de voto “fechado” em “aberto” que depois de muita discussão  apresentou como resultado 50 na segunda hipótese e apenas dois em “fechado”, havendo 28 abstenções!
A polêmica se agravou com a atitude da Senadora Katia Abreu de subtrair da posse do Presidente a pasta com os dados para encaminhamento de sessão e sentar ao seu lado dizendo que presidiria os trabalhos. Davi 

Alcolumbre não deixou a cadeira de presidente e suportou discussões que se aproximaram das vias de fato, como aconteceu entre Tasso Jereissati e Renan Calheiros. Dado o adiantado da hora, por volta das 23h00, um grupo sugeriu que fossem suspensos os trabalhos e reiniciados às 11h00 do dia seguinte, com a mesa sob a presidência do senador José Targino Maranhão o mais velho da casa.

Enquanto isso, mais uma vez o STF através de seu  Presidente Ministro Dias Thofóli  determinou que a eleição fosse por voto fechado, pleito de Renan, porém a alteração não adiantou, acontecendo que ao final do escrutínio, houve um impasse do que fazer com os dois votos dados por apenas um eleitor. A discussão foi longe, alguns pleiteavam a anulação de ambos, outros que se fizesse uma outra eleição via painel eletrônico. Ante a exaustiva discussão, decidiu-se pela declaração de eleito o vencedor pela contagem dos votos Alcalumbre!
Em seu discurso o presidente eleito agradeceu, nominalmente a todos que abdicaram de suas candidaturas em seu beneficio: Olímpio; Álvaro Dias, Tasso Jereissati; Simone Tebet e Esperidião Amin. Ao final discursou afirmativamente que esta foi a última eleição com votos secretos na casa e reafirmou seu compromisso com a nova política e os compromissos com as reformas que o país necessita.
Então o trio condutor dos destinos da pátria está a postos, mas indubitavelmente a eleição no senado destoou o que se viu na posse do Presidente que pronunciou falas coerente com as propostas da campanha, angariando o apoio dos brasileiros e também do acontecido na Câmara Federal, onde com maestria Rodrigo Maia conduziu os trabalhos, logrando ser reeleito em primeiro turno, com posse tranquila e discursos coerentes com os objetivo das reformas que o país tanto espera.
Espera-se a correção de rumos, com a unificação dos objetivos no Senado rumo a uma legislatura cônscia com de suas responsabilidades quanto aos objetivos da nação brasileira face às reformas que serão apresentadas!
Por um país melhor, em novos tampos de mudança! Avante Brasil!!! 

Então o trio condutor dos destinos da pátria está a postos, mas indubitavelmente a eleição no senado destoou o que se viu na posse do Presidente que pronunciou falas coerente com as propostas da campanha, angariando o apoio dos brasileiros e também do acontecido na Câmara Federal, onde com maestria Rodrigo Maia conduziu os trabalhos, logrando ser reeleito em primeiro turno, com posse tranquila e discursos coerentes com os objetivo das reformas que o país tanto espera.
Espera-se a correção de rumos, com a unificação dos objetivos no Senado rumo a uma legislatura cônscia com de suas responsabilidades quanto aos objetivos da nação brasileira face às reformas que serão apresentadas!
Por um país melhor, em novos tampos de mudança! Avante Brasil!!!