Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sem miragem, a Pandemia bateu à porta!

Reeditado os versos, ao passar pelo escrito  de título Miragens! Os quais,  sem maior compromisso permearam as reações de quando saímos um pouco de nós para em devaneios, imaginar como foi e será a vida? Ironia do destino depois de pouco tempo, uma dolorosa surpresa põe a pique povos de todo mundo! Nos seus leves dizeres, a intenção de uma leitura que sugira descompromisso momentâneo com a realidade, até para o signatário!


"Há tempos em que tudo parece fugir, esvoaçar
Mira longe, aparece se esconde, perpassa o pensamento
Que brincadeira boa, lá distante no tempo, sem chuva, só o vento
O chapéu quer voar, agita-se para pegar, deixe-o navegar.

De início, onde estará o fim, pra todos e para mim
Infinitos os ritos, belos, desengonçados, estranhos, outros aflitos
Por onde trilharás, cada qual seu caminho, intuição há receita, enfim
Compleição física, os conceitos culturais, inimaginável amor, ritos.

E o sonhador, sim, haverá pra quem for, um lhano de dor
Uns passos contados, outros imaginados, nem tudo planejado,
Vida que vai e vem, boa  lembrança de alguém, às vezes desamor
A mirar no belo, como outrora amanhecer, na espreita do bem amado.

Dá para muito escrever, um tema sem fim, termo mirabolante
Siga-me escriba, registre-se por prenúncio os sentimentos
Desde o arauto dos navegantes que em áurea rima triunfante
Cantou alto a proeza lusitana dos seus valores e procedimentos.

Cortejador destas plagas tupiniquins, negros índios Nhu mirim
Mira a flecha, uma boa caça objetiva, se consegue, feito o dia
Em outros cantos, nem tanto assim, veja os encantos de Iasmim
Do equilíbrio e planejado, vem o bom resultado, rege a sábia filosofia".


Entretanto ao constatar sempre na linha do otimismo, desejamos dias melhores a todos. Outrossim, muitas vezes a humanidade foi submetida a desastres nos  arroubos indomáveis da natureza, noutras por líderes humanos destemperados; existindo também os de  indecifráveis atitudes, como alguns de momento. O acaso nos surpreendeu com a Covid-19. Sobre ela está sendo contestada a alegação inicial de seu surgimento, talvez no futuro a verdadeira  circunstância aflore! 
Até lá, um longo e doloroso contar de vidas humanas que sucumbirão. Mais de 100 mil já se foram! Como se vê impossível até o momento, conter o Coronavírus, mesmo diante do elevado conhecimento e profusão de meios medicinais e científicos disponíveis. Uma pena...um desastre incomensurável para a humanidade, sem miragem qualquer. É a realidade nua e crua que assola todos os povos!!!! 

terça-feira, 21 de abril de 2020

Trégua - a Covid-19!


Incrível, mas Donald Trump, Presidente dos EUA, se inclui nesta tríade.

A luta contra a Pandemia deve ser priorizada, em árdua trégua, face a Covid-19, para o bem de todos brasileiros! Este é o penhorado pedido que prevalece no mundo!!!
´
O mundo está estarrecido com a perda de mais de cem mil vidas pela Covid-19. 
Estonteadas as lideranças médicas mundo afora, buscam medicamentos que possa conter o mortal vírus, entretanto ainda não se tem uma descoberta salvadora. 
Constrangidas as pessoas e autoridade se esforçam, as primeiras: ficando em casa; as segundas em convencer a todos  que a imobilidade das pessoas, a partir de suas casas é a melhor alternativa. 
Uma terceira com mais estresse ainda que as outras, se esforça em equacionar uma crise na assistência médica, cujos meios humanos e materiais são insuficientes, em todos os países onde chegou com intensidade.
Três países se destacam no descaso inicial quanto a gravidade da doença que assola o mundo: Itália; Inglaterra e Estados Unidos da América! Na primeira, o prefeito de Milão Giuseppe Sala fez o “meã culpa”, quando a situação se tornou gravíssima pela incapacidade da logística de assistir os doentes, incidindo que os médicos tiveram que escolher: "quem iria morrer”. Foram milhares, que morreram mesmo!
Na Inglaterra, também o Primeiro Ministro Boris Johnson minimizou os efeitos do ataque viral, entretanto teve que correr atrás e rever seus conceitos, incidindo que até ele se infectou, recuperando-se felizmente.
Incrível, mas Donald Trump, Presidente dos EUA, se inclui nesta tríade. Alardeou que na Páscoa, a situação estaria controlada, sendo que se refez do equívoco dias depois, adotando a quarentena, entretanto New  York  já estava infestada. Seu país, já tem o maior número de vítimas fatais, e deve disparar na dianteira certamente, pois já tem (740.000) infectado e  de mortos mais de quarenta mil (40.000).
No Brasil, a celeuma entre o Ministério da Saúde e o Presidente da República, tencionou a todos, até que o primeiro foi demitido. Enquanto o ex-Ministro Mandetta  pedia  todos em casa, Bolsonaro advogava flexibilização da quarentena, com as pessoas trabalhando e nas ruas. Até que Mandetta foi  substituído por Nelson Teich. 
O último boletim de ontem registrou no país 113  mortes por COVID-19, elevando para 2.575. O  que se esperava aconteceu, com um pico de mortes na periferia de São Paulo, o bairro Brasilândia da Zona Norte, já registrou 54 óbitos. Esta situação cria uma expectativa preocupante, dada a carência generalizada a todos eles, não só com os paulistas, em geral nas grandes cidades brasileiras!!!
A luta contra a Pandemia deve ser priorizada, em árdua trégua, face a Covid-19, para o bem de todos brasileiros! Este é o penhorado pedido que prevalece no mundo!!!

domingo, 19 de abril de 2020

Os Encantos de Catanduva!


Os Encantos de Catanduva!

A propósito da comemoração de seus 122 anos, algumas considerações de quem
em 11 de julho de 1986, nela aportou, fora transferido por opção, após promoção a Capitão, inexistindo vaga em S.J. do Rio Preto, mas com possibilidade a inúmeras outras unidades, em todo estado. Analisada as opções, em introspeção existencial consultada a esposa, optei por Catanduva, sua terra nata! Em consequência comandei por dois anos os municípios da região, pertencentes à 2ª.CiaPM, sediada em Catanduva, os mais expressivos: Pelotões de Novo Horizonte e Santa Adélia - em abril de 1998, fui transferido para a 1ª. Cia PM, de Catanduva.   Encontrei uma cidade jovem à época, com 87 anos e rica por ser um município envolto por usinas,  Cocam,  Matilat, várias  fábricas de ventiladores, parques industriais, portanto uma boa diversidade produtiva e expectativa de expansão formidável, com complementação da riqueza do campo, onde o circuito das Usinas e a produção de laranja preponderavam! Sua riqueza vem também de seus vizinhos  que ela circundam, pois a distância gera custo, então são fiéis consumidores do mais trivial. Registro que  escrevi sobre a cidade por época de seu aniversário, pelo prazer de nela viver. Hoje, volto a fazê-lo por um instinto, não muito favorável, o isolamento, meu e seu e a saudade do tempo em que o fazia!
Há tempo, sem nada publicar a não ser nas redes e blog, farei aqui minha apologia pelos encantos ou atrações como queira de catanduva:
100% de esgoto tratado – uma das cinco mais do país. Saúde, rede hospitalar pública e privada, 12 Postos nos Bairros, Upa,  Faculdade de Medicina; hospitais com vagas abundantes. Recém inauguração do Hospital do Cancer.  Educação: rede pública e privada, com uma estrutura bem distribuída e sendo ampliada - pude acompanhar pelos seis anos no Conselho Municipal da Educação. Avalio que  apesar dos resultados em avaliações não serem dos melhores, é estrutural do país; houve também a implantação do Instituto Federal, um incremento a mais!
Indústria e comércio, chama a atenção o número de veículos por habitantes, hoje incluindo as moto, um por um. Envolta por expressivas usinas alcooleiras e os parques industriais, onde destacam as indústria de ventiladores, a Cocam e tantas outras fazem sua riqueza .A Cocan com seus clientes internacionais, somada ás outra chegam exportar mais que a cobiçada vizinha Rio Preto, vez ou outra.
Mobilidade: fiz parte da administração  do trânsito, na gestão Carlos Eduado a quem agradeço a nomeação!. Isto foi de 09/1994 a 05/1996, na função específica do trânsito.. Uma revolução neste aspecto, com implantação da Área Azul, atualização da  sinalização de trânsito. Implantação, Projeto de Educação de Trânsito nas escolas  aos  alunos  motoristas de agora! Depois dessa época, nas administrações Macchione/Eng. José Garcia (in memorian), esta área evoluiu espetacularmente, complementada por  ações estaduais também, como a implantação do Centro de Aprendizado de Condutores. A cidade agora é outra, o condutor também, sem buzina e muita acuidade visual, ainda bem!
Em tempos de pandemia, fico por aqui, grato pela vida e ao jornal pelo espaço, a você que leu este simples escrito, certo de que jamais dei carona ao pessimismo. Agradeço a Deus pela vida vivida, pedindo mais a viver, sem convid19,  se possível!

 Catanduva, cidade feitiço que encanta e contagia

      José Carlos Xavier - Cel PM  Prof Ed Física Advogado
http://trincheiradopoeta.blogspot.com

sábado, 18 de abril de 2020

A Síndrome do Invisível!


O átomo ganhasse  espaço para o atômico

Porém, depois do Presidente dos Estados Unidos, levantar dúvidas desta vez, o ânimo à bipolarização, tal qual a dos anos sessenta, pode mudar de protagonista se suspeição se confirmar 


Um dia descemos das árvores, de repente nos vimos de pé com uma pedra à  mão e o vizinho de moita, amedrontado em gestos de defesa. Em seguida, manuseamos o ferro para instrumentos mais efetivos, um pouco mais a frente veio a navegação, deixando a cavalgada para traz.
Os próximos passos, depois que a pólvora  prevaleceu  até que   o átomo ganhasse  espaço para o atômico, quem lhes escreve  já estava neste mundo. Em  tenra idade tomou  conhecimento do efeito das bombas de Hiroshima e Nagasaki, as quais espalharam temor no mundo no pós guerra. Logo depois surgiram atritos protagonizados pelos presidentes Kenedy e Nikita Kruschovi líder russo, impertinente que não só tripudiava verbalmente, como   instalou uma base militar na vizinha Ilha de Cuba, equipada com armas nucleares o que os EUA repudiavam.
Cuba ganhou força, azar para os brasileiros, pois os EUA romperam com os cubano que fortalecer o regime comunista, formaram os terroristas, brasileiros.
Dai o nosso país, em consonância à bipolarização mundial, teve grupos simpáticos ao socialismo , nos caribes para a luta armada, resultando no que sabemos a intitulada: “Revolução Democrática de 31 de março de 1964”.Que se esvaiu, com a  de José Sarnei em 15 de março de 1985”, passados  vinte e um anos. Foram cinco presidentes militares, até as eleições diretas e a plena democracia.
Voltando à síndrome, um quarto de século se passou, até que um incidente ou acidente biológico de tamanha gravidade  aconteceu, precedidos de outros, coincidentemente  com origem na China! 
Inicialmente circulou nas redes sociais, postagem insinuando que pela incidência  do surgimento de outros vírus naquele país com transmissão para outros países e netas ocaziões como nesta, resultaram vantagens econômicas a China.
Apesar do ordenamento lógico explanado, alguém de boa índole, difícilmente acreditará em tanta maldade: - porém depois do Presidente dos Estados Unidos, levantar dúvidas desta vez, o ânimo à bipolarização, tal qual a dos anos sessenta, pode mudar  para a China, se confirmada a suspeição! 
Enquanto isso as consequências danosas à humanidade continuarão, pela contaminação até hoje de 2.256.844 pessoas, resultando em   154.350 mortos, em todo mundo! 
O momento é de extrema consternação, havendo mundo afora cientistas médicos, voltados  em identificar soluções por medicamentos aos males às vítimas. Que encontrem, urgentemente esta droga milagrosa!
Um estado de agonia  atingiu a humanidade, provocando dor e mortes por todos os cantos da terra. "Senhor velai por nós, é  clamor"!!!