Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 19 de abril de 2020

Os Encantos de Catanduva!


Os Encantos de Catanduva!

A propósito da comemoração de seus 122 anos, algumas considerações de quem
em 11 de julho de 1986, nela aportou, fora transferido por opção, após promoção a Capitão, inexistindo vaga em S.J. do Rio Preto, mas com possibilidade a inúmeras outras unidades, em todo estado. Analisada as opções, em introspeção existencial consultada a esposa, optei por Catanduva, sua terra nata! Em consequência comandei por dois anos os municípios da região, pertencentes à 2ª.CiaPM, sediada em Catanduva, os mais expressivos: Pelotões de Novo Horizonte e Santa Adélia - em abril de 1998, fui transferido para a 1ª. Cia PM, de Catanduva.   Encontrei uma cidade jovem à época, com 87 anos e rica por ser um município envolto por usinas,  Cocam,  Matilat, várias  fábricas de ventiladores, parques industriais, portanto uma boa diversidade produtiva e expectativa de expansão formidável, com complementação da riqueza do campo, onde o circuito das Usinas e a produção de laranja preponderavam! Sua riqueza vem também de seus vizinhos  que ela circundam, pois a distância gera custo, então são fiéis consumidores do mais trivial. Registro que  escrevi sobre a cidade por época de seu aniversário, pelo prazer de nela viver. Hoje, volto a fazê-lo por um instinto, não muito favorável, o isolamento, meu e seu e a saudade do tempo em que o fazia!
Há tempo, sem nada publicar a não ser nas redes e blog, farei aqui minha apologia pelos encantos ou atrações como queira de catanduva:
100% de esgoto tratado – uma das cinco mais do país. Saúde, rede hospitalar pública e privada, 12 Postos nos Bairros, Upa,  Faculdade de Medicina; hospitais com vagas abundantes. Recém inauguração do Hospital do Cancer.  Educação: rede pública e privada, com uma estrutura bem distribuída e sendo ampliada - pude acompanhar pelos seis anos no Conselho Municipal da Educação. Avalio que  apesar dos resultados em avaliações não serem dos melhores, é estrutural do país; houve também a implantação do Instituto Federal, um incremento a mais!
Indústria e comércio, chama a atenção o número de veículos por habitantes, hoje incluindo as moto, um por um. Envolta por expressivas usinas alcooleiras e os parques industriais, onde destacam as indústria de ventiladores, a Cocam e tantas outras fazem sua riqueza .A Cocan com seus clientes internacionais, somada ás outra chegam exportar mais que a cobiçada vizinha Rio Preto, vez ou outra.
Mobilidade: fiz parte da administração  do trânsito, na gestão Carlos Eduado a quem agradeço a nomeação!. Isto foi de 09/1994 a 05/1996, na função específica do trânsito.. Uma revolução neste aspecto, com implantação da Área Azul, atualização da  sinalização de trânsito. Implantação, Projeto de Educação de Trânsito nas escolas  aos  alunos  motoristas de agora! Depois dessa época, nas administrações Macchione/Eng. José Garcia (in memorian), esta área evoluiu espetacularmente, complementada por  ações estaduais também, como a implantação do Centro de Aprendizado de Condutores. A cidade agora é outra, o condutor também, sem buzina e muita acuidade visual, ainda bem!
Em tempos de pandemia, fico por aqui, grato pela vida e ao jornal pelo espaço, a você que leu este simples escrito, certo de que jamais dei carona ao pessimismo. Agradeço a Deus pela vida vivida, pedindo mais a viver, sem convid19,  se possível!

 Catanduva, cidade feitiço que encanta e contagia

      José Carlos Xavier - Cel PM  Prof Ed Física Advogado
http://trincheiradopoeta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Vim pra cá em 2000. Me encantei pela cidade em 96, em uma visita a um amigo. Sou nascido em S.Paulo, mas fui criado em Santos. Em 2000 achei que a cidade estava meio "atrasada" em termos de sinalização viária. Hoje em dia acho que está beirando a perfeição, principalmente em comparação a outras grandes cidades como Araraquara e São Carlos. Sou policial Civil. Saí de uma região onde o índice de homicídios era 4 por final de semana para uma onde é de 4 por ano. Fiu enfeitiçado pela cidade e pela região.

    ResponderExcluir