Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Campanha de Registro, Noite Fatídica!!!

"Mendes Júnior disse:  que jamais tinha passado um dia das mães fora de casa e estava  esperançoso de que iria  estar junto dela no domingo”!

“Neste exato horário, 19hs a tropa  há 50 anos atrás, embarcou para o fatídico desfecho de sua morte, Comandante Cap PM Alberto Mendes Júnior Herói da Polícia Militar”

Na verdade, nesta hora há cinquenta anos atrás, após  um turno de doze horas,  sobre a ponte do Rio Ribeira do Iguapé, saia de serviço pronto para um banho e fazer um lanche em algum lugar da cidade com os colegas da mesma idade, pois havíamos combinado. Já escrevi há muito tempo: "entretanto não dá para o fora de forma comemorar, nem entramos no banho". Esta a  parte do livro “Tributo a um Herói”, onde registro: “Na encruzilhada”! Numa noite de sexta-feira como esta, ante véspera do dia das mães de 1970, o Tenente, com o grupo “em forma”, em preleção rápida disse: que houve um problema e que teríamos que embarcar para verificar. Entretanto, abriu um parêntese para nos animar, aí Mendes Júnior disse: "que jamais tinha passado um dia das mães fora de casa e estava  esperançoso de que iria  estar junto dela no domingo”!
Dito isto, seguimos para a  encruzilhada de Sete Barras a Eldorado, com  Registro a São Miguel Arcanjo, chegando nela o caminhão parou, momento em que desembarquei, por estar sentado no último banco da porta traseira. Me vi então sozinho a assistir  os dois tenentes conversarem, pois Correa Netto que  estava que patrulhava a região, veio ao seu encontro. Após a conversa, enquanto embarcava Mendes Júnior determinou que quatro soldados ali ficassem, quando ao chamado daqueles da ponte que iam sair, se prontificaram a guarnecer o posto!
Passado algum tempo, ouvimos tiros e mais um pouco companheiros esbaforidos a nós vieram com o relato de que a tropa fora emboscada por terroristas; que havia feridos e entres os companheiros, inclusive o Ten PM Mendes Júnior. Relato este de  seu motorista, um dos feridos de leve num dos dedos da mão.
Passado um tempo, veio a ambulância que socorreu os feridos,  ao encontrar o veículo com Lamarca e o Tenente, retornando com os feridos;  enquanto o Tenente retornou com Lamarca. A encruzilhada esteve movimentada a noite toda, pois uma tropa do Exército veio em apoio e nela se postou. Na madrugada houve um tiroteio entre tropas amigas pela dificuldade de identificação, havendo três feridos, inclusive um dos quatro policiais militares, por um projétil no peito, resultando em grave ferimento pois que transfixou, seu pulmão. Ele foi socorrido a São Paulo e sobreviveu!!!
Amanhã, retornarei ao tema que consta do livro” Tributo A Um Herói, publicado, em  sua 3ª. Edição, 2014 e em E-Booch, pela SCORTECCi/EDITORA!
Nos cincoenta  anos de morte do nosso Herói, toda Nação Brasileira e o mundo está de luto pela Pandemia covid-19, pela qual mais de uma centena de milhar de pessoas já morreram.  Amanhã reeditarei o tema para saudar o Herói Pátrio – Cap PM Alberto Mendes Júnior. Do seu  comandado  à época: Soldado PM  Xavier!
“Neste exato horário, 19hs a tropa  há 50 anos atrás, embarcou para o fatídico desfecho de sua morte, Comandante Cap PM Alberto Mendes Júnior Herói da Polícia Militar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário