Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Armamento da população, quem se beneficiou?

Enfatizando a defesa da integridade física própria ou de terceiro

Nas escolas que estudei ensinaram que  a democracia  é sustentada pelo elevado senso de cidadania de quem atende ao cumprimento das leis e normas sociais!




Li nesta semana que na Nova Zelândia, um país com quatro milhões e oitocentos mil habitantes há dez anos não houve morte de policial apesar de não usarem armas de fogo. Lembrei-me das lições de uso de armas, nas escolas de formação de soldado, cabo e de oficiais com mais ênfase ainda, quanto a avaliação de com muita parcimônia das circunstâncias, enfatizando a defesa da integridade física própria ou de terceiro, na iminência  de grave risco de vida. Em complemento, a ressaltar o comentário que em ação de aproximação com a população, policiais japoneses entregavam flores as pessoas de forma a conquistar a simpatia dos populares.
Mais enfático ainda foi saber que  a Policia de Londres operava desarmada no policiamento de rua. Desta feita, passado quase cinquenta anos das lições e dezessete da promulgação do estatuto do desarmamento no país, verifiquei como anda esta questão. Surpreso constatei que a polícia inglesa, mantém a mesma postura de desarmada àqueles em policiamento das cidades, em contato permanente com a população, enquanto as da Irlanda e Noruega também continuam desarmada. Evidente que se trata do policiamento de contato com a população em missões de orientação e fiscalização de condutas de menor poder ofensivo, resguardada a segurança em caso graves a equipes à retaguarda. 
Interessante ler as declarações e saber que muitos policiais aposentados disseram que jamais utilizaram de armas em suas carreiras, no que acredito, pois por aqui também muitos policiais interioranos da minha geração e ainda hoje, vencem o tempo sem fazer uso dela. Lamento pelo discurso armamentista do momento, com êxito da aprovação recente. Lamento ainda mais pela heresia de vincular as armas como sustentação da democracia: nas escolas que estudei ensinaram que  a democracia  é sustentada pelo elevado senso de cidadania de quem atende ao cumprimento das normas sociais! Sou compelido a continuar com o entendimento que armado somente aquele que justifique face ao patrimônio a resguardar e pelo isolamento residencial, inclusive com ênfase ao rural. Com a proliferação das armas perdemos  todos, ganha o comércio e o político protagonista da ação pela retribuição em pecúnia para o auto custeio das despesas eleitorais! Assim segue a carruagem rumo ao interesse comercial coincidente ao próprio êxito eleitoral!  
.

Um comentário:

  1. snow peak titanium | T-bone Art
    Winter-tony Classic Snow-tony samsung galaxy watch 3 titanium Classic grade 5 titanium Snow-tony Classic Snow-tony titanium white dominus price Classic Snow-tony titanium steel Classic Snow-tony titanium nitride coating service near me Classic Snow-tony Classic

    ResponderExcluir