São elas: amor, honestidade, transparência, coragem, resignação, gratidão e alegria.
A prevalência dos valores decorre das circunstâncias vividas, especialmente nos momentos definidores de cada etapa. Leitor, afirmo sem consultar compêndios quaisquer, que há sentimentos e condutas miraculosas e sou convicto ao afirmar que: "o amor resume todas as virtudes”.
Em 11/07/2012, em palestra sobre – “Integração Comunitária” aos atiradores do Tiro de Guerra de Catanduva, citei as sete palavras, que à minha convicção,
constituem-se num referencial que estimula e dá o norte para justa e boa ação,
invariavelmente! Compensadora atitude,
rumo ao sucesso pessoal, abrangente quer
seja nas coisas materiais ou existências. São elas: amor, honestidade, transparência, coragem, resignação, gratidão e
alegria.
O sentimento quanto aos valores decorrem das circunstâncias
vividas, especialmente nos momentos definidores de cada etapa. Tive nos pais, exemplos de determinação e coragem na infância. Camponeses voluntariosos, lutaram arduamente na lide do campo. Ela nos deixou precocemente, enquanto ele referia-se contrariado ao fato de não ter servido ao Exército, alistado que foi em 1939, no auge da segunda guerra mundial. Impetuoso, argumentou sobre seus direitos incisivamente, em várias pendências!. Ele nos estimulava a não provocação; mas que nos defendêssemos dela na incidência. Ele nos deu exemplo de luta quanto aos seus direitos, apesar de simples camponês!
Narrei aos atiradores, a nossa orfandade ainda criança. Ela se foi quando completaria onze anos. Mais velho de cinco irmãos a luta foi redobrada, tanto a ele quanto a prole. O fator superação foi contínuo, dia a dia, ano a ano de todos nós!
A experiência de dois anos no seminário; a lide por cinco anos em diversos labores e o esforço para estudar, me permitem afirmar ao leitor, que há " sentimentos econdutas miraculosas". Assim; sou convicto ao afirmar
que o “amor resume todas as virtudes”. Aquele amor profundo que lhe faça se esforçar, sem muito sofrer por isso e menos ainda reclamar das adversidades pelos tortuosos caminhos da vida!
Eis o que pensei nela vida afora, pelas dificuldades superadas dia a dia, até alcançar os estudos superiores e quando inativo, reiniciar um ciclo no labor advocatício.
Frente a frente àqueles jovens, o filme da vida me permitiu afirmar que: ser honesto
é uma conduta natural, face ao que rege as relações humanas, sendo o agir sem tergiversar,
quanto aos direitos individuais de outrem, e mais ainda; à coisa pública. Assim, estaremos contribuindo com os ambientes, seja o familiar ou de trabalho para “o regozijo de
todos”!
Da coragem de enfrentar as agruras do dia a dia, no árduo labor que me vi, em diversas atividades. Não se perdia um só dia de trabalho, assim durante cinco anos ininterruptos a provação chegou ao limite da exaustão, mas a esperança de dias melhores, me animava rumo ao amanhã! Felizmente aconteceu, no dia 09/01/1966, parti de Pindamonhangaba rumo ao Batalhão da Guarda Presidencial, sendo que em 26/07/1975, fui declarado Aspirante Oficial da PMESP. Sobre a coragem: "a nós policiais militares os desafios diários na segurança das comunidades, nos expõe a riscos quanto a nossa própria vida, sendo que o medo é descabido"!
A transparência,
vista como um estado de luz, em que tudo está às claras, portanto seu viver
será leve; produzirás mais e sofrerás menos, em todos os sentidos! Enquanto a resignação,
um sentimento que passa pelo amor fortemente, pois acreditar que conquistarás o
objetivo, lhe dará força para superar as dificuldades, daí vem a ousadia de
tentar: pois tente, ao não conseguir, dê uma chance à resignação que lhe fará bem, na busca de
novas rotas!
Gratidão e alegria
fecha o circuito de uma vida boa. Agradecer a Deus sempre, pois a nossa transcendência passa por ele - a quem não acredita, agradeça ao acaso, ao próximo que lhe ajudou - faz
bem comemorar o que de bom nos acontece, pois comemore, deixe de ser indiferente!!! Sejamos gratos e alegres, pois a tristeza nada nos acrescenta!
Certo de que na vida não há espaço para demasiadas reclamações, rejubile-se com todos que minimamente contribuíram com o seu benfazejo
viver e na disposição de ajudar ao
próximo - sempre não à indiferença!
Hoje, neste momento de aflição mundial, com a incidência do que a Covid-19 nos impõe, roguemos que seja
apenas uma nuvem tempestuosa passageira! Que a humanidade siga seu rumo, com um
lastro de fraternidade e cooperação ampliado - para um melhor futuro a todos!!!
Eis um pensar e agir com
as máximas chances de uma vida melhor! Ame a teu próximo como a ti mesmo, nos ensinou
o “Mestre”... A prática de valores positivos intrínsecos às comunidades, eis a solução...caminhemos em sua direção. Indubitavelmente: "o amor resume todas as virtudes”. "Ele nos induz a dar o melhor de nós, em tudo que nos envolvermos"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário