Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dê uma bicicleta para o seu filho!

 Ouso afirmar que a iniciação ao ciclismo...!


Em 2007, 34% dos paulistanos disseram em pesquisa que nunca usariam a bicicleta; em 2013 foram 24% e em 2015 13%. 

Aos onze anos, depois de me transformar num menino citadino, esfolado por algumas quedas nas baixadas arenosas das ruas de Batatais, me equilibrei  e perdi o medo do chão. Já caíra algumas vezes do cavalo, sem ferimentos graves, felizmente.
Os  filhos aprenderam aos 7, foi muito natural, pois utilizaram os triciclos inicialmente. Ouso afirmar que a prática do ciclismo, assim como outras atividades lúdicas, inclusive a música,  traz incomensurável benefício à formação completa do  indivíduo de forma a propiciar-lhe maiores recursos psicofísicos na maturidade.
No caso do ciclismo há  superação do medo, a potencialização do indivíduo pelo deslocar mais rápido, a percepção e treinamento do equilíbrio, além do aspecto lúdico e esportivo forte na socialização, tudo de bom.
Exponho que dos 17 aos 22, meu filho fez uso de bicicleta nos seus afazeres, no entorno do Ibilce em SJRio Preto, inclusive no deslocamento ao estágio e após formado, à empresa. Tanto o menino quanto a menina tiveram iniciação em música, xadrez, dança,  judô e natação, o malabarismo financeiro para lhes proporcionar essa formação foi titânico. Não nos arrependemos, uma vez que se não afloraram dons artísticos ou atléticos, a saúde vai bem e a conduta social melhor ainda.
Não há  porque dizer que não tem recursos, pois a notícia de que o ensino básico será integral e as mais diversas iniciativas municipais, oferecem oportunidades gratuitas.
Auspiciosa notícia veiculada, na grande imprensa dá conta de que as bicicletas são vitoriosas na Capital Paulista. Porque em 2007, 34% dos paulistanos disseram em pesquisa que nunca usariam a bicicleta; em 2013 foram 24% e em 2015 13%, as bicicletas que não faziam parte dos planos de governos, neste 2016  foi tema obrigatório de todos candidatos.
Em Catanduva, já vi muita bicicleta, podem acreditar em 1994 a média de acidente com elas era de 18 ao mês...isso mesmo. Depois de um passeio ciclístico que envolveu 3.000 deles, o índice caiu para 6.
As ciclovias vieram e foram embora as bicicletas. Nestes dias vi numa só passagem na Av José Nelson Machado 7 ciclistas em deslocamento tranquilo...
A formação aprofundada dos jovens se dará mais facilmente com o ciclo integral escolar, a diversidade de atividades nas universidades não pode faltar, em complemento e o ciclismo está inserido neste rol, portanto difícil suprimir a educação física e a arte, impressão deste autor. Saber só não basta, é preciso reflexão cidadã para exercitá-la e quanto mais diversa melhor.
 Pai dê   a bicicleta ao seu filho e  cobre do poder público o exaurimento de suas funções em todas as áreas. A educação é o núcleo do evoluir do indivíduo, portanto a integral que se anuncia, o caminho! Caprichemos nela...e tudo melhorará, certamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário