Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 5 de março de 2017

Comissão da meia verdade!

Renomeado e publicado na íntegra. Esta foi mais uma ação deletéria que proporcionou indenizações descabidas aos malfeitores da Pátria! Meia Verdade, de 16/10/2014.

Passados 10 anos do auge da luta armada, houve a abertura política.

Os vitimados das forças regulares não constaram deste documento, muitos dos acusados nele não foram ouvidos, não tiveram direito à defesa, deixando de contemplar a Comissão o amplo e irrestrito direito, pelo que recebe o cognome de Comissão da Meia Verdade.

A apresentação do relatório da Comissão da Verdade, constituída há dois anos, deu-se no Palácio do Planalto. Uma ênfase que se quis dar para caracterizá-lo como um documento histórico, como realmente é, enquanto registra acontecimentos de um período da vida nacional sob a visão de uma facção que pretendeu assumir o poder político a força e foi derrotada.
Passados 10 anos do auge da luta armada, houve a abertura política, ocorrendo  a redemocratização do país pelo consenso de ambas as partes, quando foi assinada a Lei da Anistia. Como já ocorrera em outras etapas da vida nacional com o revezamento de militares e civis na Presidência da República, houve a instalação do Poder Constituinte que concluiu seu trabalho em 5 de outubro de 1988, editando a Constituição Cidadã.
No lançamento do apurado pela Comissão da Verdade, houve lágrimas da mandatária maior do país, elas foram contidas, mas aconteceu, as quais chamo de “lágrimas nossas”, com a seguinte justificativa: se foram pela situação em que se encontra o país é de todos porque está triste mesmo, basta ver a intensidade das  denúncias de corrupção que atinge autoridades públicas; se foram pelos mortos da luta armada, também são nossas, porque os temos em quantidade, são mais de 100.
Não constaram deste documento os vitimados das forças regulares, muitos dos acusados nele não foram ouvidos, não tiveram direito à defesa, deixando de contemplar a Comissão ao amplo e irrestrito direito, pelo que recebe o cognome de Comissão da Meia Verdade.
Tudo que se faz pelo poder central recebe expressiva repercussão, posto que envolve autoridades federais, o núcleo  forte da gigantesca Federação do Brasil. Há algum tempo foi exumado o corpo do ex-Presidente João Goulart  para que fosse periciado, sob a suspeita de que sua morte se deu por envenenamento. Toda nação assistiu ao noticiário, entretanto recentemente circulou de forma singular que o resultado foi inconclusivo, pois não há mais como chegar a um diagnóstico com o material coletado. No imaginário popular ficou que "ele foi assassinado". E o que se conhece sobre propaganda subliminar? Uma forma de conquista  e perpetuação no poder. Depois não compreendemos o porquê do resultado da eleição.
Estamos no auge de um processo de deterioração do caráter das pessoas pelo toma lá da cá. Somos ricos de riqueza patrimonial, ainda concentrada e desigual nos grotões, sendo que a elite política não corresponde aos anseios do país de forma a fortalecer o caráter nacional, pela deslavada manipulação do dinheiro público, na busca desenfreada do poder pelo poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário