Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 10 de março de 2017

Um monstro chamado Inflação!

Sendo uma experiência fortíssima falar destes conceitos.

Abordo o tema  numa avaliação do que passamos, pois tresloucados assumiram os destinos do país, fizeram do exercício do cargo meio de partilhar.

Artigo publicado na íntegra no jornal " O Regional" de Catanduva em 12/03/2017.




O lema rotário anual de 1995/96 foi “Integridade , Amor e Paz”, ou seja, Atue com integridade – Sirva com amor – Trabalhe pela paz. Fomos incentivados a divulgar estes conceitos na comunidade e escolhemos o público universitário, revezávamos em pequenos grupos, sendo uma experiência fortíssima falar destes conceitos a um público relativamente esclarecido e ávido para interagir.
Lembro-me de abordar o tema da inflação na Fafica, como situação deprimente ao indivíduo. Aos 46 anos, com dois filhos em idade escolar, sentia enorme dificuldade para dar uma formação integral a eles, pois o valor dos vencimentos era corroído de tal sorte que não tínhamos como planejar nada, enquanto havia inflação. Uma tormenta constante.
Quem viveu os 20 anos da perversa incerteza pode avaliar o que afirmo. Após várias tentativas frustradas, até que  veio o Plano Real para, em 1º. de julho de 1994, redimir o povo brasileiro. Lembro-me que comemoramos o aniversário do   mês num almoço num restaurante, em 1º. de julho e pagamos com o rateio da despesa - R$ 6,00, sendo que a moeda forte recobrou a estima da brasileiro.
Abordo o tema  numa avaliação do que passamos, pois tresloucados assumiram os destinos do país, fizeram do exercício do cargo meio de partilha para manterem o poder “ad eterno” e até a inflação estavam nos devolvendo, não bastasse as asneiras dos conceitos retrógrados e conturbados face ao viés ideológico que disseminaram, cujos resultados estão aí escancarados e dos efeitos danosos todos  nós padecemos.
A notícia de que a inflação de fevereiro é a menor em 17 anos, não pode ser excessivamente comemorado, pois é resultado da recessão, principalmente. Entretanto, várias iniciativas de mudança estão sendo tomadas, como na educação que se faz essencial, frente aos pífios resultados em avaliações internacionais e, pior que isso, o estado de anomia vivido.
Há um desregramento avassalador que precisa ser estancado, pois democracia é regime que se baseia em cumprimento de leis, respeito aos conceitos republicanos. A coisa pública tem regramento próprio consagrado na Constituição e leis, por isso não está sujeita à vontade própria do administrador.
Os indiciamentos e prisões de inúmeros políticos e empresários, cúmplices em interesses pecuniários recíprocos escusos, denotam a desordem na administração da coisa pública. Notícias dão conta de outras reformas, como as da previdência e trabalhista.

Que sejam mesmo efetivadas quantas forem necessárias. A política principalmente. A população merece, todos merecem, até os envolvidos porque viver na ilicitude como provado está é atitude contraditória ao próprio juramento que fazem ao assumir os cargos em que são empossados. Um mau exemplo às novas gerações, uma vergonha a todos, denegrir as suas  próprias biografias. Esperança sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário