Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 18 de março de 2017

Entre o ideal e a política, descompasso!

Escala de necessidades que impulsionam o homem nas suas condutas!

Incrédulos os brasileiros se perguntam por que tantos acusados. É mais fácil identificar quem não o foi no seleto rol deles.

Se buscarmos na teoria do psicólogo e sociólogo francês Abraham Maslow a escala de necessidades que impulsionam o homem nas suas condutas, onde se vê que as reações nobres estão reservadas àqueles que saciaram as necessidades primitivas fisiológicas de sobrevivência, principalmente a fome. Aí cabe a pergunta intrigante que não se cala – políticos e empresários passam fome?
Sendo evidente que os políticos não tem necessidades básicas, incrédulos os brasileiros se perguntam por que tantos acusados. É mais fácil identificar quem não o foi no seleto rol deles.
Fez se coisa comum o manusear do vil metal ao seu bel prazer para conseguir a perpetuação no poder. Até parece que a vida de cada um deles perecerá se não participarem de mutretas. Num processo político limpo e decente os dons pessoais seriam a âncora para o sucesso, enquanto isso  os vemos acusados e presos.
A escala de Maslow está assim disposta pelas necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, status/estima e auto realização. Ao que vemos pelo mundo, realmente com fome é difícil fazer planos; sem segurança não temos o domínio de nós mesmos, então desde que tive acesso a este ensinamento  observo que mundo afora, as mais diversas realidades, sejam distantes  ou  a nossa volta.
Este pensar ampliado pelas mais diversas experiências, aumenta, creio que na maioria dos nacionais a indagação de como chegamos ter a tantos da classe política de alto escalão, acusados que estão de prática corruptiva e pior ainda nos mais diversos absurdos métodos constatados na administração pública brasileira.
Há necessidade de reinventar condutas generalizadas de ponta a ponta a partir do indivíduo. A solução é a educação, pois se mudarmos, tudo mudará! Que o Mensalão e a Lava Jato sejam a inspiração às novas gerações de que o crime não compensa! Ser preso por corrupção, a pior infâmia por que pode passar o vivente! Aos bons e justos, esperança sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário