Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Cera técnica no futebol!

Ele traduz muito do  instinto tribal humano!

A cera técnica se faz pelo excesso do manejo da bola por toques  laterais no campo defensivo, pelo retroceder da bola verticalmente do campo de ataque para o de defesa, sem nenhum constrangimento.


Em meio a efervescente discussão política, uma pausa para falar do esporte universal que atrai multidões presenciais de longas distâncias, como aconteceu na Copa do Mundo que resultou numa extraordinária visibilidade mundial da Rússia.
Vez ou outra, volto ao futebol, esporte das multidões de espectadores e praticantes também, seja no campo ou nas quadras com a modalidade do Salão. Ele traduz muito do  instinto tribal humano! Do Curso de Educação Física  a interpretação de que este esporte congrega com maior aproximação o espírito guerreiro do homem, com uma vantagem sobre outros, como Basquete e Volibol, pelo envolvimento de indivíduos das mais variadas estaturas e dinámica da disputa!
Evidencio que suas regras são as mais estáveis, pois de seu surgimento há mais de cem anos até hoje, houve  poucos  mudanças. Hoje os meios eletrônicos, cada vez mais auxiliam os árbitros de forma a minimizar erros, entretanto o núcleo desta análise refere-se à dinâmica do jogo.
Ao acompanhar comentários de ontem que apontaram uma média muito baixa de gols por rodadas do Campeonato Brasileiro da Série “A”, pois enquanto tínhamos várias com mais de vinte gols, neste ano só temos uma no primeiro turno.
Ao assistir aos jogos, verifica-se uma prevalência dos resultados  de 0x0 e 1x0 e 1x1. A cera técnica se faz pelo excesso do manejo da bola por toques  laterais no campo defensivo, pelo retroceder da bola verticalmente do campo de ataque para o de defesa, sem nenhum constrangimento.
No Basquete há regra que inibe o retorno da bola do campo de ataque para o de defesa. Na última quarta feira dia 12, o Corinthians conseguiu passar o segundo tempo se defendendo do Flamengo, sem chutar uma bola sequer em gol. Na Copa da Rússia, o Brasil  foi surpreendido por um time esquematizado para atacar, tomou dois gols no primeiro tempo que o eliminou, apesar de fazer um.
A falta de ousadia das equipes, nos últimos tempos é facilmente constatável. Vemos zagueiros das principais equipes colocando bolas pela lateral, até quando estão sozinhos. Falo comigo mesmo: deveria ser multado!
O ante jogo  no campo defensivo é uma cera técnica que deveria ser eliminada pela contagem dos lances ou tempo. Não dá para assistir equipes fazendo marola no campo defensivo com resultado de 0x0 e  1x1. Concluo pelo estelionato ao torcedor que paga até quinhentos reais por um ingresso nas arenas. Temos campos e bolas boas, abaixo a cera técnica que resulta num jogo monótono, enfadonho.
O prêmio de três pontos para o vencedor, não foi suficiente para convencer os técnicos de que ganhar uma partida é o mesmo que empatar três. Eles produzem este marasmo, incompatível com o árduo embate que deve ser um jogo de futebol. Que se diminua o tempo de jogo; que se estabeleça um número de passes no campo de defesa; que se proíba a devolução da bola do ataque para a defesa.
Há que se fazer alguma coisa para evitar a embromação constatada no Campeonato Brasileiro, resultante no excesso de placares mínimos!!! Vitória, vitória e gols devem pedir os torcedores!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário