Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vida campesina, valores intrínsecos.

 Um período em que forjei parte de minhas impressões sobre a vida.


Difícil precisar a idade em que aconteceu a primeira lembrança, porém ela não é nada espetacular e remonta à humildade de nosso viver - a genitora numa casinha de quarto e cozinha se irrita com a incidência de baratas e esbraveja, com certeza de ira, pois medo ela jamais demonstrou de coisa alguma, isto em Batatais por volta dos cinco anos.
A referência logo posterior são os primeiros fatos e imagens, estes da linda chácara de onde sai com quase sete. De lá para a Barrinha e de volta a Batatais aos dez anos e seis meses. Destes últimos tempos, ainda alguns detalhes como a comunhão feita numa igrejinha na sede da fazenda eu, irmão e os primos.
A despeito de religião os pais professavam a fé católica, entretanto pouco iam a igreja devido as dificuldades de deslocamento, mas o batismo, comunhão, crisma, a devoção aos santos atestavam isso, incluindo posteriormente minha ida para o seminário.
Reproduzi nos verso de Copa do Tatu, neste blog, o hábito de cassá-los como fonte alimentar; assim como a pesca, sendo  a criação dos animais domésticos, como porcos, cabritos  e aves que completavam as proteínas animais.
Na época marcou as vacinas, tinha uma temida porque deixava uma marca no braço, de alguns para o resto da vida, tal o tamanho. Também havia a pílula grande, esverdeada e pastosa de combate a vermes que ingeríamos às caretas, dizia-se que era para combater o amarelão, representado pela figura do Jeca Tatu, magro e desfigurado, a impressionar as crianças.
Estes anos, a mim posso retratar como muito bons, pois a dinâmica de meu viver foi intensa diria mesmo, sem parar. Interagi intensamente com meus pais, animais e a natureza. Registrei aqui a liberdade e a intensidade do meu viver pelas mais diversas tarefas diárias e de lazer, desde a  primeira morada.
Deixei a vida do campo aos dez anos e meio, com certeza um período em que forjei parte de minhas impressões sobre a vida, as quais contribuem até hoje com hábitos e valores intrínsecos da minha personalidade.
Haverá outras postagens até ir para o seminário, epílogo da minha infância. Daí para frente são outros tempos, vividos com a mesma intensidade e propósitos quem embalaram meus dias de vida campesina. Alegria e amor, jamais me faltaram neles.
 Amenidades do domingo dia do Senhor, que ele seja louvado para sempre louvado seja. Que sejamos merecedores da Paz de Cristo para um viver justo e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário