Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cenas patéticas (reedição)


Reservo-me o direito de ficar calado.

É evidente que toda liderança tinha conhecimento desse esquema de poder com apetite desmesurado por dinheiro, com a finalidade de comprar consciências país afora.


A amplitude do direito de defesa insere conceitos controversos, sob a ótica popular, como o de não fazer prova contra si mesmo que ampara o depoentes de ficar calado ante algumas instâncias, como é o caso da Comissão Parlamentarde Inquérito(CPI). Ladeado por advogado(s), o inquirido nada diz sobre o indagado, repetindo sempre: reservo-me o direito de ficar calado.
Pior do que  isso, é ver em acareações delatores trocando acusações sobre as falcatruas, atitudes abjetas sobre a  posse de somas elevadíssimas de dinheiro  público, com a maior desfaçatez.
Quem folhear o livro Tributo A Um Herói de minha autoria em homenagem ao Tenente PM Alberto Mendes Júnior, lerá às folhas 136/137, o artigo publicado no Jornal O Regional de Catanduva, sob o título – Réstia de Esperança. 
Ele foi escrito quando da deposição de José Dirceu, mas registra também várias decisões contraditórias do parlamento municipal local: como votação pró nepotismo; aumento de 100% do salário do vereador; aumento da verba de representação e constata a invasão de forasteiros na administração municipal local.
Depois disso, o homem forte foi julgado e condenado e agora reincide no crime. Os telespectadores   assistem o falseamento da verdade em nome de um pragmatismo legalista que eles jamais respeitaram. É evidente que toda liderança tinha conhecimento desse esquema de poder com apetite desmesurado por dinheiro, com a finalidade de comprar consciências país afora.
Mais patético aida, foi ler na entrevista de José Dirceu,  em revista de expressão,  à época da posse  que  a Nação Brasileira tinha uma conta a acertar com a geração dele. Imaginei que seria o Mensalão, porém  ao ser deposto deixou instalado também o Petrolão razão pela qual está preso, novamente.
Horríveis e patéticas cenas, assistimos nos principais jornais diariamente, envolvendo políticos e empresários se defrontando em acusações mútuas, outros mudos sob o amparo legal. Tem de tudo um pouco.
 Michel Temer de articulador político, afirmou ontem que a Presidenta não resiste muito tempo com esta baixa popularidade, vejam só o Vice-Presidente!
A situação como um todo é mesmo vergonhosa. Várias publicações jornalísticas trazem a desproporção para mais entre o número de políticos e de seus salários em relação a vários países. Fechando esta conta escabrosa, o absurdo de 32 partidos políticos já registrados no TSE.
 O país dos políticos para os políticos, com raras exceções e das cenas patéticas que nos enojam diariamente, melhor não ver o noticiário para preservar a saúde ou ir para as ruas como acontece desde 2013. 
Este ciclo político já expirou e com altíssimo custo em dinheiro e elevada negatividade de hábitos e costumes, infelizmente para o povo brasileiro. A vida não é um vale tudo, a qualquer custo, certamente não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário