Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 25 de fevereiro de 2017

O enésimo acusado!


A população está enojada de tantos acusados.

Não fosse o princípio legal da "presunção da inocência", não teríamos quem dirigir os destinos da nação brasileira.

Ao buscar na história dos romanos a figura do Triunvirato dos Acusados dei ênfase ao absurdo das mais altas autoridades políticas estarem na berlinda sendo que dois deles foram depostos, “Dilma e Eduardo Cunha", e o outro, Renan, certamente perderá o mandato porque são várias e graves as acusações. Mas neste momento de desolação nacional, não pelas iniciativas da administração, que parecem dar resultados, demonstrando que há competência político-administrativa dos empossados, mas pela falta de  credibilidade pelo cipoal de denúncias de que são alvos quanto à lisura procedimental do passado recente, em face da corrupção desenfreada que atinge a maioria deles.
Assim, saio do triunvirato para me valer do conceito do enésimo que, em sentido amplo,  caracteriza a situação porque pela elevada incidência se tornou cansativa para o povo brasileiro a constastação de tão abjetas condutas corruptivas detectadas, no Mensalão de tantas prisões e agora na Lava Jato que parece não sobrar ninguém. A corrupção  foi elevada à enésima potência, está destruindo a riqueza e o caráter nacional.
A população está enojada de tantos acusados. Não fosse o princípio legal da presunção da inocência, não teríamos quem dirigir os destinos da nação brasileira, uma catástrofe política que afetou negativamente os destinos do povo, negativando sua imagem mundo afora.
Estamos piores em vários índices - seja  educação,  segurança,  justiça, saúde. Grave crise econômica e institucional se instala, com empresários e políticos presos. Aspectos graves de quebra da ordem acontecem, em algumas unidades da Federação. A descrença popular só aumenta. Não bastasse isso, temos um estado caríssimo pela exacerbação dos impostos cobrados para uma prestação de serviço pífia.
Com o Presidente atual também acusado, emergindo pelos poros do extrato social acusações irrefutáveis sobre a maioria daqueles que poderiam assumir cargos, ele veio a público para dizer que uma vez denunciado, ao se tornar réu, será deposto o detentor do cargo de confiança. Uma equação de última hora para viabilizar a governança, pois da condição de acusados poucos estão isentos. Vejam só onde chegamos!
Na verdade os culpados são todos eles, pois  está comprovado que fizeram do público, o privado. Esqueceram as leis para exercerem a política sem nenhum escrúpulo e com ânimo despudorado do poder a qualquer custo.
Somente uma profunda reforma do poder político, para resolver a situação atual e quem irá promovê-la. Os mesmos? A chance foi dada, é melhor que acelerem medidas saneadoras, senão somente um novo Poder Constituinte o fará!
O povo deve ordeiramente permanecer nas ruas e conseguir o que todos hoje sabem pelas rede sociais – diminuir o custo Brasil e sanear a corrupção. A pauta deve passar pelo crivo da população, seja por plebiscito ou diretamente das ruas, através dos cidadãos de bem para uma nova ordem constitucional da República Federativa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário