Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Eleição do Senado - de acusado para acusado!

O rol dos não acusados será reduzidíssimo...

"A política empobrece se você a fizer com dignidade [...] estaria numa condição muito diferenciada se tivesse, como empresário, aproveitado as oportunidades econômicas".

Consciente de que o escrito não se desfaz por mera vontade ou casualidade, reservo-me o privilégio da modernidade ao registrar, através deste Blog, impressões constatadas da realidade conjuntural da vida nacional pela liberdade de imprensa que felizmente temos. Este, que direito, está entre aqueles mais sagrados do regime democrático.
Assim, constato que o fim do “Triunvirato dos Acusados” não acontecerá pela via expulsória e sim eleitoral. Contrastando com as céleres decisões da instalação do Impeachment da Presidente Dilma e incisiva decisão do STF de afastar o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha. A vez do Renan, através da liminar do Ministro do STF Celso de Mello não vingou. Ele articulou os bastidores do poder de forma que lhe foi dada a chance de sair ileso, por enquanto das diversas acusações que sobre si recaem.
Constatada pelos mais diversos meios de comunicação Eunício Oliveira, candidato a Presidência do Senado, é outro acusado. São tantos nesta condição que está difícil de encontrar quadros para compor o governo. Enquanto isso, o processo no TSE contra a chapa 'Dilma e Temer' caminha, constituindo-se em  sério embaraço do qual tem que  se livrar o atual Presidente da República.
Neste cipoal, será acrescida a lista da Odebrecht, a de Eduardo Cunha e de Eike Batista, que certamente virão. Em consequência, o rol dos não acusados será reduzidíssimo, resultando  que a renovação da atual da liderança política dar-se-á pela via legal, se aplicada com critério a Lei da Ficha Limpa. Ela que derivou da iniciativa popular, encampada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros).
Por absurdo dos absurdos, ocorreu  infeliz exposição de raciocínio na entrevista  de Eunício quando a afirmou que “a política empobrece se você a fizer com dignidade”... que estaria numa condição muito diferenciada se tivesse, como empresário, aproveitado as oportunidades econômicas. Páginas amarelas da revista Veja da edição de 01/02/2017!
É de tamanho contrassenso o raciocínio que denota onde chegamos! A honestidade é valor que distingue o humano! Como assim poderá ser fator de prejuízo na vida de todos nós? Os fatores da eficiência em qualquer ramo de atividade humana certamente estão desatrelados da apreciação negativa quanto ao aspecto dessa natureza - fosse assim o Japão não seria a potência que é, pois que se faz sabida a retidão de caráter que prevalece na conduta dos nipônicos.
Que não se eleja e se sendo eleito, que entre no rol dos acusados, substituindo negativamente sob este aspecto a Rena... A presunção de inocência é uma máxima valorosa como princípio legal a ser acatado. Que todos sejam contemplados por ela, pois os direitos são para os políticos também.
Entretanto, o equívoco cometido pelo nosso líder na entrevista merece uma retificação na próxima edição... se ela acontecer registrarei, mas também pode ser resultado da inculturação do meio político mesmo, sendo que o resultado desastroso está aí – povo às mínguas, e os políticos, riquíssimos!
Se o estado de coisa não mudar na elite dominante, as chances serão remotas para os brasileiros.  Conclusão infeliz do candidato! Estes são os nossos líderes... Renovação já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário