Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 13 de maio de 2018

A Copa vem aí!


Hoje domingo, escolhi, pela proximidade, falar sobre a Copa do Mundo. A edição de 2018,  é na verdade a 21ª. Edição. Ela terá inicio no dia 15 de junho e terminará em 16 de julho , envolverá 32 seleções e será disputada em 64 partidas, em  11 cidades sede e 12 estádios, sendo a abertura e final no Estádio Olímpico Luzbniki em Moscou e terá como mascote o lobo Zabinaka, sendo país sede a Rússia.
O Brasil é o cabeça de chave, enfrentará a Suíça em Rostov em seu primeiro jogo, depois a Costa Rica, no dia 22 de junho  em Kaliningrado e finalmente contra a Servia  no dia 27 em Moscou.
Nossa seleção mantém o status de melhor do Ranking  e tem na Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e Argentina outras cinco concorrentes ao título. Dificilmente ocorrerá surpresa, porém as resenhas esportivas não descartam a da Dinamarca.  Em se tratando de futebol muita coisa diversa pode fugir dos prognósticos, como  ocorreu com os 7x1 no Mineirão.
A convocação será anunciada no dia 14, amanhã;  e os 23 já são conhecidos do grande público. Ela se classificou em 1º. Lugar nas eliminatórias, invicta depois da assunção de Tite como técnico. Têm muitos bons jogadores, a maioria atuando na Europa, como expoentes de seus times, a exemplo de Neymar, Firmino, Filipe Coutinho, Allison, Marcelo, Gabriel Jesus, Marquinhos, Miranda, Willian enfim, a expectativa é positiva.
Num contraponto, mais uma vez a coincidência com as eleições. Estes quadriênios são coincidentes com o que há de mais importante no país, a escolha da liderança ao nível federal e estadual,  tanto a executiva quanto a legislativa. São na verdade trinta dias de refresco aos políticos, pois as atenções se concentram no futebol e mais que isso, o resultado da Copa influência no das eleições, ora mais, ora menos!
Desta feita temos um quadro muito indefinido e o melhor seria que não houvesse copa, para se discutir mais sobre os candidatos, mas na impossibilidade que ganhemos o caneco e elejamos bem aqueles que irão nos dirigir. O que não podemos é nos alienar por causa de futebol. Isto jamais. Até o dia 17 de julho, com caneco ou sem caneco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário