Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 20 de maio de 2018

Eleições e a gangorra dos candidatos!


Lula foi expelido, incidente que é na ficha limpa.

Ao que consta da resenha de ontem hoje, terça-feira próxima abrirá  chance a Henrique Meirelles que a tanto tempo esperava por isso.

Dia 7 de outubro, ocorreram as   eleições gerais no país. Serão eleitos, deputados estaduais, federais,  governadores estaduais e  seus vices, dois terços dos senadores, assim como,  o Presidente da República e seus vices. Neste espaço abordo os aspectos principais quanto a presidencial, em relação aos pretendentes ao cargo máximo da federação.
Muitos tentam, mas a gangorra tem expelido alguns. O principal motivo do bota fora é a corrupção que atinge um exagerado número deles, exagerado não por culpa do agitado vai e vem do aparelho e sim pela desídia generalizada que os atinge de norte a sul do país.
Lula foi expelido, incidente que é na ficha limpa pela condenação em segunda instância, cuja pena cumpre em Curitiba, tantos outros estão presos: governador, presidente de câmara, senador indiciado, enfim são muitas as baixas. Pior que isso quem não tiver isento de participação, que não se candidate porque o eleitor vai negar o voto àquele sob suspeita.
Dessa forma a lista dos excluídos, abre vaga à ascensão do “Ficha Limpa” que boa a iniciativa da CNBB, Conferência dos Bispos do Brasil, cuja adesão foi maciça.
Nestes últimos dias Joaquim Barbosa, Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal,  seu Presidente por dois anos e responsável pela condução do julgamento do  processo do Mensalão que culminou com condenações de vários políticos, abrindo espaço para o surgimento da Lava Jato, após assinatura de filiação no Partido Socialista Brasileiro (PSB), deu ares de que se candidataria. A inclusão de seu nome na pesquisa seguinte lhe rendeu (9%) das intenções de voto para Presidente da República. Foi um alarido só, pois há nomes que não saem do (1%).
Mesmo o Presidente Temer que passou  todo o tempo, negando uma possível candidatura, não resistiu e se pôs a promover seu nome, entretanto a reincidência de acusações que lhe impingem suspeitas, além dos processos que aguardam o término de seu mandato para o devido julgamento, é mais um que sucumbiu.
Ao que consta da resenha de hoje, terça-feira próxima abrirá chance a Henrique Meirelles que a tanto tempo   esperava por isso. Ele deixou o Ministério da Economia, que pela segunda vez conduziu com maestria, para viabilizar sua candidatura a Presidente do Brasil.
Pelos lados do PSDB ecoam vozes a pedir a substituição de Alkmin por Doria, publicação de hoje na grande imprensa. Contra o já candidato sem sucesso em 1996, algumas frentes de acusações quanto a desvios em algumas obras, seja metro, rodoanel e por aí vai. Ficha limpíssima está difícil entre os militantes na política brasileira de hoje.
Para que tem a política quanto às eleições como o “mosaico das nuvens que altera continuamente”; Joaquim Barbosa seria um fato novo e somado a Henrique Meireles daria maisopções aos eleitores, na desistência dele que tenhamos pelo menos um político veterano com relevantes serviços prestados a nação, como alternativa de voto.
Toda eleição se reveste de suma importância. Nesta a Justiça dará a máxima colaboração pela eficiente ação do Juiz Sérgio Moro, do Ministério Público Federal, em trabalho eficientíssimo com a Polícia Federal, sediada em Curitiba, pois muitos trastes, já estão excluídos do pleito por estarem presos.
Cabe agora ao eleitor excluir todos aqueles que sabem não tem conduta compatível aos valores positivos nos quais acredita, quer seja a honestidade, a destemperança, o radicalismo. Ao comum do povo, a elite, a todos é dado o direito ao voto, isto se chama Democracia. Pensemos bem antes de votar.
O xadrez da política está agitado. Os lances definitivos serão os nossos votos. Salve a Democracia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário