Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Atendimento online pelo Judiciário!


Nas pré-consensuais, conseguiu-se um índice de 95%, portanto 33 foram  resolvidas mediante acordo.

 No âmbito estadual pelos dados publicados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em 90 dias de trabalho remoto, o alcance total de 7,4 milhões de decisões interlocutórias e 842 mil sentenças.


O Doutor José Roberto Lopes Fernandes,    Juiz de Direito, titular da 1ª. Vara Cível  de Catanduva e coordenador do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de  Conflitos e Cidadania,  em extenso e oportuno artigo em “O Regional” de Catanduva, esmiúça aspecto do trabalho a distância em Catanduva, extensivo ás demais comarcas.  Fala também das atividades processuais nas varas judiciais nas  áreas (Cíveis; Criminais;  da Família e Juizados ).
Nele registra que   no Cejusc  de 35 audiências virtuais de conciliação, sendo que nas pré-consensuais, conseguiu-se um índice de 95%, portanto 33 foram  resolvidas mediante acordo.
Importante que em outras áreas da justiça atos pelo método à distância, que já vinham sendo introduzidos,  receberam atenção e aprovação total. No caso das criminais, há o ganho de tempo e de recursos humanos, pela dispensa da escolta.
Também o Colégio Recursal de Catanduva que é o Tribunal composto por cinco juízes em atuação na Circunscrição de Catanduva, está funcionando remoto. No âmbito estadual pelos dados publicados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em 90 dias de trabalho remoto, o alcance total de 7,4 milhões de decisões interlocutórias e 842 mil sentenças.
Sei muito bem o que isso significa, lembro-me muito bem de como foi difícil, a Polícia Militar deixar de fazer a escolta intermunicipal e mesmo aos fóruns locais, e; pior ainda depois de alguns anos se ver obrigada de novo a tal mister. Esta missão diminuía muito a efetividade da corporação em detrimento da segurança da comunidade.
Exposto o contentamento pelas decisões e seus resultados alcançados com a praticidade sonhada, dou-me, "Autor", a oportunidade de consignar o expresso por  Luc Ferri em “A Revolução do Amor”. Rio de Janeiro: Objetiva, 210, quando consigna que: “enquanto o  otimista poderá se ver numa situação “idiota” pelo insucesso da causa, o será “feliz”!  Ao contrário o pessimista ,  sempre será ”infeliz”, posto que no insucesso que postula terá os nefastos resultados, enquanto no sucesso dá mesma forma "infeliz" posto que pugnou contra!!!
Evidente que  ninguém em sua psiquê está acomodado com esta situação da Pandemia. Inesperada, horrível mas é o que nos resta de fático neste momento, entretanto quanto à “cidadania”: as providências da Justiça, como visto com resultado  alentador.!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Pro passado Pandêmia!!!


Há alguns anos faço parte do "Grupo de Poesia Guilherme de Almeida" de Catanduva. Ele foi  fundado em 31 de maio de 1985, por iniciativa do Juiz de Direito Alcir Gigliotti, sendo presidido pelo Professor  Catanduvense Eduardo Silva Benetti que está recebendo poesias  para publicação no face. Nesta manhã escrevi:

Pro passado Pandemia!!!



No compasso dos seus braços, Ave Maria!

No estouro do rojão, viva São João!
Com coragem pra que medo, viva São Pedro!
Pra entender o binômio, viva Santo Antonio!

De início a quase tudo impedir
Muitos, aos Santos com fé  pedir
Avança pelo mundo, em todos os recantos
Será que merecemos, por não sermos santos.

Que bom o pensar influir
Mente sã sempre a intuir
Como as festa jamais esquecidas
Nas nossas mentes, jamais adormecidas!

Nesta esteira da vida estamos a viajar 
Hoje, as restrições empanam seu brilhar
Peça, tenha a fé na mente e coração
Lá do alto, não nos faltara a bênção de João!

Dos três Santos muitos devotos
A Antonio dos enamorados, os votos
Tradição, peça quando a fogueira pular
Na imaginação, a quem namorar!

Pedro fecha os festejos
Que fazer ainda dos desejos
Para ele inexiste tenebroso,
Pois que, o mais corajoso!

Neste mês de festejos e alegria pura
Somente a fé, amenizou a amargura
Ao despertar, vá distante esqueça a agonia
Com fé tudo passará, inclusive a Pandemia!




Reverencio a todos os componentes do Grupo de Poesia, ao longo de sua história.  A poesia um elixir da alma e coração, um aspecto nobilíssimo  cultuado pelos povos desde a antiguidade!!! 

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Armamento da população, quem se beneficiou?

Enfatizando a defesa da integridade física própria ou de terceiro

Nas escolas que estudei ensinaram que  a democracia  é sustentada pelo elevado senso de cidadania de quem atende ao cumprimento das leis e normas sociais!




Li nesta semana que na Nova Zelândia, um país com quatro milhões e oitocentos mil habitantes há dez anos não houve morte de policial apesar de não usarem armas de fogo. Lembrei-me das lições de uso de armas, nas escolas de formação de soldado, cabo e de oficiais com mais ênfase ainda, quanto a avaliação de com muita parcimônia das circunstâncias, enfatizando a defesa da integridade física própria ou de terceiro, na iminência  de grave risco de vida. Em complemento, a ressaltar o comentário que em ação de aproximação com a população, policiais japoneses entregavam flores as pessoas de forma a conquistar a simpatia dos populares.
Mais enfático ainda foi saber que  a Policia de Londres operava desarmada no policiamento de rua. Desta feita, passado quase cinquenta anos das lições e dezessete da promulgação do estatuto do desarmamento no país, verifiquei como anda esta questão. Surpreso constatei que a polícia inglesa, mantém a mesma postura de desarmada àqueles em policiamento das cidades, em contato permanente com a população, enquanto as da Irlanda e Noruega também continuam desarmada. Evidente que se trata do policiamento de contato com a população em missões de orientação e fiscalização de condutas de menor poder ofensivo, resguardada a segurança em caso graves a equipes à retaguarda. 
Interessante ler as declarações e saber que muitos policiais aposentados disseram que jamais utilizaram de armas em suas carreiras, no que acredito, pois por aqui também muitos policiais interioranos da minha geração e ainda hoje, vencem o tempo sem fazer uso dela. Lamento pelo discurso armamentista do momento, com êxito da aprovação recente. Lamento ainda mais pela heresia de vincular as armas como sustentação da democracia: nas escolas que estudei ensinaram que  a democracia  é sustentada pelo elevado senso de cidadania de quem atende ao cumprimento das normas sociais! Sou compelido a continuar com o entendimento que armado somente aquele que justifique face ao patrimônio a resguardar e pelo isolamento residencial, inclusive com ênfase ao rural. Com a proliferação das armas perdemos  todos, ganha o comércio e o político protagonista da ação pela retribuição em pecúnia para o auto custeio das despesas eleitorais! Assim segue a carruagem rumo ao interesse comercial coincidente ao próprio êxito eleitoral!  
.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Manifestação da Polícia Americana!

Quando um policial americano é morto injustamente!

É assim nós protestamos, não se engane, sabemos em primeira mão que existe injustiça neste mundo, nós a vemos todas as vezes em que um de nós entrega a vida por um desconhecido e abominamos essa injustiça,

Em postagem por vídeo, o Departamento de Polícia, se manifestou. A narração é ilustrada por cenas de uma viatura policial, passando por comunidades a beira de uma via urbana!! Assisti e me emocionei, porque estive e todo policial vive no olho do furacão! Todos indistintamente que em atividade  operacional tem sua vida em risco iminente diariamente. Vi na atitude sobriedade, inteligência! Ela se faz oportuna, não só a eles! No momento que vivemos, mais a nós mesmos no Brasil! O texto já traduzido por escrito e segue, na íntegra!

Quando um policial americano é morto injustamente, é assim que nós protestamos, não com pedras e garrafas,  mas com um infinito mar de luzes azuis, não com ódio em nossos corações, mas com nossas mãos e nossos quepes os cobrindo. Não com máscaras covardes, mas com homens e mulheres corajosos, sustentando a linha que separa o mal do bem, não vandalizando propriedades, mas defendendo e defendendo a paz, não com táticas de terrorismo, mas pisando nos lugares com homens e mulheres corajosos, bandeiras tremulando. Não destruindo propriedades, mas defendendo e mantendo a paz, não gritando insultos, mas com abraços, aperto de mão e cabeças inclinadas, não nos insultando, mas com abraços, apertos de mãos e cabeças inclinadas, não focando nas nossas diferenças, mas focando naquilo que nos une independente de raça ou religião, não escrevendo sobre as nossas diferenças, mas fazendo  algo de verdade em nossas comunidades, não pela manipulação irracional da mídia, mas com interações significativas com aqueles a quem nunca darão voz, não separando pessoas em traços genéricos, mas permanecendo juntos, ombro a ombro, em nossas diversidades. É assim nós protestamos, não se engane, sabemos em primeira mão que existe injustiça neste mundo, nós a vemos todas as vezes em que um de nós entrega a vida por um desconhecido e abominamos essa injustiça, quando a vemos dentro de nossas próprias fileiras, mas saiba  que nós ainda iremos aparecer quando você, nós ainda vamos aparecer quando  a mídia não estiver lá, ainda nos empenharemos para proteger vidas e propriedades, iremos continuar protegendo os fracos contra a opressão e a intimidação, ainda permanecemos à frente das pessoas de bem contra a violência e a desordem, ainda defenderemos nosso juramento de respeitar os direitos constitucionais de todos à liberdade, igualdade e justiça. PORQUE ASSIM É QUE NÓS PROTESTAMOS!

Evidente que as forças policiais existem para defender o cidadão! Fatores diversos geram a criminalidade. Uma missão difícil, mas vista como na narração: sóbria, desfiadora e emocionante! Como tantas que envolve o humano pelo humano! Equilíbrio a todos sendo  mister dar parabéns ao departamento de polícia que sabiamente se pronunciou!!! 

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Um enlace especial!

Os novos e eternos namorados rendem poemas e músicas

Sou feliz da forma possível de viver. Sempre um viva à vida e à felicidade de estar vivo e ter alguém por companhia. A todos os namorados meus parabéns!!!

Hoje dia dos namorados! Ante a denominação de tudo que há o "Dia dos Namorados" se destaca pela propriedade que traz de enaltecer a aproximação de pessoas em todas as idades com o ânimo da convivência, ao  se conhecerem e amar. Os novos e eternos namorados rendem poemas e músicas lindas, filmes às centenas. Neste escrito, apenas a constatação de uma emoção que vai a mente. Mais uma reação ao lindo momento do enlace matrimonial do primos queridos cujos nomes omito, por estarem em outro plano que não o terrestre! Eles que tiveram, por coincidência atitude maravilhosa de amparar meu genitor, até seus últimos dias pois alugaram a ele um cômodo, onde exerceu a profissão de barbeiro, enquanto pode trabalhar. Na esteira deste registro, consigno que neste momento, o lugar da noivinha, cabe à Fátima Boso com quem compartilho emoções possíveis em tempos de Pandêmia!!! Sou feliz conforme o  viver de hoje. Sempre um viva à vida e à felicidade de estar vivo e ter alguém por companhia. A todos os namorados meus parabéns!!!

Um enlace especial!!!


Fatos tornam os dias inesquecíveis
Do planejamento ao final novidade
Expectativa, emoção naquela idade,
O sobrinho irá com a gente,  alegria
Na charrete qualquer menino queria.

A esperada   celebração já agendada
Confortável privilégio,  seguir os tios
Mesmo  sérios, não estavam  bravios
A filha casaria, sim  fato inolvidável
Aos pais, sentimento sempre amável.

Para  mim era o primeiro matrimônio,
A opção dos tios, um solução  ao pais
Solidariedade em família, por demais,
Por macia, leve,  era desejada  solução
Reconhecido, o conforto  da condução.

Expectativa de como serão os festejos
Novidade pura,  jamais  por mim  vista,
Para os tios, noivo estimado, conquista
O casamento fora  almejado, felicidade
Entre os familiares já reinava amizade!


A infância envolve evoluções diversas
Indivíduos em crescimento,  mutações
A diversidade de condutas, aos milhões
Daquela noite na mente, a  lembrança
Imagem de linda noivinha, em  criança

De um canto a espreitar, muito atento
Em constatação, diversas as impressões
Um plágio da prima noiva, daí emoções
Pensar criança, psicólogos a desvendar
Em verdade imagino, ali apenas sonhar!


Hoje, o casal Álfio e Toninha daquele dia, já nos deixou. À sua prole, as minhas deferências pela citação desta passagem em nossas vidas. As famílias eram unidas. Este fato um testemunho, trabalhavam juntas no cultivo do café, os dois irmãos, filhos e genro. Fizeram um esforço para que todos fossem ao casamento. A mim em que pese a tenra idade, uma projeção de futuro de que um dia me casaria, também. Hoje, pela oportunidade do blog, a chance de registrar. Sou feliz por isso, por ter sido casado por trinta e nove anos; por ter a Companheira que tenho! A vida segue, o futuro a Deus pertence. De minha parte, fazer de todas as possibilidades o melhor possível, conforme nossa convicção cristã. O blog um espaço para demonstrar isso, pelo que expomos, vivemos e defendemos em todos os momentos da vida!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2020

O tema: "Integração comunitária"!

São elas: amor, honestidade, transparência, coragem, resignação, gratidão e alegria.

A prevalência dos valores decorre das circunstâncias vividas, especialmente nos momentos definidores de cada etapa.  Leitor, afirmo sem consultar compêndios quaisquer, que há sentimentos e condutas miraculosas e sou convicto ao afirmar que: "o amor resume todas as virtudes”.



Em 11/07/2012, em palestra sobre – “Integração Comunitária”  aos atiradores do Tiro de Guerra de Catanduva,  citei as sete palavras, que à minha convicção, constituem-se num referencial que estimula e dá o norte para justa e boa ação, invariavelmente! Compensadora  atitude, rumo ao sucesso pessoal,  abrangente quer seja nas coisas materiais ou existências. São elas: amor, honestidade, transparência, coragem, resignação, gratidão e alegria.
O  sentimento quanto aos valores decorrem das circunstâncias vividas, especialmente nos momentos definidores de cada etapa. Tive nos pais, exemplos de determinação e coragem na infância. Camponeses voluntariosos, lutaram arduamente na lide do campo. Ela nos deixou precocemente, enquanto ele referia-se contrariado ao fato de não ter servido ao Exército, alistado que foi em 1939, no auge da segunda guerra mundial. Impetuoso, argumentou sobre seus direitos incisivamente, em várias pendências!. Ele nos estimulava a não provocação; mas que nos defendêssemos dela na incidência. Ele nos deu exemplo de luta quanto aos seus direitos, apesar de simples camponês!
Narrei aos atiradores, a nossa orfandade ainda criança. Ela se foi quando completaria onze anos. Mais velho de cinco irmãos a luta foi redobrada, tanto a ele quanto a prole. O fator superação foi contínuo, dia a dia, ano a ano de todos nós!
A experiência de dois anos no seminário; a lide por cinco anos em diversos labores e o esforço para estudar, me permitem afirmar  ao leitor,  que há " sentimentos econdutas miraculosas". Assim; sou convicto ao afirmar que o “amor resume todas as virtudes”.  Aquele amor profundo que lhe faça se esforçar, sem muito sofrer por isso e menos ainda reclamar  das adversidades pelos tortuosos caminhos da vida! 
Eis o que pensei nela vida afora, pelas dificuldades superadas dia a dia, até alcançar os estudos superiores e quando  inativo, reiniciar um ciclo no labor  advocatício. 
Frente a frente àqueles jovens, o filme da vida me permitiu afirmar que: ser honesto é uma conduta natural, face ao que rege as relações humanas, sendo o agir sem tergiversar, quanto aos direitos individuais de outrem, e mais ainda; à coisa pública. Assim, estaremos contribuindo com os ambientes, seja o familiar ou de trabalho para “o regozijo de todos”!
Da coragem de enfrentar as agruras do dia a dia, no árduo labor que me vi, em diversas atividades. Não se perdia um só dia de trabalho, assim durante cinco anos ininterruptos a provação chegou ao limite da exaustão, mas a esperança de dias melhores, me animava rumo ao amanhã! Felizmente aconteceu, no dia 09/01/1966, parti de Pindamonhangaba rumo ao Batalhão da Guarda Presidencial, sendo que em 26/07/1975, fui declarado Aspirante Oficial da PMESP. Sobre a coragem: "a nós policiais militares os desafios diários na segurança das comunidades, nos expõe a riscos quanto a nossa própria vida, sendo que o  medo é descabido"!
A transparência, vista como um estado de luz, em que tudo está às claras, portanto seu viver será leve; produzirás mais e sofrerás menos, em todos os sentidos! Enquanto a resignação, um sentimento que passa pelo amor fortemente, pois acreditar que conquistarás o objetivo, lhe dará força para superar as dificuldades, daí vem a ousadia de tentar:  pois tente,  ao não conseguir, dê uma chance à resignação que lhe fará bem, na busca de novas rotas!
Gratidão e alegria fecha o circuito de uma vida boa. Agradecer a Deus  sempre, pois a  nossa transcendência passa por ele - a quem não acredita, agradeça ao acaso, ao próximo que lhe ajudou - faz bem comemorar o que de bom nos acontece, pois comemore, deixe de ser indiferente!!! Sejamos gratos e alegres, pois a tristeza nada nos acrescenta!
Certo de que na vida não há espaço para demasiadas reclamações, rejubile-se com  todos que minimamente contribuíram com o seu benfazejo viver  e na disposição de ajudar ao próximo - sempre não  à indiferença!
Hoje, neste momento de aflição mundial, com a incidência do que a Covid-19 nos impõe, roguemos que seja apenas uma nuvem tempestuosa passageira! Que a humanidade siga seu rumo, com um lastro de fraternidade e cooperação ampliado - para um melhor futuro a todos!!!
 Eis um pensar e agir com as máximas chances de uma vida melhor!  Ame a teu próximo como a ti mesmo, nos ensinou o “Mestre”... A prática de valores positivos intrínsecos às comunidades,  eis a solução...caminhemos em sua direção. Indubitavelmente: "o amor resume todas as virtudes”. "Ele nos induz a dar o melhor de nós, em tudo que nos envolvermos"!

sexta-feira, 29 de maio de 2020

A maldição da reeleição!

Com no Latim que invariavelmente, o sujeito vem depois do objeto, faço aqui um parêntese, para colocar o emocional antes do racional para constar que FHC é confesso em "Arte e Política" ao dizer que dos dias mais difíceis de sua vida foi o da reunião com Mário Covas para confirmar que lançaria o projeto da reeleição  e seria candidato.
Feito o introito, confesso que particularmente no contato elementar no primeiro científico  do Colégio de Taguatinga Norte, Professora Geralda, em trabalho me encantei com as teses e argumentos da Revolução Francesa, a Tomada da Bastilha e tudo o mais que decorreu desse dia significativo para a reformulação de um mundo de castas, para a sociedade democrática que hoje vivemos, por isso dou um viva à democracia e uma vaia à toda liderança prepotente e despudorada!!!
Por que o título? Tenho algumas lembranças marcantes da história do Brasil: está registrado que ao assumir o comando da Segunda Companhia da Polícia Militar em José Bonifácio, auto me convenci de ter o "Estadão" por minha companhia, assim acompanhava a fase da distensão política diariamente! E foi assim pela vida para na condição líder de pessoas estar minimamente, atualizado.
A vida deu voltas e ao aposentar, decidi exercer a advocacia, foram mais de dez anos esgrimindo solo, pelos direitos de terceiros. Assim, vejo-me incrédulo com o momento atual!!!
"De novo toda algazarra entre os poderes que afetam a todos". O acesso midiático expõe tudo, a todos e pode alegrar ou infernizar a vida desde o intelectual eloquente, o impulsivo pensador mais humilde, nos rincões de nossa Pátria!
Se a democracia é para nós um regime insubstituível, vamos nos adequar a ele, e aquele que assume o poder, não sendo pensador  que tenha alguns conselheiros para melhor se conduzir no tratos com situações inesperadas e tudo o mais!
Onde entra a reeleição? Consta de A Arte Da Política - FHC -
"A História que vivi" que  um dos dias mais tristes da vida foi o da visita a Mario Covas, à época governador de São Paulo e nato sucessor à candidatura. Então em resumo: FHC pugnou por um mandato de cinco anos e conseguiu tanto um como outro objetivo: vencer as eleições e ter cinco os anos de Mandato!
Para a reeleição a que diga que o convencimento ao voto o descredenciou para um governo forte e autero. Sua aprovação desde o inicio foi pífia, em que pese sua capacidade e herança positiva pelo "Plano Real". Neste vácuo, vibrou em seu lado revolucionário e sonhador, aplaudindo a democracia com semianalfabeto operário no poder. Deu no que deu!!! Lula renomeou o Bolsa Estudante que poderia ter revolucionado a educação no país, aproveitou-se do "bum" internacional, elegendo seu pau mandado que se reelegeu, enquanto o quarteto tucano discutia cansativamente em refinados restaurantes da Pauliceia quem seria o candidato a presidente no ano seguinte! Perderam todas! Numa engenhosa articulação e ante os desacertos de Dilma o PMDB de Michel Temer teve dois anos para dirigir o país, após o Impeachment dela!
Não houvesse reeleição, haveria mais concentração no que fazer e menos atritos em busca do mandato subsequente!
É lamentável o que assistimos - a execração de quem deu tantas alegrias aos brasileiros, prendendo quadrilhas de políticos, mancomunados com os maiores empresários, tudo que o despolitizado e humildes cidadãos sempre quis ver!!!
Covas teria condições de vencer Lula, revitalizar os feitos de FHC, como na Coréia do Sul centrar as ações  nas famílias humildes com incentivo a educação.
Menos eleição, partidos, políticos e  acessoares sanguessugas! Que o Senhor em sua infinita bondade ilumine os detentores dos poderes: para gestão menos astritiva, mais propositiva e humana, sem bordões chulos e ultrapassados! Alguns de ambos os lados foram vitimados pela Pátria Amada do Brasil!!! 

domingo, 24 de maio de 2020

Em tempos de Pandemia!

"Pois ao Policial Militar, "o cumprimento da missão é com o sacrifício da própria vida!"

No maior deles um companheiro sucumbiu pelo Corona, estava entre aqueles mais comunicativos, portanto o luto adveio a nós como Turma-Atasp/75!


Aos domingos, o preferido para postagens! Ultimamente o tema que nos envolve em versos que suavizam o conteúdo mesmo que pobres, entretanto o brotar deles, um esforço na participação, mínima que seja, face ao anseio de se inserir, na remessa de fluídos advindos de uma energia especial de contemplar em extremo a participação democrática, advinda de tantas lutas na história da humanidade que vale a pena o esforço a superar as próprias limitações. mais velho dentre mais de uma centena de familiares e muitas famílias se considerar que a missão militar nos une a este nível.
Dentre tantos grupos vividos, no maior deles um companheiro sucumbiu pelo Corona, estava entre aqueles  mais comunicativos, portanto o luto adveio a nós da Turma-Atasp/75 cuja espontânea solidariedade de pronto se fez e se faz por todos querido que era, com louvor pela personalidade. Não carece da nominação e sim de um deferência entre nós que ouso fazer, sob o jugo da apreciação "interna corporis" a expressar um sentimento que reputo, comum em mim, ás diversas turmas que convivi, pois ao Policia Militar, "o cumprimento da missão é com o sacrifício da própria vida!" Creiam, este juramento e tantas outras características, faz de cada turma militar uma verdadeira família.  



Em tempos de Pandemia!

Eis que, em Wuhan surgiu a  peste,
Tem  nome eloquente Corona Vírus
Dos males o menor no país há  Sus
O Vírus por aí sem marola ou vento
Muitos brasileiros nas ruas,  relento

Que peste é essa,  demais assustadora,
Ela ataca em todo lugar por aqui, acolá!
Tristeza na rima, também nas ruas, 
 Vem forte, maldosa como um turbilhão
Invisível, mas de efeito pior que canhão

Sei lá o que faço do primeiro ao último
No ar perambulando do norte até o sul
Inexiste limite tanto faz céu álveo azul
 Alvejar sempre o intuito deveras atroz
Que venham bênçãos milagreiras a nós

Chora  tristeza, norte, sul, leste, oeste
Que tumultuada, essa onda pandêmica
Desafiando técnicos   turma acadêmica
Combate incerto,  maioria se faz ao léu
Pelo sofrimento vítima fatal está no céu

De nada adiantou, velas as encomendas
Indomável invasor à pátria amada Brasil
Como outros expõem o seu povo varonil
Atitude de autoridades buscando  glórias
Pior que muitas dispersas, contraditórias


Com o complemento de sempre, em referência religiosa a amainar nosso espírito, ante tanta desavença desnecessária, face ao domínio da liderança que melhor seria exercido, frente  às necessidades de população de espirito elevado que não aceitasse privilégios descabidos, como soe acontecer em países desenvolvidos, não só em riqueza material, mas culturalmente também. 
Que o Senhor seja louvado, para sempre louvado seja e em seu nome se realizem todas as coisas!!!

domingo, 10 de maio de 2020

50 anos da morte do Herói - Cap PM Alberto Mendes Júnior!


Hoje: 50 anos da morte do Herói- Cap PM Alberto Mendes Júnior!

Em 08/05/1970,  sexta às 19 horas disse a tropa: “jamais passei o dia das mães longe da minha, espero que estejamos junto das nossas, domingo”.
Duas horas depois, rendeu-se aos terroristas, mesmo com possibilidade de fuga, pelos seus subordinados.
Eles impossibilitados de fugirem, no domingo 10/05,  sob a liderança de Lamarca, o assassinaram  a coronhadas! Ele foi enterrado em denso matagal e localizado 4 meses depois.” São Paulo chorou a sua morte”. Foi promovido por “ato de bravura” a Cap PM!

Ainda Cadete, Alberto Mendes Júnior no 1º. CFO”A”, em 01/12/1967 Em trabalho escolar assim concluiu:

"Trabalharei para que a Força Pública do Estado de São Paulo continue a realizar obra digna do seu passado!"

                   "Assim se forjam os Heróis"


Nota: "Publicado nesta data em "O Regional" diário Catanduvense.




sexta-feira, 8 de maio de 2020

Campanha de Registro, Noite Fatídica!!!

"Mendes Júnior disse:  que jamais tinha passado um dia das mães fora de casa e estava  esperançoso de que iria  estar junto dela no domingo”!

“Neste exato horário, 19hs a tropa  há 50 anos atrás, embarcou para o fatídico desfecho de sua morte, Comandante Cap PM Alberto Mendes Júnior Herói da Polícia Militar”

Na verdade, nesta hora há cinquenta anos atrás, após  um turno de doze horas,  sobre a ponte do Rio Ribeira do Iguapé, saia de serviço pronto para um banho e fazer um lanche em algum lugar da cidade com os colegas da mesma idade, pois havíamos combinado. Já escrevi há muito tempo: "entretanto não dá para o fora de forma comemorar, nem entramos no banho". Esta a  parte do livro “Tributo a um Herói”, onde registro: “Na encruzilhada”! Numa noite de sexta-feira como esta, ante véspera do dia das mães de 1970, o Tenente, com o grupo “em forma”, em preleção rápida disse: que houve um problema e que teríamos que embarcar para verificar. Entretanto, abriu um parêntese para nos animar, aí Mendes Júnior disse: "que jamais tinha passado um dia das mães fora de casa e estava  esperançoso de que iria  estar junto dela no domingo”!
Dito isto, seguimos para a  encruzilhada de Sete Barras a Eldorado, com  Registro a São Miguel Arcanjo, chegando nela o caminhão parou, momento em que desembarquei, por estar sentado no último banco da porta traseira. Me vi então sozinho a assistir  os dois tenentes conversarem, pois Correa Netto que  estava que patrulhava a região, veio ao seu encontro. Após a conversa, enquanto embarcava Mendes Júnior determinou que quatro soldados ali ficassem, quando ao chamado daqueles da ponte que iam sair, se prontificaram a guarnecer o posto!
Passado algum tempo, ouvimos tiros e mais um pouco companheiros esbaforidos a nós vieram com o relato de que a tropa fora emboscada por terroristas; que havia feridos e entres os companheiros, inclusive o Ten PM Mendes Júnior. Relato este de  seu motorista, um dos feridos de leve num dos dedos da mão.
Passado um tempo, veio a ambulância que socorreu os feridos,  ao encontrar o veículo com Lamarca e o Tenente, retornando com os feridos;  enquanto o Tenente retornou com Lamarca. A encruzilhada esteve movimentada a noite toda, pois uma tropa do Exército veio em apoio e nela se postou. Na madrugada houve um tiroteio entre tropas amigas pela dificuldade de identificação, havendo três feridos, inclusive um dos quatro policiais militares, por um projétil no peito, resultando em grave ferimento pois que transfixou, seu pulmão. Ele foi socorrido a São Paulo e sobreviveu!!!
Amanhã, retornarei ao tema que consta do livro” Tributo A Um Herói, publicado, em  sua 3ª. Edição, 2014 e em E-Booch, pela SCORTECCi/EDITORA!
Nos cincoenta  anos de morte do nosso Herói, toda Nação Brasileira e o mundo está de luto pela Pandemia covid-19, pela qual mais de uma centena de milhar de pessoas já morreram.  Amanhã reeditarei o tema para saudar o Herói Pátrio – Cap PM Alberto Mendes Júnior. Do seu  comandado  à época: Soldado PM  Xavier!
“Neste exato horário, 19hs a tropa  há 50 anos atrás, embarcou para o fatídico desfecho de sua morte, Comandante Cap PM Alberto Mendes Júnior Herói da Polícia Militar”

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Cuidado com a paranoia!!!



Registre-se a dubiedade do pensar humano!

"É o caso do pensamento paranoico que se faz, a parir do momento que o indivíduo fixa o foco do raciocínio em particular aspecto,  e dele; não se aparta por nada".

Sempre haverá um novo título para a expressão do pensamento, assim pelo passado de envolvimento em campanha, nos anos 1960/70,  num arroubo de momento, expresso sentimentos que envolvem o pensar, ou mesmo o viver sentimento que toma alma e coração! Em “A Luneta Mágica”, singela obra de Joaquim Manoel Macedo-1869, registre-se a dubiedade do pensar humano.  A obra foi sugerida por amigo que juntos cursamos a Escola de Formação de Soldados e ali juntos; estudamos  para o concurso da APMBB/PMESP em 1969. Ele foi aprovado, neste concurso, quanto a mim em 1970/71 que estudei com outro grande amigo, Renó, ambos aprovados. Ele teve acesso à obra, ainda bem jovém e a indicava aos amigos.
Nada de extravagante no registro, mas deveras proveitoso no dia a dia, dado sua fácil conclusão. Sem me aludir aos detalhes do enredo, pelo espaço que pretendo ocupar, seja do seu tempo leitor, seja físico no registro ao publicá-lo, de forma que a mensagem não se perca em entremeios  desnecessários.
Caminhamos pela vida, em dado momento, começamos sentir a repetição de alguns fatos, mesmo que tudo tenha mudado: é o caso do pensamento paranoico que se faz, a parir do momento que o indivíduo fixa o foco do raciocínio em particular aspecto,  e dele; não se aparta por nada.
Aqui vou para o registrado pelo Nobel  Escritor; pois sobre as pessoas  da colônia pode-se ter facilmente opiniões antagônicas, dependendo da luneta que se dispôs – do bem ou do mal!
Ao focalizar todas as pessoas numa e noutra situação, antagônicos sentimentos, enquanto totalmente maravilhoso na do “bem” -tudo horroroso na do “mal”. Esta é a mensagem que não se esquece da obra.  Milagrosa para a liderança ao nível exercido, pois na interpretação de fatos de pronto, como soe acontecer no trabalho operacional da milícia, tem o líder que estar equilibrado e o bate e rebate da luneta, somado a muitas experiências passadas pelos mestres acadêmicos, dá o lastro a “equilibradas decisões”.
Neste momento da vida nacional, vejo como oportuno o registrado há mais de dois séculos, pois continuamos os mesmos colonos, sob a mira da “Luneta  Mágica”: dos dois lados tudo de bom para uns e ruim para outros e vice e versa. Juízo brasileiros!!!. “Cuidemos bem do nosso amado Brasil”.

domingo, 3 de maio de 2020

Encantos da vida II



Sei das agruras que muitos países estão passando, hoje não estudamos a história remotamente, a vivemos em nossos lares concomitantemente ao acontecido. A Covid-19, espraia-se opondo horror para todos os lados, desestruturando os mais ricos países do mundo. Chegou ao Brasil e nos aflige com a tormenta avassaladora de muitíssimas mortes dos brasileiros de todos os rincões, sendo que o mau contagioso atinge os cuidadores de idosos também, os médicos, enfermeiros, assistentes de saúde e até os coveiros. Mesmo assim ou  mais apropriado ainda, pelo suave condão que envlove a poesia, segue simples  versos a traduzir, despretensiosamente "um viver caboclo" "do autor  em seus primeiros anos de vida. O registrado se deu na Chácara do Senhor Romanim, hoje  do Clube Operária de Batatais, represa ainda existente no Km 248 da Rodovia Cândido Portinari, a Três Kilômetros de Batatais, nos anos de 1952 a 54!


Encantos da vida ll

Prazerosos, os anos infantis   
Em  ambiente, diversificado
O neófito por ele encantado
O porquinho, a carne busca
Revirava tudo sujava a fuça

Atividades diversas  a todos
Pássaro cantou, o dia  raiou
Pai e mãe, na hora chamou
Logo, vozes  meninos de pé
Venham ao chá, jamais café

Da banda de  Ribeirão, o Tio
Uma  foto caprichosa, clicou
Visita fraternal, nos abraçou
Feliz família bem lhe recebia
Mas irmãos a mistura dividia

Que privilégio, era ter   rádio
Amigo vizinho  fez  o convite
Pronta anuência,  se permite
Uma vez acomodado emoção
Sanfona soou dança no salão

No fecho algo  muito especial
Pudera que de tão encantador
Espere, não se esvaeça, amor
Tudo mudou tal como talismã
Tensão, alegria nasceu a irmã


Voltando aos tempos do meu viver inocente, singelos versos que me dão força. Um alento em todos momentos difíceis da mina existência e sei que são comuns aos viventes, assim invoco a quem comunga os mesmos valores na busca de uma transcendência que se faz presente, nesta hora dificil que me acompanhem neste singelo e humilde pedido: "que o Senhor seja louvado, para sempre louvado seja! Que em sua Glória tenha piedade de nós", livrando-nos da maldição deste virus impiedoso"!







quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sem miragem, a Pandemia bateu à porta!

Reeditado os versos, ao passar pelo escrito  de título Miragens! Os quais,  sem maior compromisso permearam as reações de quando saímos um pouco de nós para em devaneios, imaginar como foi e será a vida? Ironia do destino depois de pouco tempo, uma dolorosa surpresa põe a pique povos de todo mundo! Nos seus leves dizeres, a intenção de uma leitura que sugira descompromisso momentâneo com a realidade, até para o signatário!


"Há tempos em que tudo parece fugir, esvoaçar
Mira longe, aparece se esconde, perpassa o pensamento
Que brincadeira boa, lá distante no tempo, sem chuva, só o vento
O chapéu quer voar, agita-se para pegar, deixe-o navegar.

De início, onde estará o fim, pra todos e para mim
Infinitos os ritos, belos, desengonçados, estranhos, outros aflitos
Por onde trilharás, cada qual seu caminho, intuição há receita, enfim
Compleição física, os conceitos culturais, inimaginável amor, ritos.

E o sonhador, sim, haverá pra quem for, um lhano de dor
Uns passos contados, outros imaginados, nem tudo planejado,
Vida que vai e vem, boa  lembrança de alguém, às vezes desamor
A mirar no belo, como outrora amanhecer, na espreita do bem amado.

Dá para muito escrever, um tema sem fim, termo mirabolante
Siga-me escriba, registre-se por prenúncio os sentimentos
Desde o arauto dos navegantes que em áurea rima triunfante
Cantou alto a proeza lusitana dos seus valores e procedimentos.

Cortejador destas plagas tupiniquins, negros índios Nhu mirim
Mira a flecha, uma boa caça objetiva, se consegue, feito o dia
Em outros cantos, nem tanto assim, veja os encantos de Iasmim
Do equilíbrio e planejado, vem o bom resultado, rege a sábia filosofia".


Entretanto ao constatar sempre na linha do otimismo, desejamos dias melhores a todos. Outrossim, muitas vezes a humanidade foi submetida a desastres nos  arroubos indomáveis da natureza, noutras por líderes humanos destemperados; existindo também os de  indecifráveis atitudes, como alguns de momento. O acaso nos surpreendeu com a Covid-19. Sobre ela está sendo contestada a alegação inicial de seu surgimento, talvez no futuro a verdadeira  circunstância aflore! 
Até lá, um longo e doloroso contar de vidas humanas que sucumbirão. Mais de 100 mil já se foram! Como se vê impossível até o momento, conter o Coronavírus, mesmo diante do elevado conhecimento e profusão de meios medicinais e científicos disponíveis. Uma pena...um desastre incomensurável para a humanidade, sem miragem qualquer. É a realidade nua e crua que assola todos os povos!!!! 

terça-feira, 21 de abril de 2020

Trégua - a Covid-19!


Incrível, mas Donald Trump, Presidente dos EUA, se inclui nesta tríade.

A luta contra a Pandemia deve ser priorizada, em árdua trégua, face a Covid-19, para o bem de todos brasileiros! Este é o penhorado pedido que prevalece no mundo!!!
´
O mundo está estarrecido com a perda de mais de cem mil vidas pela Covid-19. 
Estonteadas as lideranças médicas mundo afora, buscam medicamentos que possa conter o mortal vírus, entretanto ainda não se tem uma descoberta salvadora. 
Constrangidas as pessoas e autoridade se esforçam, as primeiras: ficando em casa; as segundas em convencer a todos  que a imobilidade das pessoas, a partir de suas casas é a melhor alternativa. 
Uma terceira com mais estresse ainda que as outras, se esforça em equacionar uma crise na assistência médica, cujos meios humanos e materiais são insuficientes, em todos os países onde chegou com intensidade.
Três países se destacam no descaso inicial quanto a gravidade da doença que assola o mundo: Itália; Inglaterra e Estados Unidos da América! Na primeira, o prefeito de Milão Giuseppe Sala fez o “meã culpa”, quando a situação se tornou gravíssima pela incapacidade da logística de assistir os doentes, incidindo que os médicos tiveram que escolher: "quem iria morrer”. Foram milhares, que morreram mesmo!
Na Inglaterra, também o Primeiro Ministro Boris Johnson minimizou os efeitos do ataque viral, entretanto teve que correr atrás e rever seus conceitos, incidindo que até ele se infectou, recuperando-se felizmente.
Incrível, mas Donald Trump, Presidente dos EUA, se inclui nesta tríade. Alardeou que na Páscoa, a situação estaria controlada, sendo que se refez do equívoco dias depois, adotando a quarentena, entretanto New  York  já estava infestada. Seu país, já tem o maior número de vítimas fatais, e deve disparar na dianteira certamente, pois já tem (740.000) infectado e  de mortos mais de quarenta mil (40.000).
No Brasil, a celeuma entre o Ministério da Saúde e o Presidente da República, tencionou a todos, até que o primeiro foi demitido. Enquanto o ex-Ministro Mandetta  pedia  todos em casa, Bolsonaro advogava flexibilização da quarentena, com as pessoas trabalhando e nas ruas. Até que Mandetta foi  substituído por Nelson Teich. 
O último boletim de ontem registrou no país 113  mortes por COVID-19, elevando para 2.575. O  que se esperava aconteceu, com um pico de mortes na periferia de São Paulo, o bairro Brasilândia da Zona Norte, já registrou 54 óbitos. Esta situação cria uma expectativa preocupante, dada a carência generalizada a todos eles, não só com os paulistas, em geral nas grandes cidades brasileiras!!!
A luta contra a Pandemia deve ser priorizada, em árdua trégua, face a Covid-19, para o bem de todos brasileiros! Este é o penhorado pedido que prevalece no mundo!!!

domingo, 19 de abril de 2020

Os Encantos de Catanduva!


Os Encantos de Catanduva!

A propósito da comemoração de seus 122 anos, algumas considerações de quem
em 11 de julho de 1986, nela aportou, fora transferido por opção, após promoção a Capitão, inexistindo vaga em S.J. do Rio Preto, mas com possibilidade a inúmeras outras unidades, em todo estado. Analisada as opções, em introspeção existencial consultada a esposa, optei por Catanduva, sua terra nata! Em consequência comandei por dois anos os municípios da região, pertencentes à 2ª.CiaPM, sediada em Catanduva, os mais expressivos: Pelotões de Novo Horizonte e Santa Adélia - em abril de 1998, fui transferido para a 1ª. Cia PM, de Catanduva.   Encontrei uma cidade jovem à época, com 87 anos e rica por ser um município envolto por usinas,  Cocam,  Matilat, várias  fábricas de ventiladores, parques industriais, portanto uma boa diversidade produtiva e expectativa de expansão formidável, com complementação da riqueza do campo, onde o circuito das Usinas e a produção de laranja preponderavam! Sua riqueza vem também de seus vizinhos  que ela circundam, pois a distância gera custo, então são fiéis consumidores do mais trivial. Registro que  escrevi sobre a cidade por época de seu aniversário, pelo prazer de nela viver. Hoje, volto a fazê-lo por um instinto, não muito favorável, o isolamento, meu e seu e a saudade do tempo em que o fazia!
Há tempo, sem nada publicar a não ser nas redes e blog, farei aqui minha apologia pelos encantos ou atrações como queira de catanduva:
100% de esgoto tratado – uma das cinco mais do país. Saúde, rede hospitalar pública e privada, 12 Postos nos Bairros, Upa,  Faculdade de Medicina; hospitais com vagas abundantes. Recém inauguração do Hospital do Cancer.  Educação: rede pública e privada, com uma estrutura bem distribuída e sendo ampliada - pude acompanhar pelos seis anos no Conselho Municipal da Educação. Avalio que  apesar dos resultados em avaliações não serem dos melhores, é estrutural do país; houve também a implantação do Instituto Federal, um incremento a mais!
Indústria e comércio, chama a atenção o número de veículos por habitantes, hoje incluindo as moto, um por um. Envolta por expressivas usinas alcooleiras e os parques industriais, onde destacam as indústria de ventiladores, a Cocam e tantas outras fazem sua riqueza .A Cocan com seus clientes internacionais, somada ás outra chegam exportar mais que a cobiçada vizinha Rio Preto, vez ou outra.
Mobilidade: fiz parte da administração  do trânsito, na gestão Carlos Eduado a quem agradeço a nomeação!. Isto foi de 09/1994 a 05/1996, na função específica do trânsito.. Uma revolução neste aspecto, com implantação da Área Azul, atualização da  sinalização de trânsito. Implantação, Projeto de Educação de Trânsito nas escolas  aos  alunos  motoristas de agora! Depois dessa época, nas administrações Macchione/Eng. José Garcia (in memorian), esta área evoluiu espetacularmente, complementada por  ações estaduais também, como a implantação do Centro de Aprendizado de Condutores. A cidade agora é outra, o condutor também, sem buzina e muita acuidade visual, ainda bem!
Em tempos de pandemia, fico por aqui, grato pela vida e ao jornal pelo espaço, a você que leu este simples escrito, certo de que jamais dei carona ao pessimismo. Agradeço a Deus pela vida vivida, pedindo mais a viver, sem convid19,  se possível!

 Catanduva, cidade feitiço que encanta e contagia

      José Carlos Xavier - Cel PM  Prof Ed Física Advogado
http://trincheiradopoeta.blogspot.com

sábado, 18 de abril de 2020

A Síndrome do Invisível!


O átomo ganhasse  espaço para o atômico

Porém, depois do Presidente dos Estados Unidos, levantar dúvidas desta vez, o ânimo à bipolarização, tal qual a dos anos sessenta, pode mudar de protagonista se suspeição se confirmar 


Um dia descemos das árvores, de repente nos vimos de pé com uma pedra à  mão e o vizinho de moita, amedrontado em gestos de defesa. Em seguida, manuseamos o ferro para instrumentos mais efetivos, um pouco mais a frente veio a navegação, deixando a cavalgada para traz.
Os próximos passos, depois que a pólvora  prevaleceu  até que   o átomo ganhasse  espaço para o atômico, quem lhes escreve  já estava neste mundo. Em  tenra idade tomou  conhecimento do efeito das bombas de Hiroshima e Nagasaki, as quais espalharam temor no mundo no pós guerra. Logo depois surgiram atritos protagonizados pelos presidentes Kenedy e Nikita Kruschovi líder russo, impertinente que não só tripudiava verbalmente, como   instalou uma base militar na vizinha Ilha de Cuba, equipada com armas nucleares o que os EUA repudiavam.
Cuba ganhou força, azar para os brasileiros, pois os EUA romperam com os cubano que fortalecer o regime comunista, formaram os terroristas, brasileiros.
Dai o nosso país, em consonância à bipolarização mundial, teve grupos simpáticos ao socialismo , nos caribes para a luta armada, resultando no que sabemos a intitulada: “Revolução Democrática de 31 de março de 1964”.Que se esvaiu, com a  de José Sarnei em 15 de março de 1985”, passados  vinte e um anos. Foram cinco presidentes militares, até as eleições diretas e a plena democracia.
Voltando à síndrome, um quarto de século se passou, até que um incidente ou acidente biológico de tamanha gravidade  aconteceu, precedidos de outros, coincidentemente  com origem na China! 
Inicialmente circulou nas redes sociais, postagem insinuando que pela incidência  do surgimento de outros vírus naquele país com transmissão para outros países e netas ocaziões como nesta, resultaram vantagens econômicas a China.
Apesar do ordenamento lógico explanado, alguém de boa índole, difícilmente acreditará em tanta maldade: - porém depois do Presidente dos Estados Unidos, levantar dúvidas desta vez, o ânimo à bipolarização, tal qual a dos anos sessenta, pode mudar  para a China, se confirmada a suspeição! 
Enquanto isso as consequências danosas à humanidade continuarão, pela contaminação até hoje de 2.256.844 pessoas, resultando em   154.350 mortos, em todo mundo! 
O momento é de extrema consternação, havendo mundo afora cientistas médicos, voltados  em identificar soluções por medicamentos aos males às vítimas. Que encontrem, urgentemente esta droga milagrosa!
Um estado de agonia  atingiu a humanidade, provocando dor e mortes por todos os cantos da terra. "Senhor velai por nós, é  clamor"!!!