Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 10 de outubro de 2017

As pesquisas e suas nuances!

Certo é que não saiu reforma política alguma!

O Partido que melhor identificar o que deve ser reformado e fizer disso sua plataforma de campanha, terá melhores chances se o candidato tiver uma mínima confiabilidade.


As pesquisas, ora as pesquisas! Lembranças de algumas viradas nos mostram que a efervescência do momento torna incertas elucubrações sobre o sucesso de qualquer candidato posto neste momento, pois muita água haverá de passar sob a ponte, muitos políticos a serem condenados e mesmo o desdobrar de investigações, ainda não concluídas.
Certo é que não saiu reforma política alguma! Houve sim uma discussão, entre os mesmos para viabilizar verba oficial para campanha e um ligeiro aceno quanto a sérios descalabros que contaminam de negatividade a política no país pelo excesso: de partidos e mais grave ainda de privilégios aos políticos. Foi uma encenação só de última hora, tema este e outros gravíssimos da estrutura do estado brasileiro que devem ser revistos por um Poder Constituinte específico, após a próxima eleição.
Sobre as pesquisas me lembro bem de Maluf versos Erundina. O primeiro disparado na frente despencava a vinte dias da eleição. De volta da capital, disse a amigo – o turco vai perder, só se fala dessa hipótese pelas ruas e não deu outra...a nordestina faturou. Também pela mesma turma lembro-me de uma virada ao senado em São Paulo quando Franco Montoro, Suplicy e Jornalista Ferreira Neto pontuavam a frente, com destaque para o último. Motoro caiu, restando os dois, com larga vantagem ao “malufista”...na  noite da eleição, tudo foi por água abaixo. Suplicy tirou milhões de voto de diferença.
Vejo que a virose está espalhada nos políticos de carreira. São tantas as falcatruas e surpresas de mais desmandos, como esta decepção dos Jogos Olímpicos, maculados que estavam pelo doping dos atletas russos e agora pela constatação da compra da vaga das Olímpiadas no Brasil, que na próxima eleição a vida ilibada do candidato vai ser decisiva porque não vai faltar investigação e denúncia sobre todos os candidatos certamente.
Este estado de coisa é bom e alentador, pois a inércia pela perda da capacidade avaliar atitudes nefastas, corruptas e de incompetência para governar nos levaram ao estrangulamento na condução dos objetivos da nação.

As próximas eleições uma oportunidade de virada, ela só virá com a instalação de um Poder Constituinte Reformador para rever os equívocos destes últimos trinta anos, principalmente quanto à estrutura do Estado e descalabros dos privilégios na administração pública, concedidos desavergonhadamente,  aos políticos em todos os níveis. O Partido que melhor identificar o que deve ser reformado e fizer disso sua plataforma de campanha, terá melhores chances se o candidato tiver uma mínima confiabilidade. Chega de blá...blá... Cartas na mesa. Muda Brasil para o bem das novas gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário