Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Fecha o cerco aos políticos!

  São 11 atingidos neste final do calendário de 2017 por decisão do STF.

O tempo esquentou no STF, com o Ministro Barroso batendo, na mesa: "Precisamos virar este jogo para termos um novo país. Aquele da  ética praticada por todos!!!


Um bom presente de virada do ano a intensificação das punições aos políticos. Paulo Maluf após três décadas se vê preso bem antes do Natal, presente de grego deve estar dizendo. Como Adhemar de Barros, copiou o “slogan”  - rouba mas faz. São 11 os atingidos neste reta final do calendário de 2017, por decisão do STF.
A engrossar as fileiras outras tantas descobertas de falcatruas, deu-se a confirmação do “Cartel das Rodovias e Metrô", envolvendo vários  estados e as cinco maiores empresas do ramo no país, sendo o de maior volume São Paulo.
Gilmar Mendes que acaba de atender pleito do PT e OAB,  proibiu a condução coercitiva de suspeitos. Tema profundamente polêmico,  pois afeta o sagrado  direito de ir e vir do cidadão. No afã  apuratório de ver tudo esclarecido, sem a oportunidade do escamotear das provas - aplausos. Entretanto temos que cuidar também do excesso das autoridades que podem levar a arbitrariedades com consequências irreversíveis, uma vez que a prisão, via de regra com exposição circense como vemos, além de passível de truculência pode nos levar a atos de exceção grave, descaracterizando o princípio maior da democracia - “ da submissão a lei”.
A minha experiência de policial militar sendo de 32 ano, vinte e dois deles na função de liderança e mais onze do intenso advogar, recomenda cautela. Hoje temos facilidade nos meios de prova pelo registro tecnológico, via internet. Vimos o cruzamento de dado bancários  internacionalmente. Temos o instituto da delação e tantos outros meios, de sorte que o cerceamento da  condução coercitiva, vai exigir mais pesquisa prévia para depois sim, efetuar-se a condução dos envolvidos antes as provas colimadas.
Por outro lado, o Ministro Gilmar Mendes que ponha sua barra de molho. Notícias desta semana dão conta de contato com a JBS e outras atividades questionáveis do ponto de vista ético. O tempo esquentou no STF, com o Ministro Barroso, batendo na mesa quanto a desavergonhada interpretação e consequente manifestação facilitadora dos atos de alguns pares da casa em prol dos poderosos. Precisamos virar este jogo para termos um novo país. Aquele da  ética praticada por todos!!!
Com certeza 2018 promete uma depuração maior. Na verdade todos esperam um candidato cuja vinculação de seu êxito e  posse se dê concomitante a de um Poder Constituinte, vinculado a algumas teses específicas nas áreas que denotam desarranjos históricos, expostos seguidamente na mídia, cujo conhecimento por todos não é de hoje! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário