Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Ousadia de mudar!

No Congresso Nacional a pugna política é feroz!

Numa segunda etapa, devem ser varridas literalmente, pois representam o que há de mais atrasado no mundo. 

Que existe a necessidade de mudanças em diversas áreas do extrato social brasileiro é indiscutível. Quanto à matéria discutida agora com a proposta da Reforma da Previdência, os argumentos, inclusive de ex-governante do jaez de FHC, detectam pontos suprimidos da que fez em seu governo que devem ser revistos, pois a não aprovação à época foi malévola.
Sabemos que no Congresso Nacional a pugna política é feroz! Argumentos de incontestes  positividades para a nação transformam-se em motivo de ira da oposição, por interesse eleiçoeiro, principalmente quando se aproxima o pleito eleitoral.
O que sustenta a coerência deste transitório mandato são os resultados econômicos. A Reforma Trabalhista foi uma batalha renhida, mas apesar de algumas resistências do próprio judiciário, ela era necessária pelo excesso do protecionismo nela contida e outros aspectos não menos importantes que encareciam a mão de obra.
O gerenciamento econômico, relativo à inflação, se mostra eficientíssimo de forma a minimizar o custo do dinheiro, acenando o mercado alguma recuperação. A constatação de uma expressiva safra de alimentos mantém estável o custo deles de sorte que diminui a chiadeira dos tempos de crise da qual há sinais de recuperação.
Rejeições de vários segmentos existem, entretanto o governo faz titânico esforço pela Reforma da Previdência. O atraso na votação por quase um ano, face ao julgamento das acusações ao Presidente, proporcionou interregno em que se aprimorou o texto, flexibilizando itens de interesse dos  aposentados, de sorte que mais enxuta é submetida a votação. Espera-se pela votação ainda este ano.
Quando seccionamos a sociedade em classes, algumas esperneiam para que seus interesses não sejam atingidas, mesmo que minimamente, pois as conquistas do passado não podem ser arranhadas mesmo que de leve, entretanto o sentido conjuntural deve prevalecer.
Indiscutível que há distorções gravíssimas em vários setores da administração pública, sendo que elas devem ser extirpadas. Numa segunda etapa,  devem ser varridas literalmente, pois representam o que há de mais atrasado no mundo. Elas são frutos de uma visão obnubilada que vem desde o império, enquanto temos hoje países cujos modelos servem de exemplo, entretanto continuamos com práticas "tupiniquins" totalmente superadas.
Mudanças no Brasil haverão de ter e muitíssimas para que as novas gerações tenham uma visão com sentido comunitário de entrelaçamento do extrato social de forma que a riqueza não seja o único mote do trabalho.
Que a solidariedade ganhe espaço no coração e mente das pessoas para que não tenhamos mais esta roubalheira vergonhosamente praticada por políticos em conluio com o empresariado brasileiro, com raríssimas exceções. Ainda bem que muitos já tiveram seus pulsos algemados. Uma execração pública para todos eles, uma nódoa inextirpável por todas as suas gerações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário