Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Radares em Catanduva


"Recentemente em razão da absurda estatística  de 50.000 mortos anual,  o legislador editou mudanças severas cujos reflexos veremos no decorrer dos próximos anos.

Em 1995 foi entregue em ato público radar móvel e bafômetro a Polícia Militar que pelas ditas inovações legais negativas passaram a ser questionados, desmotivando sua utilização.


Invariavelmente, inicio minhas reflexões sobre  os aspectos adstritos a lei pela citação dos seus objetivos. Quanto à instalação dos radares em nossa cidade, inevitável aludir ao artigo 6 da lei 9.503/97 que entrou em vigor em 23 de setembro de 1997. O Código Nacional de Trânsito.
Os objetivos de uma lei se constituem no núcleo da racionalidade quanto aos fundamentos de sua implantação. Aqueles que estão no centro de todas as discussões,   na fase  de sua elaboração e aprovação.
Cinjo-me ao inciso I do artigo 6. para enumerar os seis objetivos  que a regem. A estes, os administradores, assim como todos agentes do sistema nacional de trânsito devem estar atentos que são:  segurança, fluidez, conforto, defesa ambiental, educação e fiscalização.
Ela é de complexidade que aprofundadas as análises, bem possível que tenhamos uma das melhores leis de trânsito do planeta, mas a sua implementação não se deu como o almejado, sendo que as providências benévolas, como aumento da velocidade nas vias foram implantadas de pronto , enquanto as restritivas no caso da   inspeção veicular periódica, ainda sofre resistência.
A lei foi alterada várias vezes, algumas de alto teor negativo, prejudicando o original com benesses caça voto, como soe decorrer dos atos oportunistas de políticos incompetentes. Recentemente, em razão da absurda estatística 50.000 mortos anual, o legislador editou mudanças severas cujos reflexos veremos no decorrer dos próximos anos.
Catanduva tem uma estatística colhida por mim na Polícia Militar que demonstra bem o que ocorre no trânsito: 1994 (12) 1995 (3) 1996 (6) 1997 (13) 1998 (4) 1999 (4)  -  entre parênteses, o número de mortes, sendo que a partir de 2000 volta a crescer. Estes números traduzem: 1995 modernização da sinalização; educação de transito no Jardim I e II com cartilha infantil e no fundamental 7 e 8 séries com  filme  educativo de trânsito em toda rede municipal e estadual do município. Em 1996 começou o desmonte, 1997 total desmonte do projeto,  sendo que 1998 e 1999,  a queda se deu em reflexo da intensa divulgação da nova lei.
Em 1995 foram entregues em ato público radar móvel e bafômetro a Polícia Militar que pelas ditas inovações legais negativas sua utilização passou a ser questionada, desmotivando seu emprego.
Então é assim, maus políticos não se preocupam com o essencial e sim com que faz seus nomes aparecerem e dar votos.  Gerações seguidas  formadas sob a égide da anarquia e do comunismo, confesso, está difícil de aguentar.
A fiscalização e imposição de penalidades é fundamental para o regime democrático, que prospera sob a égide da lei. Este conceito  deveria imperar em todos os níveis  da política nacional, onde reinam mentes pequenas e desprezíveis, doentes mesmo a afrontar em total desprezo a coerência e o que é pior a retidão do comportamento. Imperam sim - a corrupção,  a má educação, a falta de fiscalização a começar pelo trânsito que geram a impunidade. Em consequência o total desprezo aos direitos à vida e à propriedade e  a plenitude da anarquia quanto aos usos e costumes sociais.
Radares em Catanduva, há muito tempo há quem pede. Parabéns a sua implantação pois antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário