Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Exemplo dos Tribunais Esportivos

As decisões tem por apanágio a celeridade.

Certo é que a educação se dá de múltiplas formas – a sistemática do ensino formal, a familiar e comunitária pelas tradições e valores praticados através das gerações.


O aspecto educacional do esporte é vasto e forte, como é também de outras atividades culturais como a dança e o teatro. Aqui cito a justiça desportiva, importante desde as atitudes  do árbitro de pronto, até a imposição final da pena..
Pela  dinâmica inerente ao andamento das competições, as decisões tem por apanágio a celeridade. O árbitro apitou para o jogo, expulsou está fora. Há muitas discussões, porém a decisão é cumprida e segue o jogo.
A fase de Classificação da Copa Libertadores deste ano  foi um exemplo disso, a  citar vários jogos e times de o São Lourenço, último campeão que jogou com portões fechados porque seus torcedores se excederam no  embate final do ano de 2014.
Também, o Corinthians jogou desfalcado porque seus atletas foram suspensos automaticamente por expulsões, ante  agressões irresponsáveis e infantis e pagou caro por isso, foi eliminado.
O mias grave episódio desta edição até agora foi violência praticada na La Bombonera , estádio do Club Atlético Boca Júniors em clássico local contra o River Plate, foi exemplar – eliminação da competição. Desde o Hooligans há mais de trinta anos na Europa a agressividade dos torcedores recrudesceu e contagiou a América, por lá com suspensões dos times das competições e ação da polícia de identificar e punir individualmente os torcedores, eles perderam força e raramente aprontam.
No Brasil, condutas novas são observadas, a partir da utilização das arenas. Por duas vezes assisti a jogos do Timão na Arena Corinthians, onde vi meu nome e de meus acompanhantes fixados nas cadeiras adquiridas. Toda estrutura de vestiários e acesso moderníssima de forma que o torcedor está diante de melhorias  e e sente que  não pode continuar com a truculência de antes.
Na eliminação do Timão em 2005 derrubaram o alambrado do Pacaembu; agora jogadores e torcedores se cumprimentaram, na despedida.  Deu-se o mesmo choro, porém sem  violência.
Do Rio Grande do Sul, a iniciativa entre Colorados e Gremistas de assistirem jogos juntos que foi muito comentada e comemorada, em que pese alguns incidentes em outra parte do estádio, uma evolução.
Certo é que a educação se dá de múltiplas formas – a sistemática do ensino formal, a familiar e comunitária pelas tradições e valores praticados através das gerações; a esportiva não só em relação à área especifica que se constitui de regras de fácil assimilação e execução, com caráter de auto aplicação, mas principalmente pela celeridade de todas as instâncias de julgamento.
A competição tem prazo certo para terminar e por isso mesmo o processo somente terá eficácia se julgado celeremente, sendo este o grande legado que podemos  ao compararmos com a justiça comum, nesta também há prazos que são postergados por recursos infindos, sendo as consequências assimiladas como cultura que vem de longe.

Assim, a lógica da razoabilidade, hoje reconhecida na cultura jurídica pátria e inserida na Constituição Federal, em seu artigo 5º. Inciso  LXXVIII  e de várias  unidades federativas, veja o Artigo 111 da Paulista, fica totalmente prejudicada com sérios prejuízos ao bom ordenamento do estrado social, onde impera a impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário