Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Políticos brasileiros renegam juramento!

Defender e cumprir a Constituição, observar as leis.

Sobre Lula confirmou o que o noticiário denuncia faz tempo – o favorecimento de filhos, do Instituto que leva seu nome e empreendimentos diversos, inclusive sobre a aquisição do Sítio de Atibaia.... 



Se atentarmos ao texto que segue:  "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", veremos que ele é feito letra morta no âmbito dos três poderes no Brasil.
Confesso que tive dúvida quanto ao título desta postagem, pois poderia num único vocábulo sintetizar o sentimento corrente na sociedade brasileira neste momento – “Tristeza”.
Pelas notícias decorrentes dos acordos de delação dos integrantes da Odebrecht são 8 senadores, 24 governadores 39 deputados federais e mais de 200 outras pessoas envolvidas tiveram seus nomes encaminhados à primeira instância judicial.
O país está boquiaberto, é uma situação descomunal. Sobre o caixa dois  e desenfreada corrupção Emílio Odebrecht, o patriarca da empresa disse  - que há trinta  anos perdura esta situação endêmica da troca do favorecimento recíproco entre políticos e empresários através da doação de dinheiro a eles, em automático favorecimento e privilégios nos empreendimentos públicos.
Sobre Lula confirmou o que o noticiário denuncia faz tempo – o favorecimento de filhos, do Instituto que leva seu nome e empreendimentos diversos, inclusive sobre a aquisição do Sítio Atibaia....  
Ainda bem que eximiu de participação nesta falcatrua os governos militares, pois é corrente que os Presidentes Generais morreram sem nenhum acréscimo em seus bens, limitando todos a percepção de apenas seus vencimentos regulares.
É sabido que no México que está em petição de miséria em todos sentidos, riqueza material e moral, um único partido perdura no poder há mais de setenta anos. Estive por lá...metraladoras em veículos policiais pelas ruas, barreiras nas estradas com proteção e policiais em posição de tiro como se estivessem em guerra declarada.
Estamos quase no mesmo nível. Esta roubalheira toda com a conivente   participação dos empresários, o estágio de anomia que toma conta da sociedade desmorona tudo pelo precipício da desordem.
Reformas já...vamos dar as mãos enquanto é tempo. Prestigiar as apurações e condenações de todos os envolvidos.
O que ocorre na vida pública brasileira generalizadamente é um descalabro tal que contamina as atitudes individuais de forma que o indivíduo brasileiro perdeu a noção do razoável. Prevalece um vale tudo irresponsável a partir de associações e sindicatos que só uma percepção, a partir da  reeducação individual em todas as idades poderá reverter no médio prazo, uma década...para o otimista, a conduta do levar vantagem em tudo.
Todos os denunciados descumpriram o juramento de posse gravemente no item "da observões das leis" por serem desonestos ao manipularem a riqueza nacional ao seu bel prazer para  alcance de propósitos particulares, principalmente o da perpetuação do poder, havendo também,  o enriquecimento particular individual e da prole de alguns!
Há esperança. É só começarmos e temos a Lava Jato como pontapé inicial, senão o  Mensalão. A história cuidará melhor desse mérito. Mas há que ser em mutirão do Oiapoque ao Chuí! Com a palavra todos nós, seja nas urnas ou nas ruas! Avante Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário