Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Eleição: vem aí os debates!

Na TV Bandeirante em São Paulo, às 22 horas. 

Os privilégios dos políticos os piores possíveis. Um serviço público, caro e ineficiente suga a riqueza produzida pelo  trabalhador.   

A propósito da eleição, amanhã, teremos o primeiro debate na TV Bandeirante em São Paulo, às 22 horas, quando oito candidatos gladiarão pelas suas idéias e propostas.
Enfatizo que nesta fase na política - prevalece a discussão sobre vencer as eleições, conquistar a liderança. Empolgante sempre, fascina a plateia. Cada espectador a torcer pelo seu candidato e eles a escolherem argumentos convincentes. Lembro-me de familiares que subiam e desciam a avenida principal de Batatais em provocações diversas, entre janistas e ademaristas, nos idos de 1960. Eleição via de regra envolve paixão!
Nos anos oitenta, algumas atitudes e passagens bem peculiares, como o equívoco de FHC ao sentar na cadeira do prefeito de São Paulo, pouco antes da eleição: queimou o filme, não se elegeu, mico do qual, hoje o próprio dá risada.
Lembro-me de uma queda vertiginosa do candidato Paulo Maluf que era favoritíssimo. Voltei da Capital ante uma ascensão célere de Erundina,  há quinze dias da eleição. A diferença coisa de trinta pontos, disse a esposa – ela tem tudo para vencer e venceu. Também participei da virada de Suplicy sobre Ferreira Neto, candidato a senador da coligação de Maluf. Ia votar no Montoro que perdia fôlego, de manhã conversei com a esposa sobre a conveniência da mudança do voto. Suplicy ganhou por mais de um milhão de votos.
Eleição é assim mesmo. O candidato deve ter consistência, lastro de apoio, principalmente boa conduta e propostas reais e convincentes. No caso desta, ante a crise que afeta muitos políticos, por generalizadas acusações, a expectativa é de reformas e mudanças  profundas de quase tudo que aí está, a começar por aspectos constitucionais. A pugna será intensa, o veredicto em primeiro turno está próximo!
No Brasil de hoje, as pessoas minimamente informadas que tem acesso a internet, sabem que em muitos países, inexiste esta estrutura caríssima da máquina estatal, mormente os privilégios descabidos  para tudo quanto é lado,  além de muitas estruturas partidárias invadidas pela praga  da corrupção! Os privilégios dos políticos, os piores possíveis. Um serviço público, caro e ineficiente suga a riqueza produzida pelo  trabalhador.   
Assistamos os debates, com o crivo que nossa consciência nos indicar. Que haja autenticidade dos candidato e que se inicie bem o processo de convencimento para um pleito que faça jus aos ideais democráticos.
A sorte está lançada! Salve a democracia sem bravatas, lembremo-nos dos sábios ensinamentos desde Sócrates a Montesquieu e tantos outros mais modernos! Avante Brasil! Seu povo varonil espera por mudanças mil! Que seja agora, viva a democracia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário