Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Programa social - dinheiro sem contrapartida!


Programa social – dinheiro sem contrapartida!

O programa Bolsa Família, criado durante o governo Lula, nada mais é do que a unificação dos programas Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio Gás e Cadastro Único do Governo Federal, e tem a grande desvantagem de não vincular a benesse à contrapartida com presença dos filhos na escola, condição prevista de início. Sabidamente o incentivo ao estudo, vinculado à concessão da verba, estimulava os pais a essa atitude positiva, pois o aprendizado é deveras importante na vida das pessoas.
Temos exemplos mundo afora do desenvolvimento de países que conceberam a educação como pilar-mestre de evolução. A Coréia do Sul é um deles entre os mais recentes.
O Brasil, um país continental de usos e costumes regionalizados, haveria de ter privilegiado a educação de base, vinculando o auxílio familiar a presença dos filhos na escola, na busca da alfabetização e ensino fundamental. Anos a fio se foram e pouco foi feito neste sentido.
Entretanto os governantes deste período nefasto, como provado está, queriam mesmo é o poder pelo poder, vinte ou trinta anos seriam pouco para submeterem os brasileiros às vis e aniquiladoras propostas sem qualquer oposição.
Foi assim na educação e na política, tentaram com a imprensa pela autocensura, via sindicato do jornalista que não vingou, também a inibição do Ministério Público. Tentaram amordaçar a ambos, o primeiro logo que assumiu o governo ao induzir a liderança de que haveria de ter um limite nas críticas, uma autocensura pela classe que foi de pronto rejeitada. O segundo por lei congressual, cuja PEC-37 retirava a possibilidade de que instituições como o Ministério Público, COAF, Receita Federal, Ibama, Previdência Social, Polícia Militar, entre outros órgãos do Estado, que fizessem investigações criminais envolvendo os políticos.
Após as paralisações de 2013, com a intenção de amenizar a rejeição oriunda das ruas, ela foi votada e o resultado deveras frustrante aos detentores do poder: foram 400 votos a 9, contrários a ela. O Ministério Público seguiu firme. O resultado foi Lula e tantos outros políticos e empresários corruptos presos!
Agora, no espernear da agonia tentam fazer de um presidiário o sustentáculo da última trincheira que não existe mais. Tudo ruiu, as cadeias estão repletas daqueles que desprezaram a ética por atos do “vale tudo” pelo poder. Ele não está sozinho na cadeia! Pelo seu exemplo e tática mesmo, centenas estão presos!
A eleição de agora mostrará com quem a população está. Com sensibilidade e juízo os votos carrearam para aquele que tiver melhor preparo e estrutura para implementar, não um projeto para si ou para um seguimento, mas para os duzentos e sete milhões de brasileiros que somos! A sorte está lançada, juízo a nós todos! De minha parte prefiro quem fale em educação do que em canhão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário