Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Poucos clãs sobreviveram!


Apesar da longa ficha de acusações, Renan continua.

O que vemos, uma  tristeza pela constatação da corrupção desenfreada a que a maioria dos políticos se envolveram e uma alegria pelo resultados das urnas que expeliu pelo voto muitos deles.

Dentre muitos clãs da política brasileira, uns foram temporariamente dizimados da representação via mandato fruto das urnas, pode ser que nomeações trarão de volta à lide política, uns e outros; posto que a experiência e vínculos com os vitoriosos lhe possibilitaram esta recondução a administração pública.
Dos mais conhecidos e influentes apesar da longa ficha de acusações, Renan continua firme no Senado com o foro privilegiado a  tira colo,  ao se eleger em Alagoas. Ele está com resistência de sete fôlegos, mas não deverá ir longe. Outros também pareciam intocáveis, mas foram tantos os destituídos que não será possível sobreviver a tantas acusações, até Michel Temer, sofre várias denúncias.
A sobrevivência temporária certamente não lhe será confortável, nem a Renan nem a Temer, cujo foro está prestes a terminar. Ele terá as duas investigações que o espera e mais esta dos portos. Enquanto Renan enfrentará um Senado renovado em seu perfil. As exigências nesta nova legislatura passaram pelo crivo de bancadas renovadas, na busca de recobrar valores e atualizar a legislação para dar outros rumos ao país.
O que vemos, uma  tristeza pela constatação da corrupção desenfreada a que a maioria dos políticos se envolveram e uma alegria pelo resultados das urnas que expeliu pelo voto muitos deles.
Certamente as mudanças nas casas legislativas e no executivo provocaram um novo alinhamento de condutas a alcançar os objetivos a serem definidos, deixando para trás a cultura do conluio, pró-perpetuação no poder e mesmo com o foro privilegiado, há de se ver julgado e condenado todo aquele que incidiu em crime de corrupção.
Como já enumeramos - Jucá, Eunício, Delcídio, Dima e tantos outros foram expelidos pelas urnas. É certo o endurecimento da legislação quanto a caracterização do crime de corrupção. Sendo que o foro está por um fio tênue, certamente será restrito a poucas autoridades.
A partir de 28 do corrente teremos a decisão desta festa cívica que nos proporciona a democracia pela renovação das lideranças! As pesquisas indicam que o vencedor do primeiro turno está com a larga vantagem de 18 pontos sobre seu oponente e lhe garante o Ibope a vitória. Que assim seja! Que haja inspiração e competência para revolver valores, como prometido. Aos antigos clãs adeus!

Um comentário: