Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 19 de julho de 2015

Lágrimas que não se esquece!

Fatos que ensinam mais do que meros comentários formais em sala.

Ao deixar a Fazenda São Sebastião no município de Barrinha, despedi-me da professa Célia com quem estudara os dois primeiros anos de minha vida. Ela derramou algumas lágrimas ao me abraçar, atitude que me sensibilizou, pois era raro choro de adulto por criança, mesmo pelos pais.
Já havia recebido com curiosidade a atitude de outra professora, anos atrás quando levava almoço para o meu pai e numa estradinha. beirando a mata, dois caboclos conversavam e chamou-me  a atenção, esta parte   -  hoje não haverá aula, a escola está fechado porque o Presidente Getúlio Vargas morreu, um deles completou: a professora chorou disseram os meninos.
Também, em 1958, havia perdido minha mãe e meu pai confirmara minha ida para o Seminário no ano seguinte. Estudava  em Batatais numa escola que chamavámos popularmente pelo nome do bairro de  Castelo, 
Havia perdido minha mãe dia 7 de janeiro daquele ano. A forma carinhosa como me recebia  na entrada da sala, indagando sempre se  estava tudo bem em casa da professora  deixava-me muitíssimo reconfortado: a expressão continha as lágrimas, muito sensível ela. Era o responsável em servir  o almoço aos meus irmãos e ela sabia disso.  Com esta sensibilidade, os professores conquistaram um lugar especial no meu coração.
Também tem as lágrimas do Capitão Cezzeti   ao abraçar o Soldado de alcunha José Banana. Três ônibus eram aguardados  na máxima emoção e recebiam palmas ao serem avistados na curva ao longe. Depois de um ano retornávamos ao lar distante: era a tão esperada baixa!!! O Capitão forte e incisivo em suas ações, surpreendeu ao dedicar seu afeto ao  alegre e simplório caboclo paulista. Vi naquele gesto que  o nosso líder dedicara a ele especial atenção, o qual serviu-me  de lição de liderança, pois dentre os que se despediam  ao mais humilde de seus comandados fora reservada emoção especial expressa naquelas  lágrimas. Fatos que ensinam mais do que meros comentários formais em sala.
Um propósito dominical do registro do que vai na alma e coração. Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja. Bom domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário