Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Epílogo da Nova República

  Estamos perto do fim deste ciclo nefasto das lideranças dos últimos 30 anos.

Nada temos a comemorar quando lemos as notícias de agora: a desfaçatez tomou conta da maioria das lideranças políticas em todos o níveis; os descalabros estão por todo canto, por isso mesmo algo novo há de vir para sorte das novas gerações.

Com o Partido da  Presidente República acusado de uso indevido de verba de campanha,   do Presidente do Senado, do Presidente da Câmara dos Deputados sob a mesma infração legal por apropriarem-se de alguma forma de verba conforme denúncia na operação Lava-Jato, participando dos desmandos abjetos que indignam a todos, esta é a conclusão - estamos perto do fim deste ciclo nefasto das lideranças dos últimos 30 anos, que tantos males fez ao povo brasileiro.
Há, inúmeros políticos citados, entre os senadores e deputados e diferentemente dos empresários eles estão navegando em águas calmas sob a proteção da lei que os privilegia, enquanto aqueles são presos como se fosse possível a corrupção sem que o ente estatal o seja passivamente.  Estamos perto do fim deste ciclo nefasto das lideranças dos últimos 30 anos,
As quantias que alegam terem sido declaradas pelos partidos são escabrosas, como os são os impostos, as taxas de pedágio.  Recebo neste momento o jornal regional  e surpreso vejo estampada a manchete - viagem  mais cara. A praça de pedágio do município na Washington  Luiz tem o preço exorbitante de R$ 13,40 a partir de hoje. Em 2013, como resultado das manifestações nas ruas, não houve aumento nas rodovias paulistas, as quais estiveram tempos atrás sob investigação parlamentar que ao final anunciou a implantação da cobrança por trecho percorrido que até agora não aconteceu e dela nem se fala mais.
Coincidentemente, a mesma edição registra que R$ 131 milhões de impostos pagos pelos Catanduvenses neste ano. Ora se tudo que é administrado pelo governo é caro; se os impostos estão entre os mais caros do mundo - porque tanto dinheiro de empresários para os partidos políticos?
Há uma lista de mais de 30 mudanças  na administração pública, via  internet que não consigo discordar de nenhuma, entre elas: fim da reeleição dos cargos do executivo; apenas dois mandatos consecutivos para vereadores, deputados e senadores; redução para de 3 a 5 partidos políticos;  fim dos abusivos  privilégios aos servidores público das casas legislativas em todos os níveis, inclusive o excesso de assessores; frota e moradia e férias para políticos.
Nada temos a comemorar quando lemos as notícias de agora: a desfaçatez tomou conta da maioria das lideranças políticas em todos o níveis; os descalabros estão por todo canto, por isso mesmo algo novo há de vir para sorte das novas gerações.
Somente o exercício pleno da cidadania com o povo nas ruas poderá reverter esta situação. Os políticos estão batendo cabeça com reformas paliativas pelas metades que preservam as suas  benesses, ninguém esta cortando na carne,  nada mudará no rumo da nau a deriva chamada Brasil. É preciso um novo Poder Constituinte. A validade da Carta Cidadã de 1988 expirou. Presidente da República, do Senado e Câmara dos Deputados sob acusação - uma afronta ao povo brasileiro. Reaja Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário