Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Recomeçar pelo Poder Constituinte!

 O exercício do poder constituído no Brasil se tornou espúrio.

 Recomecem o Brasil por uma nova Constituição e com o ânimo  que  foi construída Brasília, a  Capital da Esperança. É o melhor a se fazer agora. Esqueçamos estes 50 anos. Trinta e dois partidos; Mensalão; Petrolão os símbolos maiores  da vergonhosa prática política destes tempos.


Com a Presidente da República  das contas da campanha eleitoral sob suspeitas, os Presidentes do Senado e da Câmara padecendo da  mesma acusação, o exercício do poder constituído no Brasil se tornou espúrio. Legítimo são os movimentos populares de 2013 e o do pós eleição que rejeitaram os governantes, expurgando-os de todas as manifestações.
O Brasil teve até nossos dias 7 constituições, cronologicamente assim distribuídas 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988. Após a república, a Cidadã, alcunha desta última, a republicana que mais perdurou.
Advinda de um longo período do cerceamento de direitos  e de um embate entre os legalistas e subversivos e terroristas com vítimas fatais de ambos os lados, é criticada principalmente pela sua extensão e ambiguidade, descendo ao nível,  em muitos tópicos, a matéria infraconstitucional, tornando-se ambígua e prolixa. Contemplou exageradamente pleitos daqueles que passaram na clandestinidade a praticar crimes de toda ordem que se arvoraram  em vencedores, sob o manto de uma anistia ampla e irrestrita, apesar de assinada a lei desta,  por ambas partes em litígio.
Mas esta não é de minha parte, a motivação primeira para advogar uma nova constituição. A minha motivação se baseia na revogação do número I parágrafo 4º. do artigo 60 da Constituição Federal, vigente.
Quis a providência divina que nascesse de negros e italianos; que vivesse em ambientes diversos com pessoas de todo Brasil; que desde o limiar de ser aniquilado socialmente por circunstâncias adversas de origem, já adulto tive acesso a escolas, a palácios, clubes e a volta  a terra de onde veio nossos avós, meus  e de minha amada e saudosa esposa. De lá ao despedir, repito aqui - o dono da loginha no centro de Veneza disse: tem muito bandido no  Brasil, não? Meu irmão foi assaltado ontem em São Paulo, deixou de ir ao Nordeste porque lhe disseram que era muito perigoso.
A convivência por 3 anos com todos os brasileiros de norte a sul, pois às claras que devemos ser uma Confederação; temos que extirpar o estigma de marginais a nós impingidos que impregnam a casta política, cujos  escândalos  não param de surgir.
Nos últimos anos visitei alguns estados. Em Florianópolis quase não conheci  em que país estava. Há cinco quarteirões da pousada, na periferia, uma jovem atendia as 21h num caixa de um mini mercado. Indaguei se não tinha medo e ela afirmou tranquila negativamente e completou: entraram aqui numa madrugada faz tempo, mas assalto nunca houve.
A confederação  preservaria a identidade de tantas   pessoas nas regiões de povos com índoles distintas e não estaríamos neste balaio de gato que não nos restam políticos que não sejam acusados de algum ato corrupto. À elite política só resta acusações e enquanto elas persistirem ninguém deve governar porque tudo  que decidem nesta condição é espurio. Somente um novo Poder Constituinte, hoje passado 20 anos do governos militar e 30 dos subversivos/terroristas, teria a legitimidade para reordenar novos tempos. Tirem-nos desta vergonhosa fase da história do Brasil.
Temos na verdade que corrigir vícios que vem desde o império como as mordomias em todos os setores do serviço público. Uma nova constituição deveria atingir o indivíduo no seu âmago para que voltasse ao coletivo com tal responsabilidade que o seu “EU” seria para apenas curtição momentânea de lazer e devaneios pessoais. Diferentemente do que acontece agora, ele deveria contemplar o nós.
Tanto roubo, tanto estupro, tanto assassinato, tanta grade cercando tudo, tanta droga, tanta corrupção, tantos direitos individuais, tantas autoridades omissas se servindo do esforço do suor do trabalhador, tem que ter um basta. Que constituição Cidadã é essa que aqueles que  a juram são os primeiros usurpadores do poder ao estabelecer privilégios desmensuráveis  a si próprios, não bastasse a roubalheira de que são acusados.
Merecemos medidas de rearranjo do Brasil que somente a busca dos perfis regionais deste imenso torrão pátrio poderá alcançar. Não podemos estar na mesma panela, pois somos diferente. Norte, Sul, Leste e Oeste, costumes,  cultura, índole e traços distintos que merecem contemplação ímpar.
Recomecem o Brasil por uma nova Constituição e com o ânimo  que  foi construída Brasília a  Capital da Esperança. É o melhor a se fazer agora. Esqueçam  estes últimos 50 anos.  Trinta e dois partidos; Mensalão; Petrolão os símbolos maiores  da  vergonhosa  política destes  tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário