Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 6 de setembro de 2015

Por entre mares e muros

Falar sobre os mares, uma fonte inesgotável sob todos aspectos

Consta na grande imprensa que após a emblemática queda do Muro de Berlim, em 1989, 19600 quilômetros de muros já foram finalizados e outros 20200 estão em obras.

Neste domingo, abstraio os problemas coloquiais da política nacional para abordagem  mais abrangente, com a amplitude do  alcance que os meios de comunicação permitem conhecer os problemas humanitários, em ínfimo tempo.
Asseguro-lhe que o tema já fora mentalizado anteriormente, ao fatídico caso da família síria, das trágicas mortes por afogamento da mãe e dois irmãos ainda crianças, cujas imagens  foram exibidas de pronto ao mundo.
Falar sobre os mares, uma fonte inesgotável sob todos aspectos, desde o lírico; laser; alimentar,  até o bélico. Certo é que boa parte do Lusíadas, a epopeia de Camões foi escrita sobre a viagem de Vasco da Gama às Índias, enquanto navegante. Quanto ao laser atrai milhões por todos os canto do mundo.
Em 2009, visitamos a Itália e por lá conhecemos as cidades onde nasceram  nossos avós Rovigo e Ponso, ambas  ao norte. Ali fizemos  contato com mar, na praia de Rosalina Mare e em Veneza que minha querida esposa tanto queria conhecer.
Quanto aos muros, vimos desde os escombros dos palácios dos imperadores romanos ao Coliseu, não faltaram: castelos, abadias e muralhas. Em Verona e Padova há muralhas, com largura e altura inacreditáveis, como a da  China, a mais famosa delas. Todas cuidavam que os povos que não fossem atacados por invasores, a dominá-los.
Um adendo, não esquecmos de participar  de uma missa  no Vaticano, na data de nosso casamento, às 11h. Como celebrante um padre brasileiro. Este propósito foi cultuado por muito tempo, uma expectativa íntima realizada, nos sentimos felizes.
A proliferação dos muros nos tempos modernos, objetivam igualmente impedir invasões, tanto de conquista,  como a busca extremada da sobrevivência, invariavelmente por famintos e  desprotegidos da sorte que o fazem a qualquer custo, até mesmo com o sacrifício da vida, como temos visto no Oriente Médio.
Consta na grande imprensa que após a emblemática queda do Muro de Berlim, em 1989, 19600 quilômetros de muros já foram finalizados e outros 20200 estão em obras. Eles representam o fracasso das relações humanas, ao nível internacional na solução de problemas seculares, entre povos, alguns de ordem interna, absurdos.
Eles são meras barreiras, fruto da incapacidade humana em superar problemas históricos quanto ao equilíbrio entre pobreza e riqueza, somado ao radicalismo na percepção do melhor  viver. Uns querendo se impor os outros com desmedida maldade.
Amanhã dia da Pátria que sejamos abençoados pelas melhores decisões, neste momento de tantas aflições constatadas em nosso país. Que os líderes humanos sejam iluminados por caminhos menos belicosos.
Hoje dia do Senhor!  Um bom domingo a todos na paz de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário