Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Nas asas da esperança!


Ao agnóstico, aquele que segue a trilha dos valores filosóficos.

A nós outros que professamos uma fé, sendo o Brasil ainda  constituído em sua maioria de pessoas religiosas, preponderando os cristãos, sejam católicos ou evangélicos.


Neste momento de reflexão em que comemoramos o Natal e o Ano Novo, uma pausa nos temas acirrados do exercício da cidadania para contemplar os leitores com pensamentos sobre as nossas vidas quanto aos valores que as embalam.
Ao agnóstico, aquele que segue a trilha dos valores filosóficos em que o feixe destes são embasados nos conceitos sociológicos e éticos, os quais dão a ele o norte de uma vida coerente por ser consenso dos indivíduos,  no relacionamento em  comunidade, alheio ao religioso.
A nós outros que professamos uma fé, sendo o Brasil ainda  constituído em sua maioria de pessoas religiosas, preponderando os cristãos, sejam católicos ou evangélicos, apesar do Estado ser laico. Esta  condição de seguir uma ou outra religião, mesmo fora do Cristianismo é secundária. Porque todo indivíduo que eleva sua espiritualidade com base numa crença, tem nela o referencial básico para o seu código de conduta em sociedade,  somado aos filosóficos a quem os conheça, evidentemente.
O tema proposto carece deste preâmbulo para explicitar que não há no escrito qualquer sentido de doutrinação, apenas de um pensar reflexivo sobre o que nos move rumo ao amanhã para alcançar o que queremos do futuro, embalado sempre cuidadosamente pela esperança.
É inegavel  ser esta a conduta do otimista que, em princípio, constitui um predicado, pois o pessimismo não nos leva a lugar algum. Se resumirmos os escritos sobre condutas que levam os indivíduos a alcançar seus objetivos em vários aspectos da vida  não fugiremos muito deste rol de valores positivos que sustentam a chama da realização: fé, amor, honestidade, caridade, humildade, verdade, intrepidez, coragem, resignação, gratidão, perdão, solidariedade, alegria,  dedicação e perseverança.
Tem pra todo gosto, sendo cada termo um conceito que acrescenta no sentido do bem - se o praticares, invariavelmente serás feliz, pois alcançarás seus propósitos. Cada um deles é um pote onde podes buscar consolo, reconforto, energia e força para continuares na busca do objetivo traçado ou recomeçares, em todos os campos da vida.
Mire bem estes valores e se afaste do mal. Voe nas asas da esperança, os pratique e sua vida melhorará. Sejas perseverante e bom, vale a pena!
Feliz Natal e venturoso 2016, na paz do Senhor, a todos nós. Esperança e luta sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário