Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 5 de dezembro de 2015

Rumo ao Mogi Guaçu!

Jogar bola, pescar, nadar para nós meninos virou uma rotina boa.

A saudade da cidade natal foi superada por diversos atrativos da vida campesina, conforme consignado nestes registros dos anos de minha infância querida.

Das terras dos Tostes na Santana do Estreito o destino foi  o município da Barrinha, na fazenda São Sebastião dos irmãos Orange, onde já estava uma outra irmã e cunhado, Nica e João de numerosa família. A missão formar café.
O rio Mogi Guaçu, na região é sinuoso, em terreno plano, em consequência no tempo das águas como se falava,  invadia as margens, formando grandes lagoas. As notícias de "maleita" deixaram meu pai preocupado e desanimado, entretanto decidira mudar e incentivado pelos tios , lá fomos nós.
Pouco me lembro da viagem, ela foi em caminhão aberto  e sem  contratempo. Não queríamos esta mudança, pois somos Batataenses e 80 Km era muita distância naquela época, tanto que pouco vimos nossos familiares nos dois anos e meio que por lá vivemos, ou mesmo nenhuma vez. A exceção foi o avô Eugênio, acompanhado dos tios Palmira e  Jacinto que nos visitaram.
Na fazenda, fomos morar bem distante, nas duas últimas casas lá nos confins da invernada, divisa oposta à  colônia. Os Orange eram patrões do nosso tio Geraldo, funcionário querido no açougue em de Ribeirão Preto, um dos maiores. Ele colocava os familiares, carentes se serviço à época.
Nos instalamos em uma das casas, distante uns 400 metros dos tios, com a missão de com eles formar o cafezal. Foram tempos de convivência familiar  pacífica e amorosa. Desafiadores quanto a missão dos pais, porém de muitos atrativos a nós meninos, entre os 8 e 10 anos, a interagir na convivência com primos da mesma idade.
Havia um rio,  um ribeirão e um córrego de onde se tirava água para beber, lavar roupa e regar a horta. O poço, tipo tanque dispensava a cisterna e todo aquele esforço físico que atormentava minha mãe.
Jogar bola, pescar, nadar para nós meninos virou uma rotina boa. Tempos vividos com muita intensidade, cujos acontecimentos principais narrarei, a frente  A saudade da cidade natal foi superada por diversos atrativos da vida campesina, conforme consignado nestes registros dos anos de minha infância querida.
A todos que já se habituaram visualizar as postagens amenas dominicais, uma semana repleta de felicidade.  Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja. Que a paz de Cristo recaia sobre nós, inspirando-nos na busca de uma sociedade justa e solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário