Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Uma semana decisiva!

Nefasto legado do vale tudo, desde que se mantenha o poder.

Tem este gigante amado por seus filhos, a oportunidade de rever a sua negativa história destes últimos anos e revertê-la enquanto é tempo o seu rumo, pois o que se vê é muito triste.


Tão importante quanto a sessão plenária da Câmara Federal do dia 17 de março último quando o Brasil parou para assistir a votação da admissibilidade do Impeachment da Presidenta Dilma será a sessão da próxima quarta-feira, quando o Senado, também votará  a mesma condição para a continuação do processo somente que agora por um número reduzido de parlamentares  senadores  e com uma condição menos favorável  ao governo que é a maioria simples.... O placar do Estadão dá 50 pró e 20 contra, o impeachment da Presidenta, portanto o afastamento é certo.
De outro lado o Supremo Tribunal Federal  decidiu pelo afastamento das funções o Presidente da Câmara Federal  de sorte que dois dos principais agentes dos desmandos atuais que se constata estarão fora do ringue. Renan que preside o Senado poderá ser o próximo, pois acusações de corrupção não lhe falta, são inúmeras.
O momento converge para uma situação de reflexão das autoridade quer sejam políticas, judiciárias, eclesiásticas ou mesmo da lideranças das instâncias informais da sociedade de que o Brasil, precisa se livrar desse nefasto legado do vale tudo, desde que se mantenha o poder.
Ao folhear a constituição vemos no seu início, bem ali na primeira página que tenho aberta “ todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição”.
Antecedendo o parágrafo vemos o registro dos valores, donde destaco: a dignidade da pessoa humana.  Milhões de brasileiros nas ruas de todo o Brasil ao expelir de seu meio quaisquer político, decretou que suas condutas os tornaram indignos de liderá-los. Esqueceram-se de serem dignos no uso do mandato popular.
Com certeza uma reflexão da condenação de boa parte da liderança política no Mensalão que é apenas um filhote do Petrolão. Tem este gigante amado por seus filhos, a oportunidade de rever a sua negativa história destes últimos anos e revertê-la enquanto é tempo o seu rumo, pois o que se vê é muito triste.

O povo deve permanecer nas ruas, não só isso - produzir  projetos pela via do exercício direto da democracia em todos os níveis, como foi o caso da lei da ficha limpa. A participação popular é fundamental para o acerto da liderança. O país é de todos nós e não dos políticos, sejamos vigilantes e atuantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário