Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 21 de maio de 2016

As travessias da vida II


A resignação, a perseverança, a honestidade, a gratidão, a coragem – regadas pela alegria que flui do amor é o melhor remédio a todos os males físicos e mentais!

Faz-se necessária uma  introdução, mesmo que atrasada, por ser já a segunda do título. Ocorre que estes são os cinco anos de chumbo de minha vida. Agradeço a Deus sempre pela forma como cheguei ao ocaso deles, sendo que as nuances das etapas ano a ano foram de sobressaltos, como   num bungee jump - o saltar da ponte e não saber até onde vai a ponta da corda, muitas vezes tive a impressão de que daria com a cabeça nas pedras, não rumo a morte física, mas sim ao exaurir dos meus sonhos de forma a não ter nenhuma chance. Horrível esta sensação continuada dos 14  aos 19 anos.
Consigno que será uma lembrança carregada da mais pura emoção e se vou esmiuçar alguma etapa e que se alguém for se retratar a elas como referência ou em si próprio que não haja dúvida quanto ao crivo fiel e verdadeiro de todo meu escrito biográfico e que o faço como agradecimento e reverência ao esforço premiado pela providència divina. Se ao agnóstico basta o conhecimento do expectro social para uma vida ética e feliz; a mim, os ensinamentos cristãos praticados sem o fanatismo do beato estremado, mas como pano de fundo a permear meus pensamentos e atos, sendo  o continuado pensar e acreditar neles, não tenho dúvida, o esteio principal de minha morada e vincência até os dias de hoje.
As postagens não sei quantas desta etapa, fluirão em escritos não mais que duzentas palavras, exceto esta primeira pelo necessário preâmbulo. Domingo é dia de reflexão e descanso e assim procederemos com textos exíguos. Que o conhecimento das passagens, comuns a vários companheiros de jornada que tive nos meus dez anos de alojamento,  assim somo os deles aos meus. Se os nominasse daria um conjunto da prova  que: a resignação, a perseverança, a honestidade, a gratidão, a coragem – regadas pela alegria que flui do amor é o melhor remédio que há a todos os males físicos e mentais.
Vamos aos fatos - estudei somente dois meses em escola estadual na segunda série do ginásio em Batatais, após deixar o seminário. Era obrigatório um uniforme caríssimo para as nossas posses e lá vou eu. Também era longe, do outro lado da cidade, minha madrasta com oito pessoas para assistir, incluindo um bebe, evidente que se visse em dificuldades.
Dois meses foram suficientes para que me encontrasse, circulando no entorno da escola, pensando o que seria do meu futuro sem estudo, uma situação que não desejo para ninguém. Não conseguia voltar à escola na parte da tarde  e participar das atividades esportivas que tanto gostava pelas obrigações que meu genitor me impunha.
Por uns dias me vi no entorno do colégio matando aula, o que jamais fizera, pensava no que seria de minha vida sem os estudos. Veja o "giro da roda gigante encantada da vida" pois aconteceu que 17 de fevereiro de 2014, ao completar 67 anos, lancei nesta mesma escola, hoje centro cultural que ainda preserva salas nas condições que estudávamos, inclusive carteiras – o livro Tributo a um Herói em homenagem ao Cap PM Alberto Mendes Júnior, morto por guerrilheiros no Vale do Ribeira em 10/05/1970. Familiares e amigos reunidos, foi muita emoçionante. Ao visitar o prédio e ver a sala preservada, sensação de lágrimas, somadas às do tempo de estudante. Na próxima postagem, já deixei a escola e estou carregando lata como servente de pedreiro.  Até  domingo!
Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja. Invoco bênçãos divinas a todos familiares,  que compartilharam conosco as dificuldade da orfandade. Seja a solidariedade  o apanágio da vida e parceira de atitudes cidadãs justas para todos. Bom domingo na Paz de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário