Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 1 de maio de 2016

O seminário em minha vida!

Somos eternamente reconhecedores do bem que nos fizeram.


A vida é uma sucessão de fatos que não dominamos em parte, os quais dependem  de uma intuição que brota em nós, sabe-se lá por que fonte de impulsos. Ela aflora de forma enigmática a nos induzir a iniciativas ou mesmo vão de encontro a acontecimentos e fatos que se sucedem ao acaso, a constituir a história sinuosa de nosso viver.
Nesta etapa, órfão coincidiu ir para o estudo religioso, reconstituída a família o deixei. Pergunto-me para esclarecer - quisera eu deixar aquela instituição? Não porque adorava estudar. Contingências do momento foram determinantes: falta de renovação do enxoval; apoio ao pai e perda temporária, nas férias, dos ritos praticados na clausura.
Certo é que sai, sob o risco de nunca mais estudar. Felizmente reencontrei-me com a escola passados seis anos. Confesso que um pensar fixo de que isso aconteceria, foi a ponte em mim que esteve para ruir mas isto não aconteceu.
Quanto ao seminário em minha vida, evidente que a pureza do relacionamento naqueles dois anos foi um sustentáculo interior do acreditar no ser humano. A perda da mãe proporcionou esta etapa de vida a mim e por mais de sete anos a duas irmãs em colégios de irmãs religiosas. Somos eternamente reconhecedores do bem que nos fizeram.
No seminário aprendi muito, o estudo da história sagrada; alguns conceitos passados com uma convicção da qual jamais me apartei - deixe que o Senhor opere em sua vida, não faça longos planos; nesta dimensão humana somos reles mortais, do pó viemos e a ele retornaremos cuide da alma. Todo pensar imbuído dos conceitos das tábuas de Moisés...a turbulência da travessia do deserto e os ensinamentos deles deduzidos – amar a Deus, ao próximo, honrar  pai  e mãe, enfim um feixe de valores que não tumultue a vida do outro para que a coletividade tenha paz. Este é o resumo daqueles dez preceitos.
Ao viver uns anos sozinho, quatro deles desgarrado totalmente da família, os ensinamentos foram fundamentais para que fizesse minha própria travessia. Quem não tem valores referencias de vida, passa ao léu e errante. Não vai a lugar algum por não saber para onde ir.
 Renovo meu testemunho: dois anos no seminário – nada de negativo a lembrar. Eles somados aos onze da infância campesina, muita energia positiva emulativa pela vida afora. Domingo reservado a reflexões.  Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja e que tenhamos um viver justo e solidário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário