Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 25 de junho de 2017

Tempos acadêmicos temporários - conclusão!


Todos os professores eram excelentes. Lecionar na APMBB distinguia os mestres pela excelência do ambiente ali reinante e repercussão no meio escolar.

O curso preparatório existiu na Polícia Militar de São Paulo até o ano de ......, ele é similar ao das Forças Armadas. Além de propiciar o estudo ao nível Médio, servia de ingresso à carreira militar. Uma vez aprovado, o aluno ingressava no curso de formação, com a vantagem de ter assimilado em tenra idade os valores intrínsecos da profissão. A nós, praças, uma grande oportunidade de alcançar o oficialato e chegar ao ápice da carreira. A enculturação dos valores aos jovens civis era entendida por muitos como situação ideal para uma dedicação total aos misteres profissionais. 
Este é um registro da história vivida para que não se perca no tempo detalhes vivenciados que registram uma forma de viver com as ferramentas da época. Quando há pouco folheei páginas e páginas em manuscritos dos bancos escolares me vi imaginando o que ocorre hoje com a modernidade tecnológica, aos discípulos destes tempos. Assim, um parâmetro à comparação da mudança dos tempos. Valeu todo o esforço do registro que disponho! Muita emoção reviver os ensinamentos daqueles dias.
Em continuação desta fase estudantil de minha vida, concluo o ciclo correspondente ao 2º. grau - à época, uma mudança da denominação de Científico para Colegial. Como anunciado, tive o ânimo de apostilar as matérias de ensino geral que seguem com o primeiro nome dos Professores: Português, Pedro, homenageado ao final do curso por indicação dos alunos como o melhor dentre todos. Sexagenário, poliglota, com uma didática ímpar, tinha a humildade de na primeira aula liberar aos alunos perguntas, com a observação de que se não soubesse, traria a resposta na próxima aula. Analisava as questões apresentadas nos radicais - grego, francês, latim, inglês, uma sumidade em conhecimento e postura impoluta. Um alemão que nos ensinou o conceito de Estoicismo e muitos outros. Fizemos justiça ao escolhê-lo para a homenagem de melhor professor do ciclo, dentre tantos  ótimos mestres – fui um dentre outros a indicá-lo!
Todos os professores eram excelentes. Lecionar na APMBB distinguia os mestres pela excelência do ambiente ali reinante e repercussão no meio escolar. Segue com o louvor merecido dos educandos o currículo e respectivo professor das matérias pertinentes ao ensino público de 2o. grau:
English - Cestini; Filosofia – Renato Grisi; Psicologia - Cruz; Matemática – Seisem;  Física – Ciro; História Geral – Bueno; Geografia – Luís; Química – Emir; Francês – Luiz.
Além destas matérias curriculares, tivemos Instrução Geral, Ordem Unida e Tiro. Também os Comandantes de Pelotões passavam orientações diariamente, sendo que nesta fase o do pelotão que pertenci: os Ten. Guaraciaba e Picerni. Guaraciba vez ou outra conversava comigo sobre o episódio de Registro quanto ao combate aos terroristas. Picerni, apesar de ter a minha idade ou menos, aconselhou-me sobre fato ocorrido com familiar que estando disponível por não fazer exames, pude resolver com apoio do Centro de Operações e do Batalhão Tobias de Aguiar. A todos fiquei muito grato. Foi uma busca incessante por cinco dias, com final feliz!
As turmas de 1975 e de 1974 são caracterizadas por seu elevado número e uma miscigenação intensa de alunos civis e militares. Meninos de 16, 17 anos lado a lado de praças experientes, soldados, cabos e sargentos com até seis anos de serviço. Também a Academia sabemos passou por revisão de ensino e de interpretação da atuação profissional. O Comandante do Corpo, recém-falecido, à época era o Capitão PM José Alves de Carvalho - tinha nos alunos a menina de seus olhos. Ex-praça, formado em Direito, era um verdadeiro pai dos alunos e ai de quem pisasse na bola com eles. Nesta tônica, transcorreu o curso sem esquecer os excelentes Comandantes da Escola no período. Esta fase dita preparatória transcorreu muito bem. No meu caso o ápice de um sonho, sonhado e acalentado de um dia poder estudar regularmente. Vejo que por isto mesmo guardo como verdadeiro troféu de vida os ensinamentos desta época, absorvidos nesta excelente Escola, a APMBB.
Muito teria a dizer, porém a limitação de espaço me faz concluir com um abraço comovido os colegas da Turma de Aspirantes/75, pelo excelente tempo vivido, com tantos quantos me relacionei nestes dois anos, de 1971/72. Hoje tão bem representados pela ATASP/75.
Domingo, dia do Senhor! Àqueles que acreditam reservado ao descanso e a ele dedicar meditação fortalecedora pela energia positiva próprias ao ato. Que Ele seja louvado, para sempre louvado seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário