Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 15 de março de 2018

Prisão de Lula, salve a democracia!


A ascensão dos trabalhadores atiçou a chama da perpetuação no poder

A democracia, apesar da dificuldade de alcançar seus ideais, é um regime de profunda justiça pela igualdade de todos perante a lei.

Há tempos não me refiro a Lula e tampouco a outros acusados e presos por corrupção. Vejo que a justiça, através dos quadros atuais de juízes e desembargadores tem dado mostra ao otimista de que devemos continuar acreditando que o bem vencerá o mal.
 Quem conhece a base da dominação dos povos pela guerra de conquista para expansão dos territórios, sabe que uma das formas da vitória se efetivar por longa data é convencer o gentio dos novos valores. Os romanos obrigavam os dominados aprenderem o Latim. Eles também formatavam o esquema de cortes de julgamento, assim das ruas para o acesso às cortes pelos  populares, deu azo ao acompanhamento por terceiro que falasse a língua dos julgadores, originando o advogado – “aquele que auxilia na interpretação das leis e fala em nome do constituído”.
A ascensão dos trabalhadores atiçou a chama da perpetuação no poder, sendo anunciado que o projeto  seria de pelo menos de vinte anos. Então a choradeira no sopé do STF faz parte do plano, em ato final de misericórdia a contemplar uma possível reviravolta com a candidatura do já condenado ex-presidente.
Tudo muito triste, não bastasse as ilegalidades praticadas; o lobby  dos apaniguados do poder é fortíssimo. Ele deriva da prioridade que os políticos dão a si mesmos, assim eles foram aumentando o time. Hoje são 35 partidos constituídos e  outros 30 em processo de registro. Em recente reforma política, um item que  foi efetivado de pronto - o aumento da verba para a campanha eleitoral de 2018, aqueles de reestruturação vão ter vigência a partir de 2020.
Desta forma olhando para o próprio umbigo, eles não querem Lula preso, mesmo com tantas denúncias comprovadas. Mesmo diante de um julgamento em segunda instância com a condenação a 12 anos de prisão, fazem pressão por todos os  lados para não ver ruir o castelo de ilusão, construído a partir da ação de outros que debelaram a inflação, assumiram o poder transmitido pelos militares com respeito a lei da anistia que contemplava ambas as partes.
No afã antidemocrático da perpetuação no poder vilipendiaram as leis, fazendo da coisa pública, “coisa nostra”, em verdadeira ação devassa. A democracia, apesar da dificuldade de alcançar seus ideais, é um regime de profunda justiça pela igualdade de todos perante a lei.
Que sejamos democratas e aceitemos com altivez o que nos atinja face aos nossos atos, mormente os detentores do poder. Lula preso, uma consequência de seus ilegais atos. É só isso que está acontecendo.
A prisão não desejo ao humano, nem a ele. Mas a lei deve ser cumprida para que haja possibilidade da convivência democrática. As novas gerações merecem ver a lei cumprida nos seus estertores. Lula preso, salve a democracia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário