Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 7 de março de 2018

Resenha da semana


 Pinceladas em assuntos diversos!

Barroso autorizou quebra de sigilos no inquérito dos portos. 26/02/2018

Há alguns anos difíceis imaginar na quebra do sigilo de ação em que estivesse envolvido o Presidente da República, como é o caso que se estampa em veículo de jornal de grande circulação, como este. Costumo citar o ato heroico de Denise Brossard juíza que algemou em sua sala todos o bicheiros do Rio de Janeiro. Agora temos a lei da Delação Premiada que escancara as falcatruas de quem quer que seja. Desde o Mensalão a relatividade dos atos de corruptos e corruptores quanto ao rigor da apuração ganharam dimensão de maior comprometimento das autoridades judiciais, coadjuvadas  pela intervenção da Polícia Federal e organismos internacionais das agências bancárias. Uma luz no fim do túnel. O caso dos portos, espinhoso para Temer. O futuro dirá!

Recuperação se espalha e chega a 62% da indústria. 27/03/2018

A economia segura a onda da negatividade que se vê na política e em outras áreas da vida nacional. Em que pese a taxa de desemprego ter cedido muito pouco, diversos índices econômicos dão um alento quanto a recuperação do país. Eles derivam do acerto da equipe econômica, o recorde de produção no campo, a Reforma Trabalhista que sepultou práticas fundadas em conceitos septuagenários. A queda da inflação; da Taxa Selic, dos juros alimentou um lenta recuperação que atinge 62% da indústria nacional, detectou o IED-Instituto de Desenvolvimento Industrial, conforme dados do IBGE!
Sindicatos contra o trabalhador. 28/03/2018

 O país foi transformado num paraíso dos sindicatos, sendo que notícia recente registrou dezessete mil deles em solo pátrio. A força que dispõe nos bastidores do poder é descomunal, assim gozaram do privilégio do desconto em folha de um dia salarial anual do trabalhador. Em Catanduva, vários clubes sociais fecharam as portas, à exceção do Clube de Tênis que não sucumbiu os outros lutam  com enormes dificuldades, enquanto se multiplicam as sedes sociais-esportivas sindicalistas. Enumero: Rurais, Bancários, Metalúrgicos, Municipais. Eles não se conformam que esta teta secou pela reforma trabalhista, então estimulam a desobediência à lei pela adesão em assembleia ao pagamento da taxa sindical, extinta.

Imóveis de José Dirceu no valor de R$ 11 mi vão a leilão em abril. 01/03/2018

Gostei do pensamento do filósofo francês Luc Ferri, nas primeiras páginas de: A Revolução do Amor, assim expressa – “o otimista poderá ser  um imbecil, mas  o é feliz, enquanto o pessimista poderá o ser igualmente, mas infeliz”.  Poucos acreditariam que os detentores do poder seriam um dia condenados. Confesso que tive motivos para acompanhar os fatos de nossa liderança política e os acompanhei e acompanho. Saber das condenações desde o Mensalão até a Lava Jato. Ter a transparência dos julgamentos do STF e notícias instantâneas das falcatruas nas hostes do poder. Um privilégio que o otimista são de corpo e alma curte com pesar, desejando que em futuro próximo as gerações terão a certeza,   de que o crime não compensa!

Copa do Mundo de Neymar começa hoje. 03/03/2018

Confesso não assistir campeonatos estrangeiros, para não perder o prazer de fazê-lo em relação ao esporte bretão nacional. Excepcionalmente vejo um ou outro de excepcional chamamento como o Real e o PSG. Acompanhei a contusão de nosso principal astro que não participou da final. Hoje, não participo da euforia brasileira quanto a primazia do futebol praticado, principalmente quanto a parte defensiva. Se no ataque temos feras,  o mesmo não acontece do meio para traz. O jogo de ontem demostrou isso que já foi visto nos 7x1. Fracos os três defensores brasileiros do PSG e Seleção. Quanto a Neymar, apesar dos seus 26 anos, ainda não alcançou a maturidade de proteger-se do azar. Com 3x0, num jogo ganho na disputa nacional francesa, contundiu-se num esforço defensivo  - com o maior rival a sete dias. Pior ainda o técnico que não lhe preservou. Viva o Brasil sempre!, Ganhar a Copa é outra questão. Tomara...otimismo!!!

Elite de servidores paga menos imposto. 05/03/2018
Há reincidentes notícias sobre os privilégios de servidores públicos vinculados a vantagens descabidas que elevam os vencimentos a patamares descabidos e pior com a primazia de não incorrerem em desconto de imposto de renda. Eles estão todas as carreira, sobretudo entre os políticos e o judiciário. Assim a matéria registra que entre os membros do Judiciário, Ministério Público e dos Tribunais de Conta, em 2016, 844 bilhões de reais não incidiu taxação de imposto de renda. É sabido que a fuga do leão se faz como der e a forma de maior incidência são nas vantagens salariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário