Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 14 de abril de 2018

Rendição ao ícone do Socialismo!


Hoje ele padece da execração pública

À época fez sucesso como  líder sindical, tornando-se num ícone internacional do Socialismo. Com isso passava a ideia de um Brasil democrático e encantou a muitos,  mundo afora.


Ícone do Socialismo! Um título representativo ostentado por décadas, em função do qual granjeou projeção imerecida que o conduziu a cargo para o qual estava totalmente despreparado - a Presidência da República Federativa do Brasil. Hoje ele padece da execração pública,  no cárcere da Polícia Federal em Curitiba. Não, sem antes, promover um alarido por quarenta e oito horas que resultou na sua condução sob vara, ao cárcere!
A síntese do título diz tudo e não precisaria muitas linhas para reconhecer que todos que disputaram e chegaram ao Palácio do Planalto nestes últimos 30 anos estavam no palanque das “Diretas Já" ou na trincheira da luta armada”, à exceção de Fernando Collor, deposto por “Impeachment” no meio do mandato.
No  caso específico do ex-Presidente Lula condenado por infames crimes, pelo seu perfil de coragem e astúcia, à época fez sucesso como  líder sindical, tornando-se num ícone internacional do Socialismo. Com isso passava a ideia de um Brasil democrático e encantou a muitos,  mundo afora.
Porém para quem o conhecia bem, o discurso marcado por cenário pomposo nos jardins de palácio em Paris, no qual alegou nada saber sobre o escândalo do Mensalão, foi  deslavada falácia, pois os políticos principalmente, sabiam que sem o aval dele - ação de tal natureza e abrangência, jamais seria desenvolvida, por ninguém?!
Na mesma época, a revista Veja estampou na capa a imagem de Lula com a chamada: “Ali Babá e seus quarenta ladrões”. Uma verdade comprovada com o tempo que produziu esta prisão porque ele e seus asseclas, não pararam ali, havia a Lava Jato já nos seus primórdios. A ladroeira nos Correios, foi apenas a ponta do iceberg. Hoje está preso e indiciado em vários processos de corrupção quem em 2002, teve o apoio dos brasileiros.
As eleições estão próximas, mais importante  que a prisão de Lula será a proposta da revisão da Carta Cidadã, pois os valores que a embasaram  há trinta anos atrás estão superados.  Dela resultou um excesso de direitos que descompensou a balança do “direito-dever”. O pleno exercício do direito se faz quando exista a compensação na prática proporcional aos deveres da cidadania, incontestável, a máxima e neste quesito, ela deixa a desejar. Haveremos de melhorar.
A modernidade da comunicação proporcionou a interação pelos meios audiovisuais e redes sociais, onde os fatos são divulgados de pronto. Também a informática, igualmente viabilizou bancos de dados que são tormentos para corruptos. De forma que conceitos  e estruturas administrativas de  trinta anos atrás, caducaram, devem ser revistos.
Mesmo considerando a imensidão de nosso território, muitas estruturas administrativas não se justificam mais. Muitos hábitos que caracterizam regalias do agente público, da mesma forma devem ser suprimidos.
Que se adeque o país, conforme exigências da população: chega  de privilégios, atos retrógrados e desonestos do homem público. O país precisa da adequação deste setor quanto ao humano e  estruturas de serviços. O anacronismo de alguns segmentos, estruturas e a corrupção generalizada da classe política apequenou o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário