Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 30 de junho de 2018

Lula solto, ilusão!

Tenho  sua liberdade como mera ilusão. 

A transparência vivida dá fôlego à democracia porque as intenções escusas passam por decisões que se tornam públicas”.Chega de enganação. Por um novo Brasil". 


Depois de diversas decisões no sentido de confrontação interpretativa da decisão do próprio STF de que a prisão após decisão em segunda instância é possível, ganha corpo os argumentos de que  o ex-presidente preso será solto e passível de concorrer nas próximas eleições. Entretanto o cipoal legislativo, possibilita interpretações das mais diversas, ocorrendo em consequência que depende mais da tendência do julgador do que do texto da lei, a maioria dos votos no final são controversas, dependendo caso a caso daquela opinião interpretativa de momento que as vezes contraria opinião particular já emitida do próprio votante. Mesmo assim dada a solidez do tribunal que condenou Lula e derrotas no STF, tenho  sua liberdade como mera ilusão. No mínimo usará uma tornozeleira que não significa liberdade e pior que isso absolvição!
Desta forma sob os holofotes de duzentos milhões de brasileiros, novos embates são esperados. José Dirceu e outros tiveram o beneplácito de serem soltos, mas o Juiz Sérgio Moro já determinou o uso da tornozeleira, menos mal. A contrário senso da decisão plenária que julgou viável a prisão após julgamento em segunda instância, tentam flexibilizar  a condição carcerária pelo uso da tornozeleira, pelo menos não deixa de ser preso.
O caso de Lula volta a plenário para que se reveja decisão da prisão dele, porém ontem o Ministro Alexandre de Morais decidiu que a remessa àquela instância é plenamente viável e pelo recesso do Tribunal, seu caso será apreciado somente em agosto, se extraordinariamente entrar pauta da qual não consta.
A população indigna-se cada vez mais, pois de  chacota em chacota, nas redes sociais direcionadas aos ministros da suprema corte, ora  um, ora  outro homem da capa preta dá sua escorregadela deixando no ar que tem preferência a este ou aquele líder, o que é defeso legalmente.
Difícil está para os políticos em seus níveis de disputa, com as denúncias incidindo sobre seus atos de corrupção por todo lado. Concentrados nos seus interesses eleitorais, sair desta “barafunda” em que se meteram, o Nó górdio”.
Emiti comentário sobre o tema “Lula solto” que transcrevo, na íntegra: “Lula Solto” Jornal O Estado de São Paulo – 29/06/2018  “A transparência vivida dá fôlego à democracia porque as intenções escusas passam por decisões que se tornam públicas”. Em que pese o alto nível de dificuldade na interpretação do direito, a imprensa se encarrega da análise objetiva dos fatos que chegam aos indivíduos. Salvo veículos compromissados, a maioria esmiúça legalmente as decisões de forma que o senso popular possa avaliar as mutretas. Tempos atuais: muitos presos, uma ação popular que dificulta a vida de muitos políticos: "A Ficha Limpa". Que copiemos países modernos numa "Nova Constituição". Chega de enganação. "Por um novo Brasil". 
Sigo em observações nesta postagem, pois compartilho com os poucos leitores, expressando um anseio legítimo de ver um Brasil renovado de verdade, ante ao repúdio que foi constatado a todos políticos e entidades de classe pelo povo nas ruas em 2013. Ali ficou evidente a necessidade de uma “Nova Constituição” e renovação da classe política. Com esta mensagem alguém poderá angariar o apoio popular, sem ela ficará tudo como está. Sem chance da verdadeira mudança!!! Lula solto, ilusão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário