Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 2 de junho de 2018

Ressuscitemos a empatia!

Lembro-me dos vikings, apresentados no cinema

Pior produzir riquezas, roubar mesmo, com o fito de se aparelhar com armas,  como estratégia que alavancasse a causa que cingia à implantação da ditadura do proletariado no país.


Poderia divagar sobre este tema de diversos liames  pois trata-se de sentimento nobre impulsionado de nosso interior de forma a não suportar o sofrimento, a injustiça e o desprezo ao próximo.
De criança e pré-adolescente lembro-me dos vikings, apresentados no cinema em versões como grupos de navegantes saqueadores a importunar tripulações de passageiros e barcos comerciais em rotas distantes a transportar riquezas, tornando-se os terrores dos mares, deduzindo-se que eram pessoas violentas e maldosas, sobre as quais tínhamos asco.
Não foi longe e tivemos a nossa porta os “terroristas”, indivíduos acima do bem e do mal, que se intitulavam defensores dos direitos populares e por esse mote pegaram em armas decididos a sacrificar quem bem entendessem que lhes fosse antagonista e pior produzir riquezas, roubar mesmo, com o fito de se aparelhar com armas,  como estratégia que alavancasse a causa que cingia à implantação da ditadura do proletariado no país.
A dialética era disseminar os conceitos de um novo viver sob a égide de um discurso revolucionário, onde a riqueza se concentraria no Estado para uma distribuição igualitária, eliminando ao máximo as diferenças de classes.
Em nome disso foi implantada a luta armada que muitas vítimas fez por seu lado e como revés, face ao insucesso, mais ainda em seus quadros.
Aos jovens pela idade que não vivenciaram este momento e àqueles que por motivos próprios ou da vida não se atentaram à política, o fazendo somente nestes últimos cinco anos pela massificação das notícias, via internet,  imprensa e redes sociais e assim se dispuseram a  sair nas ruas a protestar, é bom recordarmos.
O funeral da empatia se materializa no que vimos nesta última semana, pois da forma como foi realizado o protesto houve danos desnecessários, compatível com o pensar do quanto pior melhor. Hospitais parados, produtos perecíveis sendo jogado fora como leite e frangos mortos por falta de alimentação. Foi horrível de ver. Ao de forma imbecil - uma pedra atravessou o para briza e atingiu um motorista que  trabalhava que foi a óbito. Numa reunião social domingo uma anciã não se conformava, nem eu!!!
Que haja uma profunda discussão sobre mudanças entre os candidatos nas próximas eleições e se for o caso, que aborde a proposição da instalação de nova Constituinte, pois a constituição que aí está, exauriu. Também registrar que a generalização dos privilégios a começar dos políticos é incompatível com os tempos atuais!!! Haverá de ter novos rumos, sob a égide de valores atualizados. A Carta Cidadã caducou!!! Colocar-se no lugar do outro, uma atitude sábia que arrefece o individualismo do “levar vantagem em tudo”, matriz de toda ação corruptiva! Ressuscitemos a empatia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário