Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Relevância dos tribunais!

Número do partido político pelo qual foram candidatos  (“45” obras).

Que sejam responsabilizados todos que traiam os valores maiores do contrato social que impinge honestidade no trado da coisa pública!


Artigo publicado na íntegra no jornal " O Regional" de Catanduva em 30/11/15


Confesso que este título estava anotado no arquivo há alguns dias, coincidindo a prisão de um senador como mais um entre tantos atos decorrentes dos tribunais.  Há pouco tempo, tivemos a notícia da inegibilidade do prefeito, vice e do suplente de deputado estadual eleito por Catanduva, em razão de condenação em em segunda instância em processo cível por incidirem na prática de propaganda eleitoral ilegal na divulgação do número de obras em placas pela cidade, coincidente com o número do partido político pelo qual foram candidatos  (“45” obras).
A disponibilidade deste blog permitiu-me registrar opinião sobre fatos que entendo em descompasso com a razoabilidade, seja por excessos e também por ilegalidades praticadas na administração pública em todos os níveis.  Em “Cuidado com a Estatística”,  observo  várias publicações institucionais em placas espalhadas pela cidade e faço um arrazoado detalhado de minhas convicções.
Nesta semana tivemos a prisão de um Senador da República por atos que denotavam ânimo delitivo de obstar ações investigativas  dos responsáveis pela Operação Lava Jato. É um absurdo atrás do outro que se vê espalhado, país afora.
 O conhecimento dos aspectos que deflagraram a tomada da Bastilha, idealizados pelos iluministas desde: os políticos aos econômicos, e; toda a gama de escritos dos pensadores principalmente de  Russaou - Contrato Social e Montesquieu – O Espírito da Lei. Eles estruturaram o estado moderno, principalmente deram os fundamentos da tripartição dos poderes: executivo, legislativo e judiciário, deflagrando em 1789, a Revolução Francesa, início da era moderna.
O entendimento do que seja a exploração das castas dominantes nas condições registradas, influenciou-me. Tudo que elvolveu esta época foi reforçado pelos esclarecedores estudos acadêmicos, adquirindo maior força ainda o meu pensar que os citei sempre que fosse pertinente nas manifestações em processo.
Sobre a tripartição do poder, vê-se que  os fundamentos  das relações entre eles são nobilíssimos e de uma pureza que encanta e emociona. Ao contrário disso, constatamos no Brasil a deturpação de valores, com ressurgimento dos novos burgueses encastelados nos núcleos do poder, a mentir e explorar o povo, escandalosamente.
Que sejam responsabilizados todos que traiam os valores maiores do contrato social que impinge honestidade no trado da coisa pública! Que as pessoas ocupem as ruas por causas nobres sempre!
Salve a democracia idealizada por iluminados pensadores. Abaixo todos os  vis enganadores e exploradores do povo.  Aí de nós se não tivéssemos os tribunais!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário