Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 1 de novembro de 2015

A vida como ela é!

Soube um dia sobre a morte de Getúlio Vargas.

Por isso mesmo, todo sábado entregava no restaurante do Abreu uma cesta de ovos, quem recebia era a prima Zezé; às vezes se comercializava  frangos; matava um porco e assim ia a vida.

Nas terras dos Tostes, vivíamos sozinhos, o tio e primos estavam do outro lado do cafezal, bem distante. Nosso contato mais próximo era um sitiante.  Lembro-me das jabuticabeiras no seu quintal, uma delícia e de um terço quando filei um docinho, enquanto os adultos rezavam. Levei um pito à distância do pai e foi só. O casal nos recebia muito bem, fico devendo o nome.
Mas a vida continuava, além da queda já narrada, soube um dia sobre a morte de Getúlio Vargas. Dois senhores conversavam enquanto eu passava com o almoço –“hoje a escola está fechada, não há aula, o Presidente  morreu, a professora chorou”!  No plano pessoal, via o sacríficio de minha mãe para tirar água da cisterna que era muito funda e eu ainda não reunia força para ajudá-la que reclamava do esforço.
Ela estava gravida de meu  do irmão João, o 4º., que nasceu, acredito na cidade, não consigo precisar onde, caso fosse no casarão, lembraria, pois recordo do nascimento das duas irmãs nitidamente, uma antes e a outra depois dele.
As querelas paternas, patronais, com médico que queria saber como iria receber para tratar do caso de urgência do meu irmão com fratura exposta, sendo que de tudo lembro-me, vivamente. As dificuldades de quem vive praticamente sem dinheiro, são muitas. Por isso mesmo, todo sábado entregava no restaurante do Abreu uma cesta de ovos, quem recebia era a prima Zezé; às vezes se comercializava  frangos; matava um porco e assim ia a vida.
Neste período fizemos duas visitas a familiares:  uma na Fazenda Cachoeira e outra na Lage. Na primeira moravam meus tios Lázaro e Bem, na segunda meu avô e tios por parte de mãe. Minha avó Rita não conheci e de meu padrinho Jerominho ganhei uma leitoa que não resistiu a castração para a engorda. Sei que a distância da cidade a nossa casa era de 18km e as fazendass eram bem mais longe, locomoção em carroça, imagine quanto demorava.
Tempos outros de dificuldades por toda parte, daí  o título. Domingo dia do Senhor, registros às novas gerações de uma realidade que o título de  - "a vida como ela é". Alguns aspectos da realidade do momento porque nem tudo são flores. Eles atestam  o modos de vida da época às novas gerações. Que  sejamos contemplados com a Paz de Cristo. Uma boa semana a todos, sob a proteção de nosso Divino Mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário