Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 30 de janeiro de 2016

A cidade não deve retroceder!

Equívocos  às políticas adotadas, o Brasil de hoje está nesta situação.

Esporte é saúde, refrão quase centenário. Melhor ainda, custa bem menos do que  tratamento médico. 


A regressão é negativa em qualquer circunstância e não deve, se possível, ocorrer no caso das cidades. A propósito há pensamento afirmativo de que a roda social é como a do moinho d’água - ela para, mas não retrocede.
 No geral sim, entretanto como toda regra tem exceção, constatamos na história da humanidade episódios em que nações enveredaram por caminhos que lhe fizeram muito mal, face aos equívocos de seu líderes quanto às políticas adotadas, o Brasil de hoje está nesta situação.
Em conclusão, podemos ter decisões que prejudicam o caminhar da carruagem. Em Catanduva é possível afirmar que a epidemia da dengue no final de 2014/15 decorreu do desmonte do esquema preventivo existente que se tornou referência nacional tempos atrás, chamando atenção de autoridade federal que aqui esteve, em constatação pessoal.
As informações sobre a dispensa dos agentes correu solta, sem constetação convincente das autoridades, tanto é que em breve tempo, refeito o esquema, a cidade voltou ao normal, ainda bem.
Agora, a celeuma é sobre os parques que foram construídos, chamando atenção especial a área à entrada da cidade, próximo à rodoviária.
Não tenho procuração de ninguém e tampouco interesse de denegrir quem quer que seja, porém entre tantas ações positivas ocorridas em gestões passadas, a implantação das áreas de lazer nos bairros que os tornaram em verdadeiros templos a céu aberto, panteões da Educação Física ao ar livre, não pode retroceder.
O bem estar psicofísico não tem preço, promove a saúde e a felicidade das pessoas. Ele está ao nosso dispor nas pequenas coisas que nos agradam, no dia a dia. Se o leitor visse o ar de contentamnto dos dois anciãos que fotografei, a ulilizar os equipamentos da praça do aeroporto, há uns seis anos. Eles nem mesmo se conheciam, porém coincidiu de estarem bem vestidos cada um em seu aparelho, praticando ginástica em plena manhã, um casal perfeito. Isto vi por toda cidade, em cada canto, próximo da residência das pessoas.
Nesta última quinta feira, fiz meu condicionamento físico na área de lazer do Parque Glória, ali em que pese a precária conservação, constatei: senhoras contando causos, marido e mulher praticando exercícios; duas jovens desenvolvendo uma série deles, crianças no campo e o mais bucólico -  um senhor com seu neto, ainda criança; uma bola, em longa e íntima prosa.
Vez ou outra, frequento a área do Tarraf. Lá, já contei 90 pessoas caminhando simultaneamente no fim de tarde, em conversas descontraídas, coisas de vizinhos e amigos. Não sei porque faltou verba para a inscrição nos últimos jogos regionais.  As últimas notícias não são boas para  Catanduva  neste aspecto.  Esporte é saúde, refrão quase centenário. Melhor ainda, custa bem menos do que  tratamento médico. Pense nisso leitor!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário