Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 23 de janeiro de 2016

Uma proposta intrigante!


A caminho de casa, meu  tio tentava convencê-lo,  era boa a proposta.


Neste texto uma síntese do perfil de muito descortino e   sagacidade no agir do meu pai, uma referência forte na minha vida. Lá estávamos nós trabalhando na terra de invernada à tarde, nas covas que logo receberiam as mudas de café.
Mais acima, a uns trezentos metros, os irmãos fazendeiros, numa longa prosa com meu tio. O meu velho  impaciente queria saber o que tanto conversavam, até que se dirigiram a ele.
A abordagem pelo mais baixinho e falante também, foi de um convencimento total do meu tio, pois a proposta era excelente para ambos. Ele afirmou - vamos antecipar o recebimento do café da terra de mato e vocês não terão nenhuma  responsabilidade com ele. O velho pensou, pensou e retrucou: vim para sua fazenda esperançoso de voltar com algum dinheiro para começar minha vida. Perdi, neste ano, uma colheita de arroz naquela terra que seria a minha salvação, nesta da invernada não farei boa colheita, se não plantar na de mato, adeus esperança, preciso pensar. Conversa vai, conversa vem, não houve acordo.
A caminho de casa, meu  tio tentava convencê-lo de que era boa a proposta. Havia dívida alta na fazenda e meu pai não se deu por satisfeito. Passado uns dias, como combinado ele disse a minha mãe: vou a Ribeirão Preto, se passar dois dias, liga para meu irmão e veja o que aconteceu. Não volto sem decidir este assunto.
Encontrou o mesmo fazendeiro com quem negociara, agora no açougue e ali mesmo começaram uma conversa de convencimento recíproco, quando foi dito – trato vocês como filhos e lhe foi respondido, trata mesmo –  dos meus cinco filhos é o primeiro que precisei  comprar uma cabrita porque seu administrador cortou o leite. O patrão o abraçou e o levou para o escritório de onde saiu com as dívidas quitadas. Trouxe bola e roupas para nós e uma caderneta de poupança, cuja quantia nunca soube. Ao meu tio, as mesmas condições de perdão das dívidas e mais dinheiro, proporcional a empreitada dele que era maior.
O café da terra de mato estava viçoso, as mudas altas. A plantação do arroz seria altamente prejudicial ao seu desenvolvimento, daí a proposta intrigante. Ela foi aceita em condições justas a ambas as   partes.
Defender  pessoas, defender a si mesmo, um ato de coragem e desprendimento que só eleva o homem. Domingo dia do Senhor, histórias da vida, reflexões a partir de fatos. Que sejamos merecedores da Paz de Cristo, num viver justo e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário