Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 11 de março de 2016

Estatísticas mal interpretadas


Há que se ter “Cuidado com as Estatísticas”

Evidente que nas vicinais haja uma incidência maior de mortes, o que não ocorre na Capital do Estado, lá só há trânsito urbano.


Há dois anos uma das placas, dentre tantas com mensagens dúbias, outras vezes desnecessárias mesmo, informava  que o trânsito de Catanduva "mata três vezes mais que o de São Paulo". Agora o jornal publicou que o índice melhorou - são  duas mortes.
É louvável que as estatísticas sirvam de referência para a priorização de investimentos, portanto a notícia de que nossa cidade, São José do Rio Preto e Fernandópolis estão entre as quinze que foram agraciadas com verba é positiva. Como já escrevi, há que se ter “Cuidado com as Estatísticas”. Elas tanto podem ser manipuladas como interpretadas equivocadamente.
Surpreendente que a cidade de Catanduva tenha mais mortes que São Paulo; ocorre que, ao indagar se estavam envolvidas nos dados as mortes da área rural, foi-me respondido de forma afirmativa.
Evidente que nas vicinais haja uma incidência maior de mortes, o que não ocorre na Capital do Estado - lá só há trânsito urbano, onde os radares estão por todos os  lados, faz muito tempo. O mapa do GPS chega a ficar negro de tanto pontinho deles, o fluxo também é lento diariamente e há agentes de trânsito e batalhões especializados.
Não dá para comparar as vicinais sem fiscalizações, sinuosas e mal conservadas com o trânsito urbano. Desafio, seja comparado o número de mortes na parte urbana de nossa cidade  e se conclua que aqui tenha mais do que São Paulo. Consequentemente a verba deveria ser destinada para as vicinais, como é o caso da novela do trevo em frente ao Clube de Campo que também dá acesso para a Fafica.
Bom que a cidade tenha sido contemplada com a verba, mas até quando irão as mortes nas vicinais, como as cinco ocorridas num só local entre Catanduva e Novais? Neste episódio ficou evidenciado na entrevista de um familiar das vítimas que houve descaso dos responsáveis pelo tráfego quanto a precária sinalização da via.
A concluir que enquanto as autoridades não forem responsabilizadas pela incúria e omissão, nada mudará. Este caso das mortes na vicinal Catanduva a Novais é o típico exemplo, mostrado inclusive por reportagem jornalística que foi jogada terra na rodovia próximo do local, depois de acontecido o acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário