Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 31 de março de 2016

Novas Termas de Ibirá!

As distâncias entre municípios e precariedade dos meios, uma barreira.

Um adolescente que morrera por ingestão de éter e possivelmente outras drogas - num segundo fato prendemos delinquente que arrebatara a arma de um Policial Militar e a recuperamos.

Em fevereiro de 1980 assumi com esperança de realizar um bom trabalho o comando da 2ª. Companhia de Policiamento de José Bonifácio, apesar da interinidade, pois era 1º. Tenente e o cargo de Capitão. Ocorreu que passados uns três meses, sentindo que dificilmente viria titular, desfiz-me de qualquer receio para abraçar as responsabilidades com o ânimo de que efetivo fosse.
As distâncias entre municípios e a precariedade dos meios uma barreira, entretanto, nas comunidades pequenas havia uma viatura da polícia civil, muitas vezes utilizada mesmo, pelos militares e assim caminhávamos.
Pelo comandante as 17 cidades eram inspecionadas a cada três meses, havendo uma reunião mensal de comandantes ou duas excepcionalmente, entremeadas pelo estafeta semanal. Com um efetivo de cento e trinta PM, me sentia confortável e concentrado em bem representar a Polícia Militar. Relacionava-me com três comarcas e de 9 a 12 delegados, em toda área.
A maior distância era de Nova Luzitânia a Ibirá, 170 Km, e a mais de 100 de José Bonifácio, a primeira. Todas as inspeções, aos cinco municípios do dia, resultava em mais de 200 quilômetros. Num jipe e lá íamos nós sentir o cheiro da terra e comer poeira mesmo. A gola da camisa era pura terra, mas me senti realizado profissionalmente em liderar a região.
Destaquei Ibirá, através das Termas, por ser o município que mais atenção exigia em razão das atividades: turísticas, carnaval e constantes bailes no Campestre Clube e Nosso Clube, requerendo reforços do policiamento, onde acontecia as principais ocorrências.
Voltei a comandar Ibirá, por Catanduva, de 1986/88, agora como Capitão, de forma que são cinco anos me relacionando com esta comunidade e várias ocorrências. A principal e que me marcou foi num carnaval, em que no Campestre deparei-me com um adolescente que morrera por ingestão de éter e possivelmente outras drogas. Ele havia sido apreendido num ônibus e entregue na Delegacia de Ibirá, porém por inexistir condições da apreensão foi solto. Num segundo fato,  já em Catanduva, prendemos delinquente que arrebatara a arma de um Policial Militar e  a recuperamos, com a minha participação pessoal na prisão.
Nos últimos anos, valho-me da água das Termas e vez ou outra frequento o balneário, tendo acompanhado toda celeuma da privatização e não saber o porquê da vicinal ficar tanto tempo abandonada. Desde que ela foi reformada, voltei a frequentar o espaço e desta última vez constatei a reforma da sauna e outras iniciativas ali, as quais reconheço como adequadas e que vai melhorar muito aquela  aprazível estância.
Uma notícia boa, entre tantos fatos maléficos da política nacional. Cultuemos a esperança. Salve as Novas Termas de Ibirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário