Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 2 de março de 2016

Finalmente, o PSDB em prévias!

Aécio, Serra e Alckmin queriam a candidatura.

Ora, qual é o meio mais democrático de se decidir sobre quem será o candidato, pelo voto dos quadros do partido, entretanto não adotaram as prévias.


Da política não sou mero espectador. Filiado por dez anos em três partidos diferentes, tenho juízo próprio do meio e lamento que tenhamos chegado ao estágio de anomia constatado.
Sobre o tema tenho a dizer que pelo menos três erros capitais identifico na condução da política nacional – a adoção da reeleição, a não deflagração do impeachment em 2005 e a proliferação dos partidos políticos.
São temas complexos que vez ou outra já teci pinceladas, mas neste escrito refiro-me às prévias no PSDB. Avesso a elas, apesar de ter quadros valorosos, principalmente para o cargo máximo da nação, acompanhei o imbróglio do período da pré-candidatura na eleição de 2006.
Aécio, Serra e Alckmin queriam a candidatura. Eles, ciceroneado por Fernando Henrique estiveram em alguns restaurantes de São Paulo, em longas reuniões e prévias nada. Ora, qual é o meio mais democrático de se decidir sobre quem será o candidato, pelo voto dos quadros do partido, entretanto não adotaram as prévias. Enquanto isso a imprensa divulgava as idas e vindas nos restaurantes,
um hábito burguês de discutir à mesa sobre negócios e decisões importantes, mas se tratando de eleições, os mínimos detalhes contam para o eleitor, principalmente para a profissional claque oposicionista petista que em 2002 promoveram prévias entre Lula e Suplicy apenas para atiçar as bases.
 Então com as reuniões à mesa, ofereceram um prato cheio para se configurar a imagem elitista e burguesa da sigla, com o que o povão concorda.
Lá se foram as esperanças apesar da larga folha de serviço do Ex-Ministro da Saúde Serra que deu bis nas derrotas do partido para o Metalúrgico. É apenas um detalhe, mas que julgo importante naquela eleição.
Agora, a experiência das prévias não foi de todo feliz, pois apesar de restrita a Capital, mesmo assim houve quebra-quebra em seções de votação.  A prática sempre será válida, pois vejo que a votação dos quadros do partido estimula o aprendizado democrático e formará gerações diferentes, às retrógadas de hoje.
Estamos mesmo a espera do impeachment da Presidenta, mas se ele não vier é melhor que os quadros do partido estejam estimulados pelo exercício das prévias para a escolha daquele que será o candidato na próxima eleição.
Prévias no PSDB ao nível nacional. Antes tarde do que nunca. Sim, ao exercício democrático em todas as instâncias do partido Brasil afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário