Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A disciplina inerente ao esportista!


Quanto às regras do jogo o veio reformista não alcançou sucesso.

Outros esportes como o atletismo, a natação, a ginástica, o judô, todos, enfim são benéficos, com os mesmos efeitos. 

A constatação da tendência à anomia na sociedade brasileira, que aflora nos casos presentes dos presídios e corrupção desenfreada na administração pública, contrasta com a inerente ao esportista. Infelizmente a cúpula administrativa destoou, conforme se detectou ultimamente na corrupção da administração da Fifa e doping  em inúmeros atletas russos. Mesmo assim, nos dois casos há medidas saneadoras como a prisão e deposição de dirigentes e exclusão da última Olimpíada de todo atleta envolvido, o que tem sido uma rotina no meio, com devolução das medalhas, mesmo em casos remotos.
Fiquemos com o futebol, nas quatro linhas para não nos dispersarmos com perda do foco, pois os torcedores padecem da influência negativa da  degradação do meio, mesmo assim houve o Código do Torcedor, que atribuiu punição ao clube em face do comportamento deles que muito ajuda na contenção dos excessos, mas ainda há muito o que se fazer.
Quanto às regras do jogo o veio reformista não alcançou sucesso: as dimensões do campo, o número de jogadores e elas são as mesmas dezessete. Umas pequenas modificações para melhor. Quanto ao árbitro, idem, sua autoridade foi reforçada com os cartões amarelos, extensão da ação dos fiscais de linha no auxílio das decisões e por aí segue.
Melhor do que isso, muitas das penas são automáticas e os julgamentos são céleres. Resultado: há futebol no mundo todo, movimenta bilhões, é visível numa integração fantástica em todos com raras notícias negativas. Muitos criticam a imutabilidade das regras, mas rendo minhas homenagens a ela.
Aprendi nos bancos da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo sobre a objetividade dos hábitos e práticas esportivas e seus benefícios ao atleta em sua vida integral e comungo com o conceito. Outros esportes como o atletismo, a natação, a ginástica, o judô, todos, enfim são benéficos, com os mesmos efeitos.  Às crianças, um veículo importantíssimo de sociabilidade, como a música e as artes.
Voltando ao futebol, a dinâmica de jogo evoluiu de forma a deixá-lo mais prazeroso ao espectador, seja ao vivo ou televisionado. A "regra dos três pontos" como valorização da vitória, a inserção do cartão amarelo e apoio a autoridade do árbitro, basilares na melhora. A evolução da preparação física deu maior capacidade de movimentação aos atletas de forma que  os avanços sustentam a hegemonia deste esporte de todos os povos.
Hoje, decide-se a Copa São Paulo, que envolveu mais de 100 equipes de jovens atletas de todo Brasil. Foi detectada irregularidade na idade de um deles por exceder o limite, não houve dúvida - a sua equipe foi eliminada da decisão, apesar da vitória, sendo a disputa da primeira colocação com a equipe perdedora. Decisão esta proferida em vinte e quatro horas.
Confirmo o que aprendi nos bancos escolares e desfrutei deste aprendizado, incentivando o esporte aos meus comandados e a sociabilização de suas famílias através eventos festivos em associações, fator de facilitação do engajamento nos misteres da profissão.

Abro um parêntese nesta postagem por um contentamento particularmente especial. Hoje, os meninos do Fantasma da Mogina, o Batatais Futebol Clube,   adentrarão  no portentoso Pacaembu para enfrentar o Esporte Clube Corinthians, o Time do Coração. Desde já os parabéns aos conterrâneos. Uma ótima surpresa esta. Que vença o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário